Michael Jackson Forever
Olá MJFan. Seja Bem-vindo ao Fórum Forever Michael. Agradecemos a sua visita e pedimos que se registre para ter acesso a todo conteúdo do nosso Fórum.
Ao Registrar-se você também poderá participar enviando seus comentários e novos posts.
O registro é rápido e fácil.

Qualquer dúvida entre em contato.


At: Adm: Forever Michael!
Michael Jackson Forever
Olá MJFan. Seja Bem-vindo ao Fórum Forever Michael. Agradecemos a sua visita e pedimos que se registre para ter acesso a todo conteúdo do nosso Fórum.
Ao Registrar-se você também poderá participar enviando seus comentários e novos posts.
O registro é rápido e fácil.

Qualquer dúvida entre em contato.


At: Adm: Forever Michael!
Michael Jackson Forever
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Michael Jackson Forever


 
InícioPortalGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe|

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo
AutorMensagem
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 12:05 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 9


ARTE MJ: LEVANDO-NOS MAIS ALTO

Escrito por: Willa e Joie

Joie: Há algumas semanas, Willa e eu, falávamos sobre o uso repetido de Michael de uma audiência na tela, em muitos de seus curtas-metragens. E durante essa conversa, falamos muito sobre o desempenho dos vídeos - os vídeos que retratam um "encenado" concerto - e como eles produzem uma sensação diferente sobre eles do que simplesmente assistindo ao vídeo do concerto real.
Bem, a partir dessa discussão, eu não tenho sido capaz de tirar Give In to Me da minha cabeça. Comecei a observá-lo repetidas vezes logo depois que postamos a Parte 1 da conversa da audiência na tela e o que percebi é que há muitas coisas interessantes acontecendo em ambos, no vídeo e na canção.

Tenho ouvido muitas vezes "Give in to Me", descrito como uma canção de amor e isso sempre me intrigou porque, em minha opinião, nada poderia estar mais longe da verdade aqui. Para mim, essa não é uma canção sobre o amor, é uma canção sobre a luxúria.
E está realmente muito cru e franco em suas letras. No primeiro verso, ele diz ao objeto de seu desejo, "Não tente me entender / Simplesmente faça as coisas que eu digo." Então, na segunda estrofe, ele lhe diz: "Não tente me entender / porque suas palavras não são suficientes."

Acredito que há algo muito mais profundo acontecendo aqui, e vamos chegar a isso em um minuto. Porém, na superfície, acredito que ele está falando muito sobre as emoções básicas: desejo sexual, luxúria, satisfação física. Ele está dizendo que não deseja se conectar a ela em qualquer nível emocional. "Não tente me entender", ele canta repetidamente. Então ele passa a dizer o seguinte:

O amor é um sentimento
Sacie meu desejo
Dê-me quando eu quiser
Leve-me mais alto
O amor é uma mulher
Eu não quero ouvi-lo
Se entregue a mim
Se entregue a mim

Toda vez que ouço essa música, fico impressionada com essa linha, "Eu não quero ouvi-lo." Ele repete várias vezes ao longo da canção. É como se ele estivesse dizendo que ele não quer falar nada, ele apenas quer fazer sexo.

Willa: Concordo, especialmente quando ele segue com a linha, "Diga-o ao pregador."
É como se ele estivesse dizendo, guarde a conversa romântica para alguém que se importa, porque eu não. Ele só quer que ela "sacie seu desejo" e fique calada sobre isso.
Um pregador pode importar-se sobre o amor e compromisso, mas "eu não quero ouvi-lo."

Joie: É tal um insensível, frio, sem sentimentos para dizer, e esses são atributos que não costumamos associar a Michael Jackson, mas, ele está lá. Se ele próprio já sentiu desta maneira, nunca saberemos – E é totalmente, de qualquer modo, nada da nossa conta. Porém, ele escreveu uma canção sobre isso e representou muito convincentemente. A frustração e tensão sexual em sua entrega vocal são palpável e combinado com o ritmo ardente da música, isso cria uma canção muito sensual.

Willa: Sabe, tudo o que você disse é tão interessante, Joie, porque por um lado, eu sei exatamente o que você está dizendo. “Existem algumas linhas nesta canção que, se alguém que me importo, me dissesse, acharia muito difícil de aceitar – linhas como:”. Não tente me entender / Simplesmente faça as coisas que digo" Frases que eu posso entender por que você se concentrou, porque realmente salta em mim também. Nenhuma mulher que eu conheço iria tolerar algo assim. E, enquanto nós precisamos ter em mente que estas são as palavras de um personagem que Michael Jackson está retratando na música e não necessariamente aos seus próprios pensamentos e sentimentos, ainda é um choque, porque elas parecem contradizer completamente tudo o que ele era.

Joie: Exatamente!

Willa: Mas eu tendo a interpretar isso de uma maneira diferente. Concordo que "Give in to Me" é uma canção sobre a paixão - e a paixão sexual é definitivamente parte disso, como podemos ver nas imagens sensuais no vídeo. Mas é também uma canção sobre a paixão artística. Como já falamos muitas vezes, Michael Jackson, frequentemente, representava a sua relação com seu público como um caso de amor.
Vemos uma relação de casal ao longo de sua obra: em Dirty Diana, Remember the Time, Who Is It, Blood on the Dance Floor, You Rock My World e One More Chance, só para citar algumas. E eu vejo que é a mesma relação paralela aqui. Na verdade, é muito explícita - afinal, ele não está com uma mulher nas imagens para este vídeo. Ele está no palco, cantando para a plateia. Mas ele mantém a montagem de algumas cenas bastante sensual, por isso parece-me que ele está muito deliberadamente justapondo as cenas de casais em uma paixão sexual com ele no palco numa paixão criativa.

Joie: Concordo, é muito deliberada, não é? E esse é o "algo mais profundo" que me referi anteriormente.

Willa: Eu também penso assim - como acontece com boa parte de seu trabalho, você pode intuitivamente sentir "algo mais profundo", mesmo antes de cavar para ver o que é esse algo. E se olharmos para aquelas linhas problemáticas dessa forma - como um artista falando com seu público - elas fazem muito mais sentido. Quando ele diz: "Não tente me entender" e "Se entregue a mim", significa que devemos parar de especular sobre sua vida amorosa, suas jiboias, seus manequins e assim por diante, e parar de tentar psicanalisar seu relacionamento com seu pai, sua mãe e seus irmãos - em outras palavras, devemos parar de olhar sua vida pessoal e parar de tentar compreendê-lo dessa forma - e em vez disso, devemos simplesmente "entregar-se" a ele como um artista, e nos deixarmos ser arrastados pela força da sua arte. Porém, como de costume com seu trabalho, não vejo isso como uma situação ou outra, ou seja, eu não acho que temos de escolher uma interpretação sobre outra. Em vez disso, vejo isso funcionando nos dois sentidos. Para mim, esta é uma canção sobre a paixão sexual e paixão criativa e explora ambas ao mesmo tempo.

Joie: Willa, eu concordo totalmente com você, embora eu não goste de usar as palavras "paixão sexual." Para mim, isso implica um relacionamento amoroso que está em existência aqui, mas, isso não é claramente o caso. Mas por falta de melhores palavras ou frase a ser utilizada, acho que estamos falando a mesma coisa aqui. Básica luxúria -
Sem compromisso com gratificação. Quanto à relação entre o artista e seu público - Acho que temos que olhar qual o segmento da sua audiência que ele está realmente falando aqui. É evidente que ele não está direcionando-se aqueles que já estavam do seu lado senão, ele estaria expressando sentimentos de amor. Acho que esta é mais uma daquelas músicas onde sua audiência pretendida é para todos que estão dando o sofrimento sobre seu estilo de vida excêntrico. Todas aquelas pessoas que estão tão ocupadas especulando sobre os rumores em sua vida privada e que não mais conseguem apreciar a música. Eles estão muito ocupados tentando psicanalisá-lo, como você disse.
Mas você sabe, Willa, apesar de eu ver esta principalmente como uma canção sobre a luxúria, vejo também outra coisa muito interessante acontecendo na música em si, que o curta-metragem é uma espécie de ecos. No segundo verso diz,

Você sempre soube apenas como me fazer chorar
E nunca lhe perguntei o porquê
Parece que você ganha com seus chutes, desde que, ferindo-me.

Então, na ponte da música, ele continua a dizer.

Você e seus amigos
Estavam rindo de mim na cidade
Mas está tudo bem
E está tudo bem
Você não estará rindo, garota.
Quando eu não estiver por perto
Vou ficar bem
E eu ... Vou encontrar
Preciso... Alguma paz de espírito, oh.

Assim, mesmo que por um lado, ele diz que não quer nenhum envolvimento emocional com essa mulher, na respiração seguinte ele está expressando seus sentimentos de mágoa sobre a maneira como ela o trata. E vemos isso no vídeo também. Na superfície, é apenas um vídeo-desempenho simples, mas existem algumas coisas interessantes acontecendo em segundo plano o que realmente chama minha atenção. Intercaladas com o "concerto" estão essas cenas realmente sensuais de vários casais se beijando e tocando um ao outro. Então, de repente um dos casais está no meio de uma discussão acalorada. O homem está muito chateado com a namorada e nós - o público fora da tela - podemos realmente sentir sua frustração. Há cenas de pessoas rindo – presumivelmente, dele - como eles sussurram e encaram. Ele se enfurece e começa a atirar coisas ao redor.

Willa, continuo a ver esta canção / vídeo com esta interpretação dupla em mente, essas linhas no segundo verso e na ponte da canção faz então muito sentido se ele está falando a esse segmento da sua audiência que mencionei anteriormente.

Willa: Oh, eu concordo, Joie. Você consegue imaginar colocando o seu coração e alma em um álbum, e depois ter críticos irritantes zombando de você por seus esforços? Basta imaginar o que sentiria. E isso é exatamente o que eu penso cada vez que ouço essa linha, "Você e seus amigos / estavam rindo de mim na cidade." Ele era um visionário: ele conhecia o valor de seu trabalho, ele sabia que estava à frente de seu tempo, e ele sabia que os críticos estavam errados. Mas, ainda assim, teve que ferroar - que trabalhar tão duro em algo e ter que ser tão terrivelmente incompreendido e subestimado. Mas ele também era muito bem informado sobre a história da arte e ele sabia que os críticos apreciariam seu trabalho algum dia. E isso é o que eu penso quando ouço as linhas, "Você não estará rindo, garota / Quando eu não estiver por perto." E isso provou ser verdadeiro. Podemos vê-lo acontecendo já. Agora que ele se foi, muitas pessoas estão descobrindo ou redescobrindo seu trabalho e começando a perceber o quão incrível e importante ele é.

Joie: Isso é tão verdadeiro! E não é incrível? Por que é que nunca apreciamos as boas coisas até que elas se vão e é tarde demais? Isso me faz pensar em algo que minha avó costumava dizer. Ela sempre dizia: “Dá-me as flores enquanto ainda estou aqui para apreciá-las.” E quando eu era jovem, eu não entendia isso. Mas agora que estou mais velha e perdi algumas pessoas que significavam muito para mim - ela inclusive -Entendo isso completamente. O que é a natureza humana que nos faz ter tanto para conceder? Mas voltando ao que você estava dizendo sobre colocar o seu coração e alma em um álbum somente para ter críticos zombando de seus esforços ... não, eu não posso sequer começar a imaginar como que deve se sentir. Quero dizer, eu acho que deve ser um ato enorme de coragem para se dedicar à sua arte – para trabalhar sobre ela e derramar a sua alma nela, como você disse - e, então, ser realmente corajoso o bastante para compartilhar com o mundo. Apenas escrever este blog com você foi um passo tão importante fora da minha zona de conforto, Willa. E você se lembra como eu estava
nervosa sobre isso!

Willa: Oh, eu também!

Joie: Não consigo imaginar fazer qualquer coisa na escala em que Michael a fazia.
Esse homem somente me surpreende cada vez que penso sobre sua vida e tudo o que ele realizou. Ele só confunde a minha mente.

Willa: Concordo, e acho que em Give in to Me, ele está lidando tanto com alegria como com a dor - de criar a arte que é testemunhado por milhões de pessoas que podem ou não compreendê-lo - ligando-o com toda a intensidade as emoções sentidas que cercam o desejo sexual. Mas eu não acho que isso é apenas uma metáfora para ele. Acho que ele realmente fez ver uma conexão entre a paixão artística e a paixão sexual. Em uma entrevista maravilhosa de 1982 com Gerri Hirshey, ele disse a ela:
"Estar no palco é mágico. Não há nada como ele. Você sente a energia de todo mundo que está lá fora. Você sente isso em todo o corpo. Quando as luzes batem em você, está tudo acabado, eu juro que é. "

Hirshey observa que, como ele fala: "Ele está sorrindo agora, sentado, tentando explicar a ausência de peso à terra vinculado." Sua mãe disse a Hirshey que jejuou e dançou durante horas todos os domingos ", um ritual semanal que deixava seu filho definido, suando, rindo e chorando.” Hirshey continua a escrever,

"É também um ritual muito parecido com as performances de Michael.... Não há nada experimental em seus giros no solo. Ele recobre sua estrutura longa e magra em patinador de rotação, sem benefício do gelo ou patins. Auxiliado pelo processo de queimar e piscar do corpo prateado, ele parece alterar a estrutura molecular à vontade, todos os ângulos do robô em um segundo e ondulantes curvas seguem.
Tão certo é o corpo que seus olhos estão frequentemente fechados, o rosto
virado para cima, para algum meditar invisível. O peito arfa. Ele ofega, esmurra e grita.
Ele tem sido conhecido por saltar do palco e subir o cordame. Em casa, no seu quarto, ele dança até cair.”

Em outra entrevista, ele falou sobre , quando ele está no palco e as luzes o atingem, ele só se sente elétrico – como se a eletricidade estivesse brincando com sua pele - e que é representado visualmente em Give in to Me. Especialmente perto do fim, vemos listras azuis das corridas de eletricidade através da superfície de seu corpo. É realmente erótica, a maneira como ele descreve a experiência de estar no palco, e eu acho que em Give in to Me, ele está tentando compartilhar esse sentimento com aqueles de nós que nunca executamos - como Hirshey colocou tão bem, ele está "tentando explicar leveza à terra vinculada ".

Joie: O que ele está tentando descrever em entrevista é a sensação de êxtase.

Willa: Exatamente. Ele está tentando expressar um sentimento inexplicável para aqueles de nós que nunca experimentamos. Vejo algo muito semelhante no início do infame documentário de Martin Bashir. Conheço muitas de pessoas que são moralmente contra de assistir ao documentário Bashir, e eu posso entender isso, mas se você quiser ver a parte da introdução, aqui está.



Cerca de 30 segundos há a referência à música "clássica" que Utravioletrae mencionou em um comentário intrigante na semana passada. Cerca de 3 minutos em que ele tenta explicar seu processo criativo para Bashir, que é ao mesmo tempo fascinante e frustrante. E então, cerca de onze minutos em que ele diz a Bashir: "Amo subir em árvores. Acho que é a minha coisa favorita. Guerra de balões de água e subir em árvores. Acho que essas duas são minhas favoritas.” Bashir imediatamente, faz sensacionalismo, é claro, dizendo:" Você não prefere fazer amor?" Michael Jackson apenas olha-o com aquele sorriso indulgente e muito pacientemente o explica que ele está falando sobre hobbies, não paixões. Como ele diz, subir em árvores é uma de suas coisas favoritas”, como minha diversão, passatempo. Não posso compará-lo a execução. Outras pessoas gostam de jogar futebol ou basquete. Eu gosto de subir em árvores. "

O que chama a minha atenção nesta conversa é que, para Bashir, a expressão máxima da paixão é “fazer amor”. Porém Michael conhece uma paixão que vai ainda além de "fazer amor." - A agonia e o êxtase de paixão criativa. É um tipo de paixão que Bashir jamais conhecerá, ele não compreende isto, e assim, ridicularizou-o. Mas eu olho para aquela cena e penso, wow, Michael Jackson experimentou intensas emoções que a maioria de nós não pode mesmo imaginar.

Joie: E você provavelmente está muito certo sobre isso, Willa. Ele experimentou coisas em sua vida – ambos, os altos e baixos - que a maioria de nós nunca será capaz de começar a compreender. E mais uma vez, ele só confunde a minha mente quando sento e penso sobre os acontecimentos de sua vida e sua incrível carreira.

E, é muito interessante - e também muito revelador - que, obviamente, equivale a fazer amor com desempenho. "Eu não posso compará-lo a execução", diz ele. Bashir está falando sobre sexo e, na mente de Michael, "fazer amor" equivale estar no palco. Para ele, essa é a única coisa que pode rivalizar com todas e intensas emoções vividas quando alcança uma paixão sexual. Isso é fascinante!

Mas voltando ao vídeo por um minuto, tenho a dizer que este sempre foi um dos meus favoritos curtas metragens. Eu amo quão escuro e intenso que se sente, e eu adoro todo o "concerto" criado e ver Michael interagir tanto com os fãs no meio da multidão e com os outros músicos no palco com ele. Você sabe, Michael mesmo disse que este vídeo foi todo filmado cerca de apenas duas horas, o que me choca. Quando ele estreou em sua famosa entrevista com Oprah, isso é que disseram sobre ele:

Oprah: Sexy.

Michael: Sim.

Oprah: Então, queremos saber como se começa em um pedaço de papel ... saciar meu desejo... e em que se transforma.

Michael: Bem, "Give In To Me", eu desejava escrever outra canção, você sabe, que foi um tanto excitante e divertido, e tinha uma margem de rock nisso. Sabe, como quando fiz "Beat It" e "Black or White". E Slash, que é um querido amigo meu... Eu o desejei para tocar guitarra [nela]. Reunimo-nos e fomos para a Alemanha e gravamos essa coisa em apenas duas horas. Tivemos pouco tempo para gravá-la. Queríamos que fosse excitante e fantástico aos fãs, sabe, como se fosse um concerto de rock e é assim que termina, nesse resultado.

Ele faz tudo soar tão natural, não é? Como, 'Oh qualquer um pode fazer isso! “Eu só me racho cada vez que leio isso”.

Willa: Ele realmente faz, embora quase sempre atenuasse as coisas em entrevistas, assim está completamente em seu caráter para dizer isso. Mas, mesmo assim, foi apenas o filme do concerto que eles conseguiram gravar em duas horas - e como você salientou anteriormente, há muito mais acontecendo neste vídeo do que apenas filmagens do show. Há todas aquelas fumegantes cenas, e então o modo como ele justapõe é tão interessante.

Joie: O vídeo foi dirigido por Andy Moharan e características não apenas de Slash, que na época ainda estava com N grupo de rock Guns 'Roses, mas também Gilby GNR Clarke que fez uma aparência não mencionada, bem como Teddy Andreadis, que era tecladista da turnê da GNR na época.

Portanto, as cenas do concerto realmente tem uma sensação de autenticidade para eles com todo o talento no palco e a excitação dos fãs gritando na multidão.

Willa: É verdade, ele faz, e essa intensa excitação é realmente importante para este vídeo, tanto experimentalmente e tematicamente. Ele quer que sintamos o que ele sente. Ele quer que experimentemos a intensidade da paixão artística que ele sente no palco, e ele cria essa intensidade no meio da multidão gritando, e as cenas sensuais de casais em uma paixão sexual, e os choques dos raios que jogam através da sua pele e sua voz incrível, e o modo como seu corpo se move, e, uau - eu posso entender porque este é um dos seus vídeos favoritos, Joie! Acho que preciso beber água – água gelada.

Joie: Mmm, está ficando quente aqui, não é?

Willa: É realmente! Mas eu quero voltar a essas cenas sensuais que você estava descrevendo anteriormente, Joie, e como esse casal está brigando. Eu nunca tinha realmente notado aquilo até que você mencionou e, em seguida, descreveu em detalhes, mas eu voltei e olhei, e você está certa, essas cenas são tão interessantes, especialmente a forma como ele ecoa no palco o que eles estão fazendo fora do palco.

No início, o rapaz está murmurando palavras tranquilizadoras para a sua namorada, tentando acalmar as coisas, enquanto Michael Jackson canta suavemente ao microfone:

Ela sempre o leva com um coração de pedra
Porque tudo o que ela faz é lança-lo de volta a mim
Passei a vida inteira procurando por alguém
Não tente me entender
Basta simplesmente fazer as coisas que digo

Então, quando a mulher dá um tapa no rosto do homem e começa a discutir com ele, a voz de Michael Jackson torna-se muito mais alta e mais áspera quando ele canta o refrão:

O amor é um sentimento
Dê-me quando eu quiser
Porque eu estou em chamas
Sacie meu desejo
Dê-me quando eu quiser
Fale comigo, mulher
Entregue-se a mim
Entregue-se a mim

Francamente, se alguém falasse comigo assim, me sentiria realmente ferida e talvez eu quisesse dar um tapa em seu rosto também. Eu na verdade nunca estapeei alguém antes, mas eu simplesmente poderia, se agissem assim! E em seguida, quando o homem esfrega o seu rosto estapeado, a voz de Michael Jackson, abranda e ele começa calmamente cantar o segundo verso, que você citou anteriormente:

Você sempre soube apenas como me fazer chorar
E nunca lhe perguntei o porquê
Parece que você ganha com seus chutes, desde que, me machucando.
Não tente me entender
Porque suas palavras não são suficientes

Então, ele está nos dizendo que isso não é apenas uma discussão exclusiva, mas um problema permanente - como ele canta: "Você sempre soube apenas, como me fazer chorar." E quando ele canta este verso, vemos o casal tentando para reconciliar, mas há uma grade de ferro entre eles. Há uma barreira que não conseguem atravessar, embora a agarrem e sacudam-na. Eles podem falar por ela, mas suas "palavras não são suficientes." Finalmente, o homem cambaleia para longe em frustração, apoia-se na grade, chuta-a. Nesse momento ele emudece - não há mais nada a dizer - e assim é Michael Jackson. A guitarra elétrica segue em um furioso solo, enquanto ele permanece em completo silêncio, girando e abraçando-se no palco.

É isto, quando as coisas ficam realmente interessantes, porque de repente as imagens da tela e as imagens fora da tela divergem. Até agora, o que está acontecendo no palco foi precisamente um paralelo do que está acontecendo fora do palco. Mas agora se bifurca. Fora do palco, o homem se reúne com sua namorada, tipo: ele está tentando beijá-la através da grade de ferro e eles estão fazendo o melhor deles, mas ambos parecem muito, muito frustrados e insatisfeitos. Mas no palco - oh meu Deus! Eu preciso de outro longo gole de água gelada porque Michael Jackson está, como, em clímax no palco: as guitarras estão indo a loucura, ele está em um frenesi dançante, eletricidade azul está escaldante por todo o corpo, pirotécnicas estão extravasando, o vapor está disparando ao seu redor, e sua voz está latejando, "Se entregue a mim, Se entregue a mim, Se entregue a mim.” Oh meu. Ele é intenso.

Joie: Uau. Isso foi ... ... Bom,Willa. Isso... Foi realmente...realmente... Bom!

Espero que tenha sido bom para você também!

Willa: Na verdade, estou me sentindo meio tonta. Não é de admirar que ele vendesse um bilhão de registros. Assim, parte de mim quer apenas se sentar com um agradável jarro de chá gelado e assistir a este vídeo várias e várias vezes – apenas fazer o que ele diz, "entregar-se" à experiência, e apenas me afundar nele e desfrutá-lo. Acredite em mim, não tenho problema com isso de modo algum!

Mas então, a minha maior parte inglesa quer descobrir o que isso significa, e parece que ele está dizendo que, embora a paixão sexual tenha seus limites, a paixão artística, não. Vivemos em um mundo imperfeito com relacionamentos imperfeitos, onde é muito difícil para as pessoas realmente se conectarem e compreenderem um ao outro, e nossas vidas sexuais refletem isso. As relações sexuais podem ser belas, estimulantes e nutritivas para o espírito, como se você estivesse mais perto da pessoa que você ama e que você jamais sonhou ser possível, mas também podem ser confusas, dolorosas e frustrantes, como se você estivesse tentando beijar a pessoa que você ama através de uma grade de ferro. Porém de muitas maneiras, a arte é uma versão aumentada da vida real. Então, artisticamente, você pode tirar essa frustração, sublimá-la, libertá-la através da arte, e descobrir uma paixão além do desejo sexual.

Joie: Bem, acho que concordo com você 100% nessa matéria. Acho que ele estava tentando compartilhar como se sente por ele - estar no palco - com o resto de nós meros mortais. Ele estava tentando explicar esse sentimento de êxtase que experimentava quando executava, e garoto, fez um grande trabalho dele! Você sabe, como eu disse, este sempre foi um dos meus vídeos favoritos, mas eu nunca poderia explicar o por que. Eu nunca sentei e dissequei como este antes. Agora que temos, sinto-me consumida e estou combatendo o desejo de abraçar. Jamais serei capaz de assistir a este vídeo da mesma forma novamente.

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 1a

Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com
Tradução: AnaMJ e Maíra / michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

...................................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 12:30 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Elefantes-michael-jackson

POR QUE DANÇAR COM UM ELEFANTE?

Joie: Então, “dançando com o elefante.” Título consideravelmente estranho para um blog sobre Michael Jackson, heim? Bem, não realmente.Não depois que você entender de onde eu e minha amiga estamos chegando e como esse blog surgiu.

Meu nome é Joie Collins e sou uma das pessoas dedicadas que ajuda a executar o website MJFC (Michael Jackson Fan Club). Desnecessário dizer, eu sou uma grande fã de Michael,e tem sido desde que eu era uma criança muito pequena vendo o Jackson 5 desempenhar no Soul Train.Tenho feito o que faço para MJFC por muito tempo e adoro isso! Tenho grande satisfação de supervisionar a página do site de Notícias e responder o correio comercial do site.Recentemente, tive o grande prazer de conhecer Dr. Willa Stillwater quando concordei em ler seu novo livro, M Poetica, e dar-lhe o meu sincero ponto de vista de fã.

Não tenho certeza se ela sabia exatamente o que estava me pedindo no momento. Como você sabe, nós fãs de MJ tendemos a levar nossas opiniões muito a sério! E, como você deve ter percebido, a minha "honesta, reação" provocou um debate acalorado imediatamente! Willa e eu íamos e voltávamos para frente e para trás sobre vários temas e pontos abrangidos em seu livro. Deveria dizer-lhe todas as coisas que eu amei sobre ele, mas também não hesitaria em dizer-lhe o que odiei sobre ele. E ela responderia todas as razões pelas quais havia escrito do jeito que tinha escrito e eu lhe explicaria o que senti e porque razão senti e porque a maioria dos fãs concordariam comigo. Isso continuou por algumas semanas, e finalmente ela e eu começamos a entender que tínhamos batido em algo especial.

O que percebemos é que, durante os nossos debates, realmente tivemos algumas discussões bastante interessantes sobre Michael Jackson, sua arte e sua música. Estávamos conversando abertamente e honestamente, com verdadeiras e aprofundadas conversas sobre a obra do maior artista de todos os tempos. E mesmo quando estávamos em desacordo (que aconteceu uma quantidade razoável de tempo), nós duas sempre saíamos da conversa com um ponto de vista esclarecido, e uma nova forma de olhar o rei do pop da que tínhamos anteriormente. Então pensamos ... e se continuássemos a conversa em uma escala maior? E se convidássemos todos vocês para testemunhar a conversa e até mesmo tomar parte nela ?

Ainda não explicamos o nome, certo? Bem, nós queríamos um nome que falasse para ambas e também tivesse um significado relevante para o próprio Michael.Todos nós sabemos o quão profundamente Michael sentia sobre o majestoso elefante. Ele os amava! Cigano e Babar estavam entre os seus animais favoritos em seu jardim zoológico do rancho Neverland. Ele até escreveu uma bela composição sobre elefantes em seu livro, Dançando o sonho chamado "Assim, os Elefantes Marcham." Nela, ele fala sobre as lições que os elefantes vêm tentando, durante séculos, ensinar o homem.
Ele escreve: "Mas a mensagem dos elefantes mais importante está em seu movimento.
Pois eles sabem que viver é se mover. Aurora após aurora, idade após a idade, o rebanho marcha adiante, uma grande massa de vida que nunca cai, uma força imparável da paz. "Acho que a última parte descreve Michael muito bem. "Uma força imparável da paz." De muitas maneiras, é o que ele próprio era.

Para mim, não são apenas os elefantes animais surpreendentes, mas também simbolizam um "assunto delicado." Uma conversa difícil que as pessoas podem querer evitar.Por exemplo, sou uma Negra americana ( não gosto do termo "Africano" americano, porque nem eu, nem meus pais, nem meus avós - ou até mesmo meus bisavós para essa questão - já foram para a África) e meu marido é branco. Ele e eu frequentemente falamos sobre diferentes questões raciais e isso é maravilhoso, porque podemos fazê-lo de uma forma muito aberta e honesta sem o medo de ofender qualquer um ou de ferir os sentimentos do outro. Estamos casados por 10 anos e meio, interagimos frequentemente com as famílias de cada um - todos eles sempre foram muito favoráveis ao nosso relacionamento. Durante nossas conversas sobre as diferenças entre famílias negras e famílias brancas, uma das coisas que eu sempre digo ao meu marido é que, na minha experiência, as famílias brancas, por vezes, tendem a querer evitar "o elefante na sala", preferindo esquivar-se dos temas desconfortáveis da conversa, enquanto as famílias negras tendem a chamar a atenção o máximo possível para o estranho tema, muitas vezes envolvendo luzes de Natal em torno desse elefante e a criação de grandes setas intermitentes apontando direito a ele! É uma generalização, claro, mas você entendeu o que quero dizer. O ponto é, às vezes as pessoas (de todas as raças) não sabem como lidar com os assuntos desconfortáveis, então em vez disso, "evitam o elefante na sala".

Bem, eu acho que todos podemos concordar que, quando se trata de Michael Jackson, há uma série de temas desconfortáveis que possam surgir. Mesmo em um blog que se concentra em sua arte. E Willa e eu não vamos evitar esses elefantes. Em vez disso, decidimos dançar com eles!

Willa: Joie, amo a sua descrição do elefante na sala! Adoro isso. Ele cria este filme em minha mente de um grupo de pessoas sentadas em uma sala com um elefante que ninguém convidou, e todos estão se sentindo desconfortáveis e estranhos e ninguém sabe o que fazer. Finalmente alguém anda até o elefante, congratula-se com ele, e o convida para dançar - e todos eles descobrem que ele não é tão assustador, afinal. De repente, essa situação desconfortável se torna muito mais confortável, e talvez até mesmo se transforma em uma festa. Adoro essa imagem de dançar com o elefante!

Também acho que é crucialmente importante reconhecer abertamente o elefante na sala ao tentar interpretar Michael Jackson desde que confrontando problemas difíceis, os preconceitos, especialmente racial, foi tão importante para seu trabalho - de hinos relativamente diretos, como "Black or White" para coisas mais complicadas como a mudança da cor de sua pele. Acho que você não pode compreendê-lo o que ele estava fazendo e quão incrivelmente importante é se você excluir a raça a partir da imagem, ou marginalizá-lo para o outro lado em algum lugar. Enfrentando preconceitos de uma forma ou de outra estava no coração de quase tudo que ele fez, tanto como um artista e como uma figura cultural.

Porque não estamos admitindo honestamente o elefante na sala, eu acho que nem mesmo nós temos consciência profunda das mudanças tectônicas que ele ajudou a trazer.
Eu sou branca e cresci no Sul, em um lugar muito racista.
No entanto, como uma adolescente, a minha definição do melhor em sensualidade foi Michael Jackson, um jovem negro.
Isso é muito surpreendente quando você pensa sobre isso. E houve milhões de garotas ao redor do mundo que se sentia da mesma maneira que eu. Há uma geração inteira de nós cujas ideias sobre raça e sexualidade - sobre o que é sexy e o que não é - foram moldados por ele. Isso é enorme. Ele era um ídolo adolescente, o nosso primeiro ídolo adolescente negro, e as implicações disso são profundamente poderosas, mas ninguém está realmente falando sobre isso, ou o que significa culturalmente.

Você sabe, toda vez que ele rasgou sua camisa no palco, como em Dirty Diana ou Come Together, e nos mostrou o seu peito escuro e quão bonito e sexy que era, ele era um desafio como América Branca, especialmente, "ler" o seu corpo. Mas fê-lo de uma forma muito interessante. Ele era lindo e sexy, mas ele sempre foi uma pessoa muito genuína - em parte, penso, porque ele teve a coragem de deixar-se vulnerável, e vamos ver esse lado dele também. Ele não era apenas um rapaz leve e gracioso. Ele era sexy, mas nunca se tornou precisamente um objeto sexual brilhante, porque sempre pudemos ver a humanidade nele. Olho para ele em Dirty Diana em cima do palco com seu peito e os ombros nus, e ele é tão sexy. Mal posso suportar isso, mas ele também parece tão vulnerável. Não sei se é para desfalecer ou fazer alguma sopa dele.

Joie: Desfalecer ou fazê-lo sopa! Eu amo o jeito que você coloca as coisas às vezes!

Willa: Bem, você sabe o que quero dizer! Você acabou de sentir o desejo de cuidar dele, às vezes, e eu acho que a vulnerabilidade foi realmente importante também. Isso foi durante a década de 1980, quando a violência das gangs, explodiam nos centros urbanos e a narrativa dominante da mídia era de que os jovens negros eram assustadores, estranhos e perigosos. Continuamos sendo informados de tal maneira - em reportagens, filmes e até mesmo comerciais - mas então há Michael Jackson, e ele estava quase sozinho empurrando contra essa narrativa dominante e oferecendo uma visão muito diferente. Ele era um jovem negro, porém era doce, divertido, inteligente, sensual e vulnerável. Ele nos deu uma imagem alternativa do que significa ser um jovem homem negro na América, e para mim, sua visão sempre me pareceu mais honesta e humana e acreditável do que o estereótipo assustador.

Joie: Bem, eu concordo totalmente com você. Ele nos deu uma imagem alternativa do que significa ser um jovem negro nos Estados Unidos e, até hoje, os americanos negros têm orgulho disso. E eu poderia sair em uma tangente totalmente diferente aqui, mas antes de eu fazer isso, por que não explicar o que o título significa para você?

Willa: Então, "Dançando com o elefante" me fala sobre arte e interpretação. Para mim, a interpretação não é sobre observar passivamente uma obra de arte, mas de envolver ativamente com ela, "dançar" com ela, abrindo-se a ele, e tornar-se emocionalmente investido nela.

Ele também me lembra de uma lenda que eu amo sobre seis homens cegos que tentam compreender e descrever um elefante. O primeiro aproxima-se do elefante e passa a tocar sua tromba. Ele sente a tromba do elefante, percebe o quão forte e flexível é e informa que um elefante é como uma cobra enorme - como uma python ou jibóia. O segundo homem cego avança os passos e toca uma das pernas do elefante. Ele sente tudo ao redor, observando a forma redonda e como é resistente, e diz, não, um elefante é mais como uma coluna ou pilar. O terceiro avança os passos e encontra a lateral do elefante. Ele abre suas mãos ao longo da extensão vasta da lateral do elefante e diz que eles estão errados: um elefante é como uma parede. Em seguida, passos avançam do quarto homem, acontece de pegar o rabo do elefante, e diz, não, um elefante é como uma corda. O quinto sente sua orelha agitando para frente e para trás e diz que um elefante é como um ventilador. O sexto sente sua presa e diz que um elefante é como uma lança.

Cada um dos homens cegos está fornecendo uma descrição exata do aspecto do elefante que passou a encontrar e experimentar por si mesmo, mas nenhum deles compreende o animal inteiro. Eles só percebem pedaços e peças. Somente compartilhando as suas experiências e combinando suas ideias é que eles vão ser capazes de desenvolver uma certa compreensão de um elefante e começar a apreciar plenamente que o animal realmente é magnífico.

Eu amo essa história dos seis cegos, e acho que é especialmente importante para comparar observações e compartilhar nossas percepções e experiências ao tentar entender algo tão complicado e subjetivo como uma obra de arte, especialmente com um artista tão experimental como Michael Jackson, que empurrou tantos limites e crenças e desafiou assim muitas ideias preconcebidas e crenças aceitas.

Por exemplo, Joie e eu, realmente íamos e voltávamos, e voltas e voltas sobre como interpretar a mudança de cor da pele de Michael Jackson. Ela não estava brincando quando falou sobre os nossos debates acalorados.
Vi isso como uma brilhante decisão artística que influenciou profundamente como América Branca, especialmente, experimenta as diferenças raciais. Joie via como uma dolorosa decisão emocional que ele lutou por anos. Minhas discussões com Joie, não alteraram fundamentalmente a minha interpretação, mas elas me influenciaram tremendamente. Suas ideias foram aprofundadas e o meu entendimento complicado deste aspecto de seu trabalho realmente tornou muito mais poderoso e significativo para mim, ajudando-me a compreender quão difícil esta decisão deve ter sido para ele, e como deve ter sido muito dolorosa por ser tão mal entendido.

Joie: Então, com este blog, Willa e eu esperamos ter algumas conversas realmente em profundidade sobre a arte de Michael Jackson e seu impacto cultural. Pretendemos que este seja um blog semanal, portanto, voltaremos na próxima semana e começaremos a conversa.

Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com/
Tradução: AnaMJ e Maíra / michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 5:49 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Ghost%25203

VOCÊ ESTÁ COM MEDO AINDA?

Por: Willa e Joie

Willa: Então, um artigo recente, "Quem é Peter Pan”, no The New York Review of Books menciona identificação de Michael Jackson com Peter Pan, e sim com indiferença essa pequena bomba cai:

Ocasionalmente, meninos dormiam na mansão de Jackson, ele foi duas vezes acusado de ter abusado deles, mas nunca condenado. Hoje, o consenso parece ser que ele era inocente.

Joie, sei que eu deveria estar feliz que as pessoas estão finalmente chegando aos seus sentidos, e estou. Mas tenho que admitir, venho em torno de ataques desde que li que, murmurando para quem quiser ouvir sobre a inconstância da opinião pública. Quando ele morreu, o "consenso" esmagador que ele era culpado. Se ele não era culpado de inocente exatamente, embora a maioria das pessoas achava que ele era, Ele era suspeitosamente estranho e quase certamente culpado de algo. Agora,três anos mais tarde,"o consenso parece ser que ele era inocente."Por que mudar? Nenhuma evidência significativa nova surgiu. Não há razão lógica para que as pessoas tenham mudado as suas mentes, mas eles têm. Milhões de pessoas têm mudado suas mentes. Porque?

Joie: Eu não sei,Willa, mas eu entendo exatamente porque você está chateada com isso. É muito angustiante saber que este homem bonito, que só teve sempre o amor em seu coração e compaixão para com seus semelhantes, foi tão torturado e ridicularizado e falsamente acusado durante a sua vida. Mas agora, na morte, para muitos daqueles que faziam a difamar parece ter mudado de tom. Agora, quando é tarde demais.

Willa: Eu sei. Eu continuo sentindo esse profundo pesar que a mudança poderia ter acontecido enquanto ele ainda estava vivo. Mas a parte mais irritante de tudo isso é que não poderia ser, porque sua morte é o que desencadeou a mudança. Não há nenhuma razão lógica para a opinião pública mudar agora. As pessoas não estão mudando suas mentes por causa de novas evidências surpreendentes. A única diferença entre agora e há três anos é que ele se foi. Ele teve de morrer antes para que a opinião pública pudesse mudar. E para simum dos aspectos mais angustiantes de tudo isso é que ele sabia, ele sabia que tinha que morrer antes para que as atitudes das pessoas pudessem mudar. Ele nos disse isso em Ghosts. Ghosts é um filme curta tão fascinante de muitas maneiras. Em M Poetica eu disse que era como um seminário sobre a teoria da arte,e é. Poderíamos usá-lo como um trampolim para entrar em alguma teoria realmente fascinante,como idéias Lewis Hyde sobre figuras do malandro ou idéias Elaine Scarry sobre o corpo,ou idéias de Julia Kristeva sobre o objeto,ou idéias de Mikhail Bakhtin sobre o carnaval e do poder do grotesco para romper e desafiar as estruturas de poder autoritário. Essa é uma das idéias principais de Ghosts.
Nós poderíamos passar meses falando apenas deste filme curta.
Mas também podemos olhar para Ghosts como uma resposta artística para as alegações de 1993 e o escândalo,e essa é a abordagem que eu gostaria de aproveitar esta semana. Há muito em Ghosts que corresponde diretamente ao que aconteceu em 1993, e a explosão de mídia que se seguiu.

Joie: Você está certa, Willa.Tanto a música quanto o curta-metragem são virtualmente tudo sobre os acontecimentos que envolveram a tentativa de extorsão de 1993,e nem sequer está escondido,está tudo ali na superfície.Tudo que se tem a fazer é simplesmente prestar atenção,começando com as três músicas que ele escolheu para destacar o curta-metragem em si,"Is It Scary","Ghosts" e "2Bad".

Willa: É verdade,essas três músicas tratam de forma muito explícita com as alegações de 1993,e a trama de Ghosts reforça isso. Ele começa com uma multidão de aldeões irritados invadindo a casa de um artista, um Maestro. Ele tornou-se amigo de algumas das crianças da aldeia e foi dizendo a eles histórias de fantasmas,e os moradores pensam que é inapropriado.Como uma mãe da aldeia lhe diz:
"Não tem vergonha? Os jovens são impressionáveis.

E,claro,que,precisamente paralelo com o que estava acontecendo na vida real:ele era
um artista que desenvolveu uma amizade próxima com as crianças, e muita gente pensou que era inadequado. E eles responderam através da obtenção de um mandado de busca e invadindo sua casa.

Joie:Você sabe,Willa,é realmente muito difícil assistir Ghosts e não ver as semelhanças à sua vida real.Se você estava prestando atenção ao que estava acontecendo em sua vida de todo,e vamos admitir,o mundo não poderia ajudar,mas preste atenção porque a mídia estava obcecada com o "escândalo",você não precisa se perguntar onde ele teve sua inspiração para o enredo.Ele reflete exatamente o que aconteceu com ele, e eu acho que é maravilhoso que ele escolheu para canalizar suas frustrações de maneira criativa.
E eu acho que diz muito sobre seu caráter que ele estava disposto a colocar a sua dor pessoal em exibição para fim de tentar instruir o resto de nós.

Willa:Concordo,Joie.Eu acho que ele estava trabalhando através de muita emoções quando ele criou e desenvolveu este filme.Mas ele foi também ajudando-nos como um trabalho público através das emoções também. Como um artista profundamente comprometido com a mudança social,ele não estava apenas expressanando seus sentimentos através de seu trabalho.Ele também estava muito interessado em saber como seu trabalho influenciou-nos como público e como isso nos ajudaria a trabalhar com os nossos sentimentos,como isso evocava e redirecionava as nossas emoções e alterariam nossas percepções,como falamos nas mensagens exibidas na tela de audiência algumas semanas atrás.
E a forma como ele aborda em Ghosts é fascinante.

Quando os moradores invadem casa do Maestro,a primeira coisa que ele faz é
aparecer-lhes em uma máscara assustadora:em vez de verem seu rosto,os aldeões
vêem um crânio.Eles suspiram e recuam em horror.Mas logo que recuam,ele deixa cair
a máscara e revela que é apenas um disfarce.Os aldeões,em seguida,dão um suspiro
de alívio,começam a relaxar,e reaproximam de uma maneira mais amigável.

É muito interessante o que aconteceu,tanto de forma dramática e psicologicamente.
Os moradores invadiram sua casa,que é um ato muito agressivo,mas ele imediatamente
vira essa dinâmica para que eles são os que se sentem ameaçados,não dele,e então
ele remove essa ameaça,para que eles realmente se sintam um pouco gratos a ele.
É importante ressaltar que os moradores invadiram sua casa,porque eles o vêem como
uma espécie de monstro,o tipo que prejudicaria as crianças,e ele responde ao
aparecer-lhes como um monstro.Assim,através da máscara que ele desperta as emoções
precisas que eles já sentem a respeito dele.Mas então ele revela que é apenas uma
ilusão: ele não é um monstro.Portanto,há um movimento muito rápido para cima e para
baixo de crise e de libertação que funciona em vários níveis diferentes.

Joie: Hmm.Eu realmente nunca analisei isso antes,mas você está certa.Os moradores
invadiram sua casa,eles são os únicos que estão ameaçando ele.Mas mesmo antes que
eles realmente entram na casa,eles se sentem muito assustados e apreensivos.
Eles nem sequer o conheciam ainda,mas eles já sentiam medo dele,mas estava tudo
em suas mentes!

Willa: Exatamente,e ele reflete essas emoções de volta para eles através da máscara, mas desfaz de uma maneira.Assim,através da máscara,ele incentiva os moradores a descarregar suas emoções e,em seguida,sutilmente reconfigura essas emoções.

O Maestro e os moradores começam a falar,e como eles conversam, o prefeito
desenvolve gradualmente um processo contra o Maestro.Ele diz: "Nós temos uma cidade agradável normal,pessoas normais,jovens normais.Nós não precisamos de malucos como você dizendo a eles histórias de fantasmas."Ele então se torna mais agressivo,dizendo:" Você é estranho,você é estranho,e eu não gosto de você.Você está assustando essas crianças,vivendo aqui sozinho."Ele até começa a ameaçar o Maestro,dizendo:" Volte para o circo, você é louco,E faça um favor,OK? Não force-nos a ficar difícil com você,porque faremos,se preciso."Finalmente,ele lhe dá um ultimato,dizendo:" Você vai embora,ou eu vou ter que te machucar? "

Joie: Isso é muito interessante,Willa,particularmente em termos da linguagem que
ele usa no diálogo entre o prefeito e o Maestro.Como você disse,as palavras do
prefeito são muito específicas."Temos uma cidade agradável normal,pessoas normais,
jovens normais." E,claro,que sempre foi a principal acusação dirigida contra o próprio Michael,ele não era. Ele foi chamado de "estranho" e "anormal"."Estranho".muitas pessoas pensaram que ele é uma "aberração".Então,é muito dizendo que estas são as palavras que Michael iria escolher para usar esta troca particular. Isso me faz pensar do artigo Joe Vogel,"Eu sou a besta que você visualizou: O Abuso Cultural de Michael Jackson",o que nós conversamos sobre voltar em novembro, onde Joe se refere a todas aquelas palavras pejorativas como "calúnias".

Willa: Esse é um ponto realmente importante,Joie,e eu acho que você está certa.
Eu acho que ele escolheu essas palavras muito deliberadamente.Como você disse,elas são exatamente as palavras que foram usadas contra ele tantas vezes nos últimos anos de sua vida.Então,o que está acontecendo na tela está justamente refletindo o que está acontecendo com ele na vida real fora da tela. Assim como a máscara reflete as emoções dos moradores de volta para eles, suas escolhas de palavras refletem as nossas emoções de volta para nós.

Importante,o Maestro responde a essa agressão,exatamente como ele fez antes,só que
mais intensamente este tempo:ele distorce o rosto irreconhecível e depois arranca-o
totalmente,então mais uma vez seu rosto,aparece apenas como um crânio.Mais uma vez os moradores recuam dele em terror,como fizeram antes.E mais uma vez,logo que recuam,ele restaura o rosto e revela que é apenas uma ilusão,exatamente como fez antes.Então mais uma vez não há movimentação muito rápida para cima e para baixo de crise e de libertação que dá vazão às emoções dos moradores evocando os seus medos e refletindo-os de volta para eles,e depois resolve esses medos, mostrando que é apenas uma ilusão.

Joie: A mensagem aqui está muito clara,eu acho.Ele está apontando as semelhanças
entre o personagem Maestro e sua vida pessoal.Então,mostrando que é apenas uma ilusão,como você diz,ele está nos dizendo claramente que toda a percepção"estranheza" em torno de sua vida pessoal também é apenas uma ilusão,e o que nós o público e a mídia -pensamos ou vemos,na verdade não é a história real.

Willa: Eu também penso assim,mas também há muita coisa acontecendo psicologicamente.Vemos que,quando ele repete o movimento para cima e para baixo mesmo de crise e lança uma terceira vez.É ainda mais extrema desta vez,em vez de seu rosto se tornar uma caveira,todo o seu corpo torna-se um esqueleto,mas as reações dos moradores são bem diferente desta vez,de modo que houve uma mudança psicológica.Eles estão surpresos mas eles não estão aterrorizados,e eles não recuam neste momento.Eles ficam e assistem o que ele tem para mostrar a eles,e quando o esqueleto começa a dançar,eles sorriem e apreciam sua performance. Em outras palavras,eles não estão tendo uma resposta tão temerosa para o "estranho" e "estranho",como eles tiveram antes. Eles ainda estão cautelosos,mas eles estão se tornando um pouco mais aceitaveis a diferença.

E então ele repete esse padrão para cima e para baixo de crise e libera uma quarta
vez e final,e esta é a mais intensa de todas: ele destrói a si mesmo.Ele pergunta:
"Então,você ainda quer que eu vá?" Muitos dos moradores,especialmente as crianças,
balançam a cabeça "não", mas o prefeito afirma: "Sim! Sim! "Assim,o Maestro diz:" Ótimo. Eu vou."Ele cai e bate as mãos no chão,depois os braços,e então seu rosto.Seu nariz cai,se desintegra o rosto inteiro,seu corpo se transforma em poeira,e um vento sobrenatural sopra-a.

Os moradores estão horrorizados,mas por uma razão completamente diferente do que antes: não porque eles estão com medo dele,mas por ter começado a sentir uma ligação com ele e ficam horrorizados porque ele está destruindo a si mesmo.Assim,os seus sentimentos durante o decorrer do filme foram submetidos a uma inversão completa.Ele saiu,então ele fez o que eles disseram que queriam que ele fizesse,que invadiram sua casa para forçá-lo a fazer.
Mas a essa altura já não querem que ele saia,e assim que ele se foi sentem uma sensação de perda e querem ele de volta.

Joie: Assim como o que estamos vendo agora que ele não está mais aqui conosco.Uau,Isso é muito atraente,Willa.Então você acredita que ele compreendeu que ele e sua arte só seriam verdadeiramente apreciado após a sua morte?

Willa:Eu acho.Mas eu também acho que há mais coisas acontecendo do que isso.Eu ainda estou lutando para descobrir isso e articular para mim,mas eu continuo voltando a estas linhas de "Is It Scary"

Eu vou ser

Exatamente o que você quer ver

É você quem está me provocando

Como você está me querendo

Para ser o estranho no meio da noite

Eu estou divertindo você?

Ou apenas confundindo você?

Eu sou a besta que você visualizou?

E se você quer ver esquisitices excêntricas

Eu serei grotesco diante de seus olhos

Deixe-as todas se materializar ...

Então me diga

O que é o realismo para você,baby?

Eu sou assustador para você?

Você sabe,depois que ele morreu,um monte de comentaristas expressaram surpresa que
não havia tamanha onda de tristeza para ele,considerando todos os anos de escândalos e controvérsias". Is It Scary" de "esquisitices excêntricas",como Michael Jackson chama-los,mas eu estou começando a acreditar exatamente o oposto: que o derramamento de luto público não teria sido possível sem todos esses anos dessas esquisitices excêntricas realizadando uma função crucial,que proporcionou uma série de mini-dramas de "esquisitices excêntricas".crise e liberação,como que
repetido movimento para cima e para baixo em Ghosts. Como em Ghosts,essas esquisitices excêntricas permitiu-nos para desabafar nossas emoções sobre ele após as acusações de inocente e encorajou-nos a trabalhar por eles. Então,quando ele morreu,nós já lidávamos com muitas dessas emoções negativas, e uma vez que ele estava realmente desaparecido,foi-nos revelado que essas emoções negativas eram uma ilusão,como o New York Review of Books.O artigo diz: "Hoje, o consenso parece ser que ele era inocente ",e que foram trazidos de volta para os nossos verdadeiros sentimentos,que é o quanto ele significava para nós.

Joie:É fascinante assumir tudo isso, Willa.Eu nunca olhei para ele,desta forma antes.

Willa: Você sabe,eu ainda estou trabalhando meu caminho através disto,e posso estar
completamente errada sobre isso,mas parece-me que algo de muito importante estava
acontecendo através dessas"esquisitices excêntricas",tanto culturalmente e psicologicamente,e eu acho que Ghosts é a chave para compreendê-lo.Ele tinha uma
estética muito sofisticada, Eu estou convencido de que seu trabalho funcionava em
profundos níveis psicológicos,e ele estava lidando com algumas questões muito
difíceis de psicologia de grupo após o escândalo de 1993 quebrou.Basicamente,
ele estava lidando com uma histeria em massa e o medo do desconhecido,assim como
o Maestro,e ele respondeu de uma forma que abordou diretamente a histeria de grupo.

Sua resposta pode não parecer lógica à primeira vista,mas a mente subconsciente não
é lógica,ou melhor,tem uma lógica própria que difere da lógica da mente consciente,
e eu acredito que,através de suas "esquisitices excêntricas",ele estava falando
diretamente para a mente subconsciente.Como ele nos diz em Ghosts,aqueles mini-dramas repetidos de crise e de versão teve um efeito muito específico psicológico,e eles foram deliberadamente criados para produzir esse efeito psicológico.Em "Is It Scary" ele nos diz muito explicitamente que ele pretende fazer: "Vou ser exatamente o que você quer ver" e "Se você quer ver esquisitices excêntricas,eu vou ser grotesco diante de seus olhos."

Joie: Concordo com você sobre a deliberação de sua arte,Willa,e eu realmente
acredito que as três músicas que aparecem no curta-metragem ("Ghosts", "Is It Scary" e "2Bad") foram escolhidas deliberadamente.Eu acho que você e eu poderíamos provavelmente gastar um blog inteiro,talvez dois,apenas falando sobre essas três canções em detalhes e como elas se relacionam tanto com o filme e para o que estava acontecendo em sua vida no momento.Você sabe,uma vez que temos vindo a trabalhar neste blog,eu vim a entender que realmente não havia muito sobre a arte de Michael Jackson que não foi feito deliberadamente.Ele geralmente tinha uma razão muito calculada para tudo o que fazia e isso só me deixa pasma.Você não adoraria ser capaz de entrar na mente de um artista verdadeiramente grande ... só para tentar entender a sua paixão e fogo pela sua arte.Esse pensamento é tão fascinante para mim,por alguma razão, e eu teria apenas gostado de conversar com ele sobre sua arte.Eu não posso acreditar que tantos jornalistas,como Bashir por exemplo,desperdiçou o tempo precioso que foram concedidos com ele falando sobre coisas tão triviais como a cor de sua pele e seu comportamento perceptível estranho.Que desperdício colossal de uma oportunidade!

Willa: Oh,eu sei!Isso é o que mais me impressiona sobre o documentário Bashir
também,que lhe foi dada essa oportunidade incrível e ele completamente desperdiçou.
Imagine se você pudesse voltar no tempo e falar com Van Gogh por oito meses e
aprender mais,talvez não sobre como interpretar obras específicas,uma vez que os
artistas tendem a ser muito relutantes em limitar seu trabalho a apenas uma
interpretação,mas sobre a sua visão do mundo e como sua arte se encaixam dentro
dessa visão do mundo.Que incrível oportunidade seria.E a Bashir foi dada essa
oportunidade, e foi completamente desperdiçada.E a coisa realmente triste é
que Bashir tem alimentado a sua mente em uma dieta de escândalo por tanto tempo
que nem sequer parece perceber que há um mundo maior lá fora. Michael Jackson está às voltas com questões complexas de justiça social e da percepção e de como fazemos sentido,bem como a capacidade da arte de influenciar profundamente a forma como percebemos e dar sentido ao mundo,e Bashir passa os oito meses fazendo tablóide questões do tipo.É simplesmente impressionante. Felizmente,Michael Jackson deixou um monte de indícios para ajudar a guiar-nos no desenvolvimento de maneiras de abordar o seu trabalho e entender sua visão de mundo.

E como podemos ver em Ghosts,há muito para descobrir e explorar.

Fonte:http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/04/
Tradução: AnaMJ
http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

.........
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 8:02 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) In8

DANÇANDO COM MICHAEL O SONHO

Joie: Há algumas semanas, Willa e eu demos uma olhada muito divertida na menção de Michael sobre A Força na canção "Don’t Stop Till You Get Enough" e essa discussão nos levou a dar uma olhada em Dancing the Dream, livro de poemas e reflexões de Michael. E foi tão difícil para eu não perder completamente a noção do tempo e me concentrar enquanto eu folheava o livro, porque A Força é tão maravilhosa que fiquei absorta em suas palavras. E Willa expressa um sentimento semelhante quando falamos sobre isso, então, sabíamos que tínhamos que ter uma conversa sobre este livro incrível.

Você sabe Willa, tenho que dizer que amo absolutamente este livro. E como eu o estava lendo esta semana, cheguei à conclusão que, tanto quanto eu realmente amo a música e, tanto quanto a música significa para mim- e acredite em mim, significa tudo - realmente aprecio este livro tanto quanto, se não mais. Dancing The Dream foi lançado muito discretamente em junho de 1992, no seguimento de sua autobiografia, Moonwalk (1988). Ele não recebeu tanta atenção e na única entrevista que Michael fez para promovê-lo, ele a descreveu como "apenas uma expressão verbal do que eu costumo expressar através de minha música e minha dança." E essa é a sensação de que tenho sempre que folheio este livro. Abra qualquer um dos poemas ou ensaios e é muito fácil para imaginar as palavras que ele tem escrito naquelas páginas com música.

Willa: Concordo, e acho que o próprio Michael Jackson enfatiza isso, ao incluir a letra de "Heal the World" e "Will You Be There", junto com imagens de seus shows e vídeos. Intercalando-os ao longo do livro, ele parece estar mostrando que suas histórias e poesias não são algo separado do trabalho que geralmente é conhecido. Eles estão todos interligados: suas poesia e canções, seus desenhos e vídeos, sua dança e seu corpo, a totalidade de sua arte musical e visual.

Joie: Cada poema e ensaio são lindamente escritos, expressão honesta do que estava em seu coração. Todo o amor e paixão que ele mesmo derramou em cada canção e em cada dança estão ali entre as páginas. Toda a preocupação com o meio ambiente, toda a compaixão e amor pela humanidade, toda a maravilha da mágica e espiritualidade. Eu realmente tenho a sensação de que estes são seus pensamentos mais profundos – suas esperanças e sonhos pelo planeta e pela espécie humana – descubro ao mesmo tempo uma forma fascinante e agridoce.

Willa: Joie, você acabou de tocar em algo muito importante, eu acho, quando você falou sobre "todo o amor e paixão que ele derramou em cada canção e cada dança." Quando estávamos falando sobre "Don’t Stop" algumas semanas atrás e suas ideias sobre a Dança da Criação, eu continuava a sentir que, para ele, sua criatividade e sua espiritualidade têm uma dimensão muito física, e elas estão intimamente ligadas com a dança e a energia sexual também. Eu não era capaz de me expressar muito bem sobre isso e ainda estou lutando para colocar o que sinto em palavras. Mas acho que elas são tão profundamente ligadas para ele, porque todas elas são expressões de amor e paixão: paixão criativa, a paixão sexual, a paixão espiritual e, acima de tudo, compaixão. Estão todas interligadas por ele e todas as expressões da "dança eterna da criação.”.

Joie:Willa, eu acho que entendo onde você está tentando chegar aqui e você está certa, ele se sente como se tudo fosse intrinsecamente interligados, porque, como você diz, elas são todas expressões de amor e paixão. Isso me faz pensar em suas palavras de "Amor", um dos ensaios de Dancing The Dream, onde ele diz:

"Quando se tem permissão para ser livre, o amor é o que torna a vida viva, alegre e nova. É a essência e energia que motiva minha música, minha dança, tudo. Enquanto o amor está em meu coração, está em todo lugar."

Para ele o amor é a energia que motiva... tudo! Você sabe, Willa,quanto mais eu falar sobre este livro e quanto mais eu ler e reler cada poema e ensaio, mais reforça a ideia de que este livro é realmente apenas uma representação física do seu coração. O amor - em todas as suas formas - foi o fator motivador em tudo que ele fez... em cada canção que ele escreveu, em cada nota que cantou, em cada movimento de dança que seu corpo executou, em todas as causas de caridade e humanitárias que ele apoiou. E este livro é uma manifestação física disso.

Willa: Eu realmente sinto isso também, Joie. Você sabe, falar sobre o amor tende a nos deixar desconfortáveis. Mas como você diz, "Amor - em todas as suas formas - foi o fator motivador em tudo que ele fazia." É a energia que lhe alimenta, a luz que lhe orienta, o calor que lhe conforta e o torna forte. Mas, como ele também enfatiza ao longo deste livro, antes que possamos realmente amar os outros, temos que conhecer a nós mesmos. E isso significa abraçar totalmente as nossas forças e nossos talentos, que pode ser ainda mais difícil do que reconhecer as nossas fraquezas.

Você já teve a sensação de que uma ideia - algo importante - está te empurrando na borda de seu cérebro, e você não consegue ignorá-la, mas você não consegue compreendê-la também? Eu tive esse sentimento desde que começamos a falar sobre A Força e a Dança da Criação - que há algo muito importante e poderoso aqui, mas não sou muito capaz de vê-lo ou compreendê-lo ainda. E acho que isto se liga com uma citação de Marianne Williamson, que foi publicada na escola Montessori do filho:

"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além da medida. é a nossa luz, não nossa escuridão, é que mais nos apavora. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso? Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Fazer papel pequeno não serve ao mundo. Não há iluminação em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Somos todos feitos para brilhar, como fazem as crianças. Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós. Não é apenas em alguns de nós, está em todos. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros.”

Joie: Isso é como uma citação bela e inspiradora!

Willa: Não é maravilhosa? Eu costumava lê-la todos os dias quando eu pegava meu filho na escola, e ressoou profundamente em mim. Conheço o medo de ser muito poderoso, muito visível, muito influente, demais. Acho que muitas pessoas, especialmente as mulheres, experimentam esse medo. Mas "papel pequeno não serve ao mundo." Como ela diz, "Somos todos feitos para brilhar, como fazem as crianças.”.

Vejo Michael Jackson expressar ideias muito semelhantes ao longo de Dancing the Dream. E ele não está falando sobre ser ofensivo e agressivo. Pessoas que trabalharam com ele muitas vezes mencionam a sua humildade genuína e natureza gentil. Ele está falando de conhecer seus pontos fortes e talentos e habitá-los totalmente. Como ele diz em "O Céu é Aqui", um dos meus poemas favoritos de Dancing the Dream,

Don’t be afraid

To know who you are

You are much more

Than you ever imagined


Não tenha medo

De saber quem você é

Você é muito mais

Do que você imagina

Michael Jackson não era apenas um artista incrível, ele era uma figura cultural tremendamente poderosa. E ele era poderoso, porque ele sabia quem ele era.

Ele também não teve medo de revelar quem ele era. Ele era uma criança maravilhosamente talentosa que com confiança entrou no palco, quando todos sabiam que uma criança não poderia cantar e dançar daquele jeito. Ele se tornou o artista mais bem sucedido de todos os tempos, quando todos sabiam que uma criança estrela se torna um adulto viciado em drogas. Ele foi um homem negro incrivelmente sexy em uma época em que todos sabiam que os homens negros tinham que esconder a sua sexualidade de modo que não fosse muito ameaçador. Ele mudou os significados de sua raça, quando todos sabiam que era impossível. Ele foi o artista mais importante do nosso tempo, quando todos sabiam que estrelas pop eram muito superficiais para criar arte séria. E ele capturou a imaginação de bilhões de pessoas em todo o mundo, porque ele sabia quem ele era.

E ele não deixou ninguém definir quem ele era. Sempre que leio principais artigos sobre ele, fico constantemente impressionada de ver quão indignados eles ficavam por ele não estar em conformidade com as suas expectativas. Ele não obedeceu. Ele foi maravilhoso e único a si mesmo. Ele sabia quem ele era e no que acreditava, ele se manteve verdadeiro a esta visão e mudou o mundo.

Joie: Essa é uma maneira muito profunda de colocar isso, Willa, e você está absolutamente certa. Ele sabia exatamente quem ele era e não teve medo de mostrar isso. E por causa de todas aquelas coisas que você acabou de mencionar, e mais, eu sempre pensei nele como uma das pessoas mais corajosas que já agraciou este planeta. E o que você disse me lembra o que ele diz em "Courage", outro de seus ensaios em Dancing The Dream, que eu sei que você e eu igualmente amamos. Ele diz o seguinte:

"Quando você tem a coragem de ser íntimo, você sabe quem você é, e você está disposto a deixar que outros vejam isso. É assustador, porque você se sente tão vulnerável, tão aberto à rejeição. Mas sem auto aceitação, o outro tipo de coragem, o tipo que heróis mostram nos filmes, parece oca. Apesar dos riscos, a coragem de ser honesto e íntimo abre o caminho para a auto descoberta. Ela oferece o que todos queremos, a promessa de amor.”

A coragem de saber quem você é e deixar o outro vê-lo. Assim, tal como no poema, “O Céu é Aqui", ele repete esta ideia no ensaio que me diz que era um conceito que significava muito para ele "Coragem." - Essa ideia de ser verdadeiro a si mesmo e saber quem você é.

Willa: Eu amo “Coragem,” especialmente a passagem que você acabou de citar. Ele expressa suas ideias de modo simples, mas poderosa, porém, isso não significa que estas eram ideias simples. Como ele explica:

“Expressar seus sentimentos, não é o mesmo que desmoronar diante do outro – é ser aceito e verdadeiro ao seu coração, seja o que puder dizer.”

Realmente, essa é uma distinção muito importante. Ele não está falando sobre ser um caso perdido e "desmoronando na frente de alguém", deixar seus medos e emoções governarem você. Nem um pouco. Não é isso que ele quer dizer com “a coragem de expressar sentimentos verdadeiros.” Ele está falando sobre autoconhecimento, sobre saber quem você é e ter a coragem de ser honesto e “verdadeiro ao seu coração". Verdadeiro a si mesmo e suas convicções.

Joie: Exatamente! Ele ecoa isso novamente no ensaio "Trust", quando diz:
“Ao aceitar-se completamente, a confiança torna-se completa. Não há mais qualquer separação entre as pessoas, porque não há mais qualquer separação interior. No espaço onde o medo costumava viver, o amor é permitido crescer.”

Willa: Oh, eu amo isso! Eu acho que muitas vezes somos guiados pelo medo de que outras pessoas não vão gostar da pessoa que somos, assim fingimos ser algo que não somos e então somos regidos pelo medo de que seremos descobertos . Mas se pudermos aceitar a pessoa que somos, esse medo vai embora e, como ele diz," No espaço onde o medo costumava viver, o amor é permitido crescer." Eu realmente acredito que é verdade.

Joie: Esta ideia de saber quem é você é um dos temas centrais que percorre todo o livro.

Willa: Concordo. Ele repetidamente fala sobre a importância de sermos honestos a nós mesmos e cultivar o autoconhecimento, não apenas para nosso próprio benefício, mas para o benefício de todos. Ele repete essa ideia e mostra as implicações globais em "Aquele No Espelho":
“A dor da vida me toca, mas a alegria da vida é muito mais forte”. E ela irá curar. A vida é o curador da vida; e o máximo que posso fazer para a terra é ser seu amoroso filho. Aquele no espelho estremeceu e se encolheu. Ele não tinha pensado muito sobre o amor. Ver "problemas" era muito mais fácil, porque o amor significa completa auto-honestidade. Ouch! ...Teria que mudar o mundo? Eu acho que sim, porque a Mãe Terra nos quer felizes para amá-la como tendemos as suas necessidades. Ela precisa de pessoas destemidas ao seu lado, cuja coragem provém de uma parte dela. ... Quando aquele no espelho está cheio de amor por mim e por ele, não há espaço para o medo. Quando ficamos com medo e em pânico, nós paramos de amar esta nossa vida e esta terra. Nós desconectamos...

Uma coisa eu sei: nunca me sinto só, quando sou filho da terra.”

Joie: Willa, eu adoro isso! Essa passagem que você citou só me faz pensar na letra da música "Shout", quando diz: "Estamos desconectados do amor / Estamos desrespeitando um ao outro/ O que aconteceu com proteger um ao outro?" Acho que ele está se referindo a mesma coisa aqui. Ser desligado do amor - o amor pelo planeta e do amor de um pelo outro. Se pudéssemos voltar a este respeito, isso mudaria o mundo? Michael acreditava que mudaria.

E, você sabe, outro tema central deste livro é a ideia de que estamos todos conectados uns aos outros e ao planeta, e nós exploramos esse aspecto em Dancing the Dream, em detalhe, durante a nossa discussão sobre A Força há duas semanas. Mas há um outro tema que percorre todo o livro que eu acho tão atraente quanto os dois primeiros que já vimos - a espiritualidade. Ele lida com ela em vários poemas e ensaios ao longo do livro. Mas há dois que realmente se destacam para mim. O primeiro é "Deus" e o outro é "Dois Pássaros".
Em "Deus", ele aborda o tema principal da espiritualidade quando diz:

"é estranho que Deus não se importa em expressar a Si mesmo / A Si mesmo em todas as religiões do mundo, enquanto as pessoas ainda se apegam à noção de que seu caminho é o único caminho certo. O que quer que você tente dizer a respeito de Deus, alguém vai se ofender, mesmo se você diz que o amor de todos por Deus é bom para eles.”

Willa: Acho que esta é uma declaração brutalmente honesta. Tão simples e, ainda assim, tão verdadeira. E isso diz muito sobre a nossa visão coletiva de Deus e da espiritualidade. Basicamente, é uma escolha muito pessoal e nenhum de nós tem o direito de condenar ninguém, se os seus pontos de vista sobre Deus são diferentes das nossas. Mas ainda assim, isso acontece várias vezes na nossa sociedade e em todas as culturas do mundo. E acho, inclusive, que este ensaio em seu livro foi uma coisa muito corajosa para ele fazer.

Em "Two Birds" ele avança sobre isso, de uma forma muito mais sutil, quando ele escreve um poema de amor à sua alma. Ele diz:

"Dois pássaros pousam em uma árvore. Um come cerejas, enquanto o outro observa. Dois pássaros voam pelo ar. A canção de um cai do céu como cristal, enquanto o outro se mantém em silêncio. Dois pássaros circulam ao sol. Um captura a luz em suas penas prateadas, enquanto o outro espalha as asas da invisibilidade.

é fácil adivinhar qual ave sou, mas eles nunca vão achar você...
Doce pássaro, minha alma, o seu silêncio é tão precioso. Quanto tempo levará até que o mundo escute a sua música na minha?
Oh, este é um dia pelo qual anseio! "
Willa: Esta é uma imagem tão interessante para mim, Joie. Podemos vê-lo lutando com a ideia de seus eus públicos e privados por todo o seu trabalho, mas ele a apresenta de forma diferente aqui - como dois pássaros. Um deles tem uma presença física: ele come, ele canta, ele reflete a luz em suas penas. O outro não: ele não come, ela não canta e a luz solar passa através de suas asas invisíveis. Um pássaro – seu eu público - é facilmente visto. O outro - o seu eu privado, sua "alma" - é muito mais difícil de perceber. Mas ele anseia pelo dia em que ambos serão reconhecidos: quando "o mundo ouvirá sua música na minha." Essa é uma imagem tão linda, especialmente a sugestão de que sua música - a "música" do pássaro invisível - é a expressão de sua alma.

Joie: Concordo.

Willa: Ele baseia-se nessa ideia em "Uma criança é uma canção", e expande para abranger todos nós:

"Mesmo que você nunca tenha escrito uma música, sua vida é uma canção...Viver é ser musical, começando com a dança no sangue em suas veias. Tudo que é vivo tem seu ritmo. Para sentir cada um, suavemente e com atenção, traga a sua música.

Você sente a sua música?

As crianças sentem, mas uma vez que crescemos, a vida se torna um fardo e uma tarefa, e a música enfraquece...

Quando começo me sentir um pouco cansado ou sobrecarregado, as crianças me revivem. Dirijo-me a elas por vida, por música nova. Dois olhos castanhos me olham tão profundamente, tão inocentemente e por dentro murmuro: "Esta criança é uma canção." é tão verdadeiro e direto... Estou de volta em mim mais uma vez. "

Joie: Willa, eu amo quando ele diz: "Viver é ser musical." Alguma coisa sobre essa frase é muito lírico e poético para mim. Quantas pessoas iriam pensar sobre o próprio sangue que flui através de nossos corpos como sendo musical? Acho isso fascinante!

Você sabe, já conversamos sobre todos os diferentes temas deste livro - a ideia de que estamos todos conectados, a crença de que devemos nos esforçar para conhecer e aceitar quem somos e sobre o tema da espiritualidade. E ele conecta cada um destes temas com o amor. As várias expressões de amor e paixão que você mencionou anteriormente - paixão criativa, a paixão sexual, a paixão espiritual, a compaixão. Todas as várias formas de amor. Mas, parece-me que há uma forma de amor que não é realmente um tema central deste livro. O amor romântico.

Agora, isso não quer dizer que é completamente ausente, ele faz contato com ele, mas apenas duas vezes. Primeiro em um ensaio chamado "A Última Lágrima", e depois novamente em "Eu, Você, Nós".

No primeiro, ele descreve uma luta terrível entre dois amantes que deixa um deles gritando: "Saia! Estas são as últimas lágrimas que chorarei por você.” E no seu coração partido, ele espera e espera que ela volte, o tempo todo chorando lágrimas de frustração, lágrimas de solidão e lágrimas de desespero. Mas, de repente, ele tem um pensamento de amor e tudo muda.

Ele diz:

"Como é estranho que todas essas lágrimas não possam lavar a ferida! Então um pensamento de amor furou minha amargura. Eu me lembrei de você na luz do sol, com um sorriso tão doce como o vinho de maio. Uma lágrima de gratidão começou a cair e milagrosamente, você estava de volta."

Em seguida, em "Eu, Você, Nós", ele diz:

"Como eu amo esse mistério chamado NÓS!... NÓS deve ser filho favorito do amor, porque até eu chegar a você, NÓS nem mesmo estava lá. Ele chega nas asas da ternura, que fala através de nosso entendimento silencioso. Quando eu rio de mim mesmo, ele sorri. Quando te perdoo, ele dança em júbilo. NÓS não é mais uma escolha, não se você e eu queremos crescer juntos... A verdade é que você e eu já teríamos desistido há muito tempo, mas NÓS não deixou. Ele é muito sábio."

Acho realmente interessante que nas duas únicas obras onde ele aborda o amor romântico, ele está descrevendo como reparar o amor quando ele racha ou como mantê-lo intacto, em primeiro lugar.

Willa: Bem, dependendo de como você interpreta as palavras dele, o amor romântico aparece em outros lugares. Por exemplo, eu acho que ele toca isto em "Coragem". Isso pode soar como um título improvável para um ensaio sobre o amor, mas para mim é o mais romântico de todos, porque ele está falando "a coragem de ser íntimo." Como você citou anteriormente, Joie, "Quando você tem a coragem de ser íntimo, você sabe quem você é e você está disposto a deixar que outros vejam isso.”.

Joie: Isso é interessante, Willa. Realmente nunca pensei sobre "Coragem", como sendo romântico, mas eu suponho que eu possa entender desde que ele está falando sobre ter a coragem de ser emocionalmente íntimo com outra pessoa. E, assim como em suas canções e seus curtas-metragens, seus poemas e ensaios podem ter múltiplas interpretações, bem, assim, eu acho que faz todo o sentido.

Willa: Você está certa, pode ser interpretado de diferentes maneiras e, realmente, acho que é muito limitante ler "Coragem" aplicando apenas o amor romântico. A necessidade de "coragem de ser íntimo" é certamente o caso das relações românticas, mas é verdade de outros relacionamentos, bem como, na verdade, de todos os relacionamentos humanos genuínos. De muitas maneiras, vejo esta "coragem de ser íntimo", "saber quem você é e... deixar que outros vejam isso", como a ideia central de Dancing The Dream.

Você sabe, Joie, Michael Jackson é um milagre de fogo e gelo para mim - tão gentil e tão forte. Em sua obra vejo uma sensibilidade requintada, Mas é em sua vida que vejo a força incrível. Repetidas vezes ele enfrentou provações que ninguém deveria enfrentar. Ele atravessou uma tempestade de fogo após outra. Ele é tão sensível e delicada, porém tão forte. Isso parece tão contraditório - como fogo e gelo - mas eles conviveram nele. Como isso é possível? Acho que a chave para este mistério está escrito neste livro.

Joie: Concordo com você completamente, Willa. Ele realmente era muito contraditório em alguns momentos. Tão inocente como criança, maravilha justaposta com experiência, maturidade inteligente. Terrivelmente tímido ao redor de estranhos, mas, no entanto, uma presença tão dominante no palco.

Willa: Isso é verdade. Muitas contradições coexistem dentro dele.
Então, Michael Jackson Academia Projects acaba de divulgar um novo vídeo de duas partes sobre o álbum History e nós pensamos em concluir, compartilhando-os.
Aqui está o capítulo um:



E aqui está o capítulo dois:



Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/02/23/dancing-with-michaels-dream/
Tradução: Maíra / michael-iloveyoumore.blogspot.com.br
.....................................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeTer Abr 17, 2012 7:32 am

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Bad-michael-jackson-music-videos-9429160-512-384

SEMPRE SINTO QUE ALGUÉM ESTÁ ME OBSERVANDO

Por: Joie e Willa

Parte I

Willa:
Como temos falado muitas vezes Joie, Michael Jackson não era só um incrível artista – era o mais importante artista do nosso tempo, penso eu. Ele também era uma figura transformacional cultural cuja arte trouxe profundas mudanças culturais.
Através de sua arte, ele foi capaz de rever algumas das nossas raízes culturais mais narrativas, especialmente narrativas sobre diferenças raciais e influenciará profundamente em nós como povo responder a essas narrativas.
Assim, como um artista, ele não estava apenas expressando criativamente.
Tudo isso fez-me ponderar sobre o número de vezes em que ele incorpora na tela o público em seus vídeos.
Às vezes, esse público participa - as mais famosas são quando os dois bandos juntam-se ao grande conjunto e dançam Beat It. Outras vezes, eles simplesmente observam, como membro de gangue em Bad, ou os moradores locais em Ghosts, ou os dirigentes dos clubes em Rock My World.
De qualquer forma, estou impressionada pelo número de vezes que nos posiciona como público, de modo que estamos, de fato, vendo realizar sobre o ombro de um público na tela.

Joie:
Você está certa, Willa, é uma fórmula que ele usa frequentemente. Mas estou impressionada com o que você disse sobre o vídeo Bad.
Os membros do grupo, ou os dançarinos, estão participando ativamente. Mas são os três “amigos assim chamados” quem estão lá assistindo. Acho que não vejo como membros de gangues, mas sim como punks jovens que pensam que são maus. Queira - seja vândalos.

Willa:
Isso é interessante, Joie. Eu realmente nunca pensei sobre isso antes, mas você está certa. Eu não vejo os dançarinos como membros de gangues. Penso neles como bailarinos, dançarinos imaginários. A sequência de dança toda acontece em sua imaginação. Mas tendem a pensar nos três amigos projetando o roubo como membros de gangues - na verdade, muitas vezes se referem a eles dessa forma - mas você tem razão, eles não são. Eles são apenas "jovens punks que acham que são maus", como você diz.

E aquela é uma distinção realmente importante porque o ponto inteiro do mau é redefinir o que significa ser “mau,” que é exatamente o que aqueles três amigos se esforçam. Significa o respeito, porque você é resistente - “queira - seja vândalos,” como você os chamou. Ou pode você ser “mau” em uma maneira diferente, e ser respeitado por outras razões?
Esta é a questão central no centro de Bad, e é um excelente exemplo de Michael Jackson usando sua arte para reescrever uma narrativa cultural. E eu acredito que a presença desses três amigos como o público na tela é crucial para transmitir essa ideia.

No início do filme, vemos os três amigos tentando forçar a sua definição de "mau" no personagem principal, Daryl. Ele começa a ir junto com ela, embora ele sabe é errado, porque ele quer o respeito. Mas depois, há a grande sequência de dança onde compartilha com eles uma nova definição de "mau." Ele lhes revela que ele é um artista - um incrível cantor e dançarino que ambos podem desafiar e mudar as pessoas através da sua arte. Seus amigos veem tudo isso e então agarram mãos com ele.
Esse aperto de mão é o clímax do filme, penso, porque foi o momento quando os amigos tomam a decisão crucial para aceitar sua redefinição. Então ele encontrou uma forma inteiramente nova de ganhar o respeito dos seus pares - não por ser resistente e cometendo pequenos delitos, mas pelo desenvolvimento e expressando seu talento e criatividade. E penso que na tela modelagem audiência é a resposta que ele quer de nós como uma plateia do bem. Ele quer que recebamos sua redefinição também, assim como o público na tela.

Joie: Concordo, ele não quer que o público na tela para modelar o comportamento que espera do público fora da tela. É clássico de Michael Jackson realmente. Na maioria de seus curtas creio que seu objetivo sempre foi tentar ensinar-nos algo. Se você pensar sobre isso, em quase todos os vídeos que havia uma mensagem ou uma lição escondida em algum lugar, e é nosso trabalho como o público a tentar descobrir qual lição ou uma mensagem é. E nos vídeos que têm uma audiência na tela, geralmente podemos descobrir qual a lição e observar a resposta do público na tela.

Willa: Essa é uma interessante realmente assumir que, Joie. Assim, a audiência na tela pode ser vista como uma ferramenta interpretativa também, nos ajudar a descobrir o significado do vídeo. Isso é realmente interessante.

Joie: É interessante, não é? Você sabe, Willa, meus vídeos favoritos com uma audiência na tela são os que incorporam imagens de concertos: Give in to Me, Dirty Diana, e Come Together. Eles são três dos meus favoritos e eu acho que é porque Michael sempre foi tão eletrizante no palco para assistir de qualquer maneira. Então esses vídeos onde é uma espécie de concerto "encenado" são realmente interessantes para assistir para mim. É como se ele estivesse caminhando sobre uma linha muito tênue entre o total desempenho e interpretar um personagem script. Acho isso fascinante. Eu também acho que é muito interessante que esses vídeos de shows estão entre seus mais sexy, e eu acho que tem muito a ver com o fato de que ele sempre foi muito naturalmente sexual no palco.

Willa: Oh, eu concordo com isso! E isso é uma distinção interessante entre as filmagens de seus shows ao vivo e os shows que foram "encenados" como parte de um vídeo. Eu não tinha pensado nisso antes. Mas embora mais sutil, pode fazer um caso bastante forte que seus vídeos de concertos têm uma importante mensagem política - uma mensagem que é reforçada mais uma vez pela audiência na tela. Como temos falado antes, ele era um símbolo sexual - o primeiro ídolo adolescente negro - num momento em que os homens negros não eram suposto ser sexuais em público. Eles deviam reprimir essa parte de si. E uau, ele fez um desafio!
E mais uma vez, na tela do público - que inclui uma série de gritos, desmaios, choros de mulheres de todas as raças - modelos para nós de como devemos reagir. Não devemos nos sentir chocados ou perturbados ou ameaçados por um jovem sexy negro rasgando sua camisa aberta na frente de nós. Devemos pôr de lado os preconceitos racistas do passado e apenas apreciar aquele corpo bonito para a maravilha que é. E nós fizemos! Todos nós - negros, brancos, asiáticos, todas as raças. Ele reescreveu completamente a narrativa cultural. Tão importante quanto isso, ele revisou a resposta emocional de homens e mulheres que tinham uma narrativa cultural.

Joie: Concordo. E que também remonta ao que eu dizia há pouco sobre como costumava ter uma mensagem ou uma lição escondida em cada curta-metragem. E você acaba de referir, penso eu, o principal ensinamento de todas aquelas performances vídeos - romper com os preconceitos raciais e reescrever a narrativa cultural específica.
Você sabe, Willa, eu me pergunto, você acha que outros artistas - principalmente hoje em dia os artistas de música popular - nunca se concentram em como é a sua música e vídeos, ou mesmo a sua imagem, terá impacto não só em seu público, mas no mundo ao seu redor? Porque eu acho que Michael estava muito consciente disso e acredito que ele estava ativamente atento sobre isso, como você disse antes. Mas com um monte de artistas de hoje, eu não tenho essa sensação.

Willa: Oh, eu não sei. Eu acho que alguns artistas mais jovens são muito apaixonados por mudança social, quer explicitamente - como Will.i.am, nós podemos vídeo apoiar Barack Obama durante a última campanha presidencial - ou, mais sutilmente, como Lady Gaga Born This Way vídeo. Eu sei que você e eu discordamos sobre isso, mas eu a vejo o vídeo como um descendente direto de Can You Feel It, tanto visualmente e tematicamente. Ambos estão lutando às muitas manifestações de preconceito, mas enquanto Can You Feel It incide sobre o racismo, Born This Way se concentra sobre a homofobia e os preconceitos profundos em torno da sexualidade.
.
Joie: Bem, você está certa, nós não discordamos completamente sobre esse vídeo, e eu acho que eu andava à direita para que um. Mas deixando Lady Gaga e Will.i.am de lado, eu vejo um monte de artistas populares lá fora, agora que eu só não acho que eles dão qualquer pensamento real de como a música afeta o mundo. Eu não quero ofender ninguém, portanto, não vou apontar as mais óbvias que vêm à minha mente ... mas você entendeu o que estou dizendo, certo?

Willa: Acho que sim, mas você sabe muito mais sobre a música atual do que eu. Muito mais. Eu sou muito fora do circuito com isso. Mas os artistas desenvolvem ao longo do tempo, assim com os artistas jovens, principalmente, eu acho que eu gostaria de apenas esperar e ver o que acontece. Michael Jackson tornou-se mais abertamente político, ao longo do tempo, eles podem fazer isso também. E enquanto eu amo obras como Earth Song tem movimento e é significativo, ainda posso apreciar um bom desempenho como Rock With You apenas por sua música e sua voz e sua dança - e eu sei que você e eu concordamos sobre esse vídeo!

Joie: Oh homem, basta mencionar que o vídeo me distrai de maneiras que você não iria acreditar! O vídeo que me afeta dessa forma é Blood on the Dance Floor, mas eu estou ficando meio fora do tópico aqui!
Sabe outra coisa que eu amo sobre os vídeos ou filmes e desempenho de concertos é o rugido da multidão. É tão diferente de ver imagens de concertos real. Como em Another Part of Me, os tiros da multidão são muito mais francos e "reais" porque estamos assistindo a uma experiência real de um público verdadeiro de Michael Jackson no concerto. Nos outros três vídeos de desempenho-Give in to Me, Dirty Diana e Come Together - a experiência do público é muito menos autêntica, muito mais roteiro, mas todos são interessantes para o público fora da tela assistir. Mas o que todos esses quatro filmes concertos têm em comum é aquele rugido da multidão impressionante. Eu acho que é muito interessante que todos esses quatro vídeos terminam basicamente da mesma maneira. Não importa o que está acontecendo na tela, a uma multidão pode ser ouvida acima de tudo no final. A única exceção é Give in to Me quando o rugido da multidão desaparece no ritmo da percussão da música no final do vídeo .

Willa: Esse é um ponto interessante, e deixamos Give in to Me, com um sentimento muito diferente por causa disso, eu acho - uma espécie estranha e perturbadora em alguns aspectos. Você sabe, falar sobre o rugido da multidão, no final desses vídeos faz-me lembrar que Beat It termina da mesma maneira. Nós não tendemos a pensar Beat It como um filme-concerto, porque tem uma narrativa: ele conta uma história, e os apanhados na história, tendem a esquecer que é uma performance para uma audiência. Mas no final do vídeo, quando o conflito foi resolvido e todos os membros de gangues estão dançando, a câmera se move para trás e vemos que eles estão em um palco, e nós ouvimos um público torcendo e aplaudindo.

Joie: Isso é verdade, Willa. Eu não tinha pensado nisso mas, você está certo. Nós não vemos o público na tela, mas também o ouvimos muito próximo do final do vídeo. Realmente interessante perspectiva, não achas?

Willa: É muito interessante, eu acho, porque reformula o que acabamos de ver. Isto não era para ser interpretado como uma cena da vida real - uma crítica, má interpretação, muitas caiu quando o chamou de "ingênuo" e "irrealista" - mas com a performance, altera a forma como tendem a interpretá-la. A história que temos testemunhado não pretende ser visto como uma ação realista ou ao vivo, mas como uma história - um conto de moralidade - propositadamente criado para nós, e as pessoas que temos visto não são membros de gangues, mas dançarinos e artistas. Ao acabar com o vídeo desta forma com o público respondendo a sua performance, ele está enfatizando que esta é uma obra de arte e pedindo-nos para pensar nisso como uma obra de arte, com um propósito e uma mensagem, como você mencionou anteriormente.

Joie: Só que as pessoas que estamos assistindo são membros de gangues reais, não se esqueça disso.

Willa: Oh, isso é certo!

Joie: É verdade que houve cerca de 20 bailarinos profissionais, mas, muitos dos que figuram proeminentemente no vídeo, e certamente todos os extras no fundo assistindo a "luta" em curso, eram membros reais de ambos os Crips e os Bloods - dois infames, rivais de Los Angeles,as gangues de rua, e o vídeo foi rodado em locações no corredor da LA skid de autenticidade ainda mais. Assim, embora essa luta particular tenha sido uma "performance", criada propositadamente para nós, eram de certa forma, reencenando um conflito muito real de que essas duas gangues provavelmente tinham se empenhado por muitos e muitos anos. Acho realmente interessantes, como, talvez, que o conhecimento é parte da mensagem ou a lição escondida neste curta-metragem. Usando o barulho da platéia invisível no final, ele está nos forçando a ver isso como uma performance, como você diz. Mas ao usar os membros de gangues reais em seu habitat natural, por assim dizer, ele também está forçando-nos a perceber que esses tipos de conflitos realmente acontecem na "vida real" nas cidades e em todo o país.

Willa: Esse é um ponto excelente - é como se ele realmente moldasse algo na tela que ele gostaria de ver acontecer fora da tela, tanto para aqueles de nós assistir a este desempenho, bem como os membros da gangue que nele participam. Os membros de gangues realmente estavam trabalhando com membros de gangues opostas para criar este filme, para que promulguem a mensagem do filme em um outro nível.

Joie: Isso é realmente verdade, e essas duas gangues rivais, na verdade deram uma trégua temporária em seu conflito para que pudessem participar das filmagens deste vídeo.Na verdade, o diretor do vídeo, Bob Giraldi, uma vez disse em uma entrevista que ele pensou que a ideia de usar os membros de gangues reais era loucura, mas Michael foi inflexível sobre ela e estava sempre procurando formas de promover a paz. Assim, ele obviamente queria usar este curta-metragem para mostrar a esses membros de gangues que a luta não era a única maneira e que eles poderiam trabalhar juntos se eles realmente quisessem. Acho que isso foi genial.

Willa: É realmente, e eu particularmente sinto que depois de ler essa entrevista. Isso é fascinante. Eu não tinha lido isso antes, mas eu adorei a parte em que o entrevistador pergunta: "Como você lança os membros da gangue de verdade?" E Bob Giraldi diz:
“Foi Michael. Ele saiu e ele ficou 'em meio, eu acho, ao esquadrão da polícia de Los Angeles de gangues e ele convenceu-os que a presença da polícia era o suficiente, isso seria uma coisa inteligente e caridosa para fazer; levá-los lá para gostar um do outro e ficar com cada um por dois dias a fazendo o vídeo. Não gostei da ideia porque foi difícil o bastante, dirigir atores e bailarinos, deixe sozinho os capuzes.”

Você pode imaginar estar em apuros com o esquadrão da polícia de Los Angeles e quadrilhas e não saber o que vai acontecer a seguir, e depois ter alguém entrar e perguntar se você quer estar em um vídeo de Michael Jackson? Como surreal que seria isso? E também muito Michael Jackson no cenário tipo os membros da gangue jogando com atores que estão como membros de gangues. Vemos esses tipos engraçados de ciclo-de-laço reviravoltas ao longo de sua obra, especialmente com as noções de identidade. E também é muito comum para ele quebrar a ilusão de realidade, como ele faz no final de Beat It, e mostrar-nos que tudo foi uma performance.

Joie: Você está certo, Willa, isso é algo a ver com ele em mais de uma ocasião. E na próxima semana veremos mais alguns exemplos deste truque no seu trabalho.

Willa: Isso mesmo. Nós vamos continuar e ver como ele usa um público na tela em alguns de seus vídeos mais tarde. É um dispositivo narrativo que ele usa frequentemente em seu trabalho, como você diz, mas eu acho que é mais do que isso.Como podemos ver nestes vídeos com uma audiência na tela, seu trabalho não é apenas arte. É meta-arte. É arte sobre arte. Seu trabalho é muito auto-reflexivo - que é uma das coisas que é tão fascinante sobre isso - e através de seus vídeos, em especial, ele está falando sobre a função da arte e sua capacidade de influenciar uma audiência, e talvez levá-los ( nós) a ver as coisas de uma maneira diferente. Eu acredito que Michael Jackson não foi apenas a criação de arte, ele foi a criação de uma nova e poética arte, o que significa uma nova teoria da arte como um meio de alterar as percepções e trazer uma mudança social radical. E nós podemos vê-lo modelar este processo através de suas audiências na tela.


Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/03/15/i-always-feel-like-somebodys-watching-me-pt-1/

Tradução Fernanda Capucho
..................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeQua Abr 18, 2012 7:26 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Pr4

SEMPRE SINTO QUE ALGUÉM ESTÁ ME OBSERVANDO

Por: Joie e Willa
Parte: II

Joie:Na semana passada, iniciamos uma discussão sobre Michael e a frequente utilização do público na tela em muitas de seus curtas-metragens, e como ele usou esta audiência na tela para transmitir um certo humor ou comportamento exemplar no vídeo que ele quis que fôssemos - o público fora da tela - para emular. E durante a nossa discussão, Willa e eu estávamos surpresas ao descobrir que não havia tanto espaço para cobrir sobre este tema. Tanto é, de fato, que não teve escolha senão fazê-lo em dois posts.
Então, esta semana, queremos continuar pegando de onde paramos com a nossa conversa sobre como Michael muitas vezes quebra a ilusão da realidade em seus vídeos, Como salientamos ele fez no final de Beat It. Os dançarinos estão fazendo as suas coisas, enquanto os membros da gangue assistem e, em seguida, a câmera se move para trás para revelar que eles estão realmente em um palco e nós ouvimos o barulho do público na tela invisível, o que torna claro que esta tem sido uma performance.

Willa: É verdade, Joie, e ele fez isso muito em seu trabalho, mesmo quando não há uma audiência na tela. Ele gosta de desenhar-nos ,imergir-nos em uma história ou uma experiência - e, em seguida, lembrar-nos que é uma performance. Black or White pode ser o melhor exemplo. Ele está constantemente quebrando a ilusão da realidade em que o vídeo: após cena quase todo ele revela que ele está se apresentando em um palco. E no grande quebra no meio - antes da dança da pantera começar - ele roda para trás para mostrar-nos a equipe de filmagens, e o entrando na estrutura a conversar com a atriz que estava realizando para nós. Nunca é permitido esquecer que esta é uma performance.
Ele é ainda mais explícito, enfatizando que ele é um artista em Remember the Time. Na verdade, o enredo deste vídeo enfoca as interações entre um artista e seu público. Um casal real egípcio é entediado e ansioso para o entretenimento, mas eles são implacáveis em um juízo sobre aqueles que tentam agradá-los. Um artista pobre é decapitado e outro é jogado aos leões. Então, claramente, se você for para sobreviver como artista, você tem que agradar o seu público. Personagem de Michael Jackson consegue agradar a rainha - e como ele freqüentemente faz em seu trabalho, ele apresenta a relação entre ele e seu público, a rainha, como um caso de amor. Mas enquanto a rainha está satisfeita, o rei não está. Na verdade, ele se volta contra o personagem de Michael Jackson, precisamente porque a rainha está tão tomada com ele. Claramente, a vida de um artista não é fácil.

Joie: Isso é interessante, Willa. Eu nunca tinha realmente pensado sobre Remember the Time, em termos de uma audiência na tela, mas eu acho que ela se aplica. O rei e a rainha estão assistindo diversos artistas, procurando alguém para entretê-los, então eles são, na verdade o público aqui!

Willa: Eles realmente são, e eles não são um público muito carinhoso ou - pelo menos, não inteiramente. Seu relacionamento com esse público na tela é muito complicado, assim como sua relação com o público foi realmente complicado. Temos dois elementos diferentes do seu público - representado pelo rei e rainha - reagindo de maneiras muito diferentes de seu desempenho, e cada um é motivado por uma mistura complexa de emoções. A rainha está entediada e se apaixona por ele, simplesmente porque o seu desempenho a diverte, mas ela é caprichosa. Ela poderia facilmente mudar sua mente. O rei é inicialmente desenhado para sua atuação também, mas ele observa como a rainha está respondendo e se volta contra ele.
E, claro, algo muito semelhante aconteceu fora da tela com o público em geral. Michael Jackson apareceu pela primeira vez como este pacote bonitinho de cantar e dançar de energia com o Jackson 5, e um monte de gente se envolveu na delícia disso. E, então, sua fama cresceu e cresceu com Off the Wall e Thriller é claro, e um grande segmento da população tornou-se completamente apaixonada por ele - como a rainha faz. Mas ao mesmo tempo, Os críticos começaram a virar contra ele - tal como o rei - e os inimigos começaram a aparecer, juntamente com as pessoas que estavam demasiado frios para como alguém tão popular..
Eu não sei se você tem amigos como este, Joie, mas eu conheço pessoas que estão constantemente jorrando sobre alguns novos talentos escondidos, e, em seguida, voltam-se contra elas quando ficam muito popular. Tenho amigos que amava REM quando eles estavam tocando em clubes pequenos em Atenas, Georgia, mas perdeu o interesse assim que se tornou um grande nome. Eles amavam Bruce Springsteen quando ele era um garoto magricelo, de Nova Jersey, mas balançou a cabeça e disse que tinha "vendido" de alguma forma quando ele musculoso se tornou reconhecido como a voz da classe trabalhadora.

Joie: Sim, eu sei de pessoas assim. Um em particular que só amou a banda Journey, quando eles não eram muito bem sucedidos. Mas no momento em que contratou Steve Perry para ser seu vocalista e o grupo, de repente começou a transformar hits, ele não gosta mais deles. Eles eram muito populares, muito "comerciais". Eu não entendo nada disso.

Willa: Eu realmente não compreendo isso - artistas intérpretes ou executantes são tão talentosos depois de se tornarem populares como estavam antes - mas vejo esta mesma história jogando incessantemente: com Charlie Chaplin e Elvis e Barbra Streisand e os Beatles, e agora Justin Bieber.E vejo Michael Jackson explorar esse fenômeno em Remember the Time. Então, ele está fazendo algo um pouco diferente com a sua audiência na tela neste momento. Ele não está modelando como ele quer que nós a reagimos. Em vez disso, ele está refletindo nossas emoções de volta para nós por isso estamos obrigados a olhar para eles e pensar sobre eles, em algum nível da consciência.

Joie: Hmm. Eu nunca teria feito a esse respeito ou pensado nisso dessa forma. Mas, como eu disse, eu nunca tinha pensado sobre Remember the Time como tendo uma audiência na tela antes de agora, então, que realmente me andares. Você acabou de me dar toda uma nova maneira de pensar sobre este curta-metragem.
Mas, você sabe, há um par de outros vídeos que eu nunca pensei sobre como ter uma audiência na tela antes. Um deles é You Rock My World. Mas eu acho que você poderia dizer que os patronos do clube e os dirigentes do clube são a sua audiência. Afinal de contas, ele não tomá-la sobre si para subir no palco nesse vídeo. Eles não pediram que ele fizesse. Na verdade, os dirigentes dos clubes parecem que querem matá-lo no minuto em que entra no estabelecimento,não querem ele no palco. Mas ele chega lá em cima e dá uma performance improvisada de qualquer maneira.

Willa: Isso é interessante, Joie, e liga de volta para recordar o tempo em maneiras realmente interessantes. Eu não tinha pensado sobre esses dois vídeos juntos, como antes, mas existem alguns paralelos surpreendentes entre eles. Como falamos no ano passado, os gestores do clube e proprietário do clube no You Rock My World parecem representar os gestores e CEO da Sony, enquanto os fregueses e especialmente o interesse amoroso na mulher de vestido verde, parecem representar o público. E ambos os grupos estão observando como ele executa.
Assim, como em Remember the Time, ele tem uma audiência de separação. O interesse amoroso é atraído para o cantor, assim como a rainha no Remember the Time, e os dirigentes dos clubes se sentem muito ameaçados, assim como o rei. Os gestores do clube agem como se eles fossem proprietários dela, e quando vêem que ela está atraída por seu desempenho, eles começam o assédio moral,insultando-o, dizendo: "É isso? Isso é tudo que você tem? Isso não é nada. "Você não é nada." Vamos lá, homem grande, me mostre tudo que você tem”.O que destaca uma diferença importante entre estes dois vídeos. Enquanto o rei parece respeitar o seu talento, mesmo que estando ameaçado por ele, o dono do clube e dirigentes do clube não o fazem – o bastante para dizer que eles realmente representam a gestão da Sony naquela época.

Joie: Essas são esclarecedoras observações, Willa. Eu nunca tinha feito esses paralelos entre esses dois vídeos antes.

Willa: Eu não tinha tanto, até que você mencionou You Rock My World, enquanto Remember the Time ainda estava em minha mente. Mas eu posso ver agora o porque você lembrou um do outro, porque em termos de audiência na tela, eles realmente são muito semelhantes.

Joie: Sim, é interessante a forma como minha mente fez essa conexão em um nível subconsciente, não é? Você sabe, um outro vídeo que eu realmente nunca pensei em termos de uma audiência na tela antes de ler M Poetica e nossas conversas posteriores é The Way You Make Me Feel, mas você explica como o grupo de rapazes conversando na esquina da rua e até mesmo o grupo de meninas do outro lado da rua estão todos assistindo o protagonista, enquanto ele tenta obter o objeto de sua afeição para falar com ele. Todos eles se tornam seu público, bem como a sua torcida.

Willa: Oh, The Way You Make Me Feel é simplesmente fascinante para mim! Há tanta coisa acontecendo nesse vídeo. E você está certa, as pessoas na rua estão torcendo a maneira que ele corteja essa bela jovem, mas eles também o julgam. É muito interessante como ele define tudo isso. E, em seguida, uma vez que ele começa a se conectar com esta mulher e cuidar dela, fica desconfortável com todos aqueles olhos observando-o enquanto ele tenta desenvolver um relacionamento com ela. É tudo tão público, e ele quer um pouco de privacidade. Enquanto ele canta, "não é de ninguém, mas a minha e do meu bebê." Portanto, neste caso, ele inclui uma audiência na tela que executa várias funções diferentes, e um é para mostrar como intrusivo sente-se para ter uma audiência, quando você está querendo um momento privado.

Joie: Ele se sente muito intrusivo, às vezes, até mesmo para nós - o público fora da tela - como se vê-lo tentar conquistar a garota. Nós respiramos um pouco mais aliviados quando ele é finalmente capaz de manobrar para um patamar um pouco privado,para que eles possam se sentar e ficarem sozinhos. Mas é de curta duração, porque rapidamente ela foge dele novamente. E depois há a tensão que sentimos quando ele se junta a seus amigos nas sombras e faz essa dança muito primitiva para ela e há um pouco de estranheza, porque, novamente, ele não é tão privado, quanto ele realmente deveria ser.

Willa: Concordo - fiquei realmente com a sensação de que ele quer que o seu relacionamento com ela seja íntimo e privado, então ele desaparece. E então, quando ela começa a procurar por ele, que na tela o público não é apenas desagradável. É ameaçador.Vemos uma série de rostos masculinos olhando diretamente para nós - ele nos colocou em sua posição, assim nós estamos experimentando o que ela experimenta - e todos aqueles rostos masculinos estão olhando diretamente para nós.É muito inquietante, eu acho. Mesmo rosto do policial é ameaçador.

Joie: E então nós - o público fora da tela – damos um suspiro coletivo de alívio no final, quando ela o envolve em seus braços.

Willa: Exatamente. E eu acho importante que o público esteja na tela.
Joie: Oh, eu nunca fiz essa conexão antes. Você está certa! Este é um uso muito interessante da audiência na tela, eu acho, porque ele está usando-os para alimentar a tensão ao longo do filme.

Willa: Oh, eu gosto disso! Eu não tinha pensado nisso exatamente dessa forma, Joie, mas acho que você tem razão - eu acho que o público na tela "alimenta a tensão" no vídeo.

Joie: Por contraste, em outro curta-metragem, Say, Say, Say, com Paul McCartney, ele usa a audiência na tela de maneira oposta - para promover um sentimento de alegria.
Neste vídeo, há vários casos diferentes de uma audiência na tela e cada um deles, promove este sentimento de boa vontade ou alegria. A primeira é a multidão de espectadores que são, óbviamente, enganados pela porção milagrosa "Mac e Jack". Só que eles não sabem que estão sendo enganados, por isso o que eles sentem é felicidade e animação sobre este novo produto. O público da segunda tela , vemos que é o grupo de crianças e funcionários do orfanato que se beneficiam do esquema fraudulento que poção milagrosa. Nossos personagens principais saltar para fora do caminhão e "Mac" e sua esposa - os adultos, cuidando dos negócios - entregam o dinheiro aos trabalhadores do orfanato, enquanto o "Jack" - personagem de Michael - imediatamente reúne até os filhos, pois eles seguem-no, tão logo ele pula fora do caminhão, como se ele fosse o flautista. Os trabalhadores estão satisfeitos com o dinheiro, é claro, enquanto as crianças estão encantadas com a presença de "Jack" , ele os diverte, equilibrando-se em cima do muro, dançando para eles. No final de sua curta exibição para as crianças, ele ainda leva um arco - para salientar que era uma performance.Em seguida, eles saltam de volta para o caminhão tão rapidamente quanto eles chegam e seguir em frente.
A audiência na tela final, vemos neste vídeo a multidão sentada no salão, observando o "Mac e Jack" Mostrar Vaudeville. Esse show é repleto de diversão e humor tal que a multidão que assistia não pode ajudar, mas se divertem com suas palhaçadas e nós - o público fora da tela - do mesmo modo, não podemos deixar de sorrir quando assistimos a tudo isso.

Willa: Uau, Joie, eu não tinha pensado em todos os públicos diferentes, mas você está certa, e os artistas modificam o seu desempenho para cada audiência. Com as pessoas da cidade no início, eles são principalmente vigaristas - colocam uma performance para fraudar seu dinheiro. Com as crianças, é o desempenho puro, o puro prazer de entretenimento. E com a multidão Vaudeville no final, é uma mistura - eles estão no palco, mas eles ainda estão apresentados como vendedores ambulantes e vigaristas. Quando a polícia chega e eles observam, começam um pequeno incêndio como uma distração para fugir pelos fundos.
Joie: Isso é verdade, nunca esqueçamos que é uma pequena faixa de artistas que necessitam manter-se em movimento.
Willa: Eles realmente são. Eles estão enganando o público, bem como entretendo-lhes. E essa idéia do performer,como um tipo de vendedor ambulante, isso me fez pensar sobre Who Is It novamente. Visto que falamos à duas semanas atrás, em que o filme parece um paralelo com as experiências de uma garota chamada de alto custo e vigarista com a sua vida como artista, e nós definitivamente vemos que há um paralelo aqui também - o artista é retratado como uma espécie de traficante e vigarista. E ele transmite essa idéia através da audiência na tela.
E depois há Ghosts. Esse é um filme tão incrível, de muitas formas, e a audiência na tela é o centro absoluto do filme. É muito psicológico, e para mim, o conflito central do filme está realmente acontecendo dentro da cabeça do público na tela.

Joie: Eu concordo, é psicológico, mas eu não acho que isso está acontecendo dentro de suas cabeças. Eu acho que é real para eles, eles realmente estão vendo esses fantasmas escalando as paredes e dançando no teto e o prefeito que realmente está temporariamente possuído pelo e então corre aos gritos por uma janela quando ele acaba não aguentando aquela situação por mais tempo.
Willa: Oh, eu entendo que você está dizendo. Eu não me expliquei muito bem - não foi o que eu quis dizer. Concordo que os fantasmas "realmente" estão lá, e os moradores estão realmente vendo. O que eu quis dizer foi que, em um monte de filmes, a trama centra-se em algum tipo de conflito externo, como atravessar uma tundra gelada com cães de trenó, ou retirar um assalto a banco, ou lutar contra o império do mal, ou algo parecido. Mas neste filme, há muito pouco acontecendo nesse sentido. Um grupo de pessoas ficam em uma sala e olham para o outro. Que tipo de enredo é esse?
Mas há realmente muita coisa acontecendo neste filme. É que o conflito é todo no interior - o conflito está dentro das mentes dos moradores – e a resolução desse conflito está ocorrendo dentro de suas mentes também. Não existem cães de trenó, mas este filme traça um caminho tão difícil em alguns aspectos. Ela começa com um grupo de moradores assustados com tochas ardentes invadindo a casa de um artista, o Maestro. Os moradores são de um lugar chamado Vale do normal, e eles estão com medo do Maestro, porque ele não se encaixa a sua definição de "normal". E eles querem levá-lo para fora da cidade por causa desse medo.
Assim, o enredo do filme traça as tentativas do Maestro para mudar seus pensamentos e sentimentos sobre ele. E ele consegue, mas ele faz isso de uma maneira interessante. Ele não assegura-lhe que ele é normal e realmente é um deles.Exatamente o oposto. Ele responde, tornando-se ainda mais bizarro e, em seguida, altera a sua resposta emocional às coisas que não são normais - que parecem diferente ou estranho ou bizarro para eles.
Eu tenho que dizer, tudo sobre este filme me fascina: como ele representa a sua viagem psicológica, como ele faz, como ele resolve os problemas - mas não completamente ,no final ainda há muita incerteza, mesmo no final. E a audiência na tela é essencial para tudo isso. E nós, como um público fora da tela estamos assistindo eles e acompanhamos seus processos de pensamento, como eles tomam esta jornada psicológica assim, de certa forma, começamos essa jornada psicológica com eles. É simplesmente fascinante para mim.

Joie: Oh, eu vejo o que você está dizendo. E você está certa, a audiência na tela é totalmente fundamental para o filme. A melhor audiência na tela é a do vídeo de One More Chance, que discutimos longamente em queda. Esse vídeo realmente coloca a presença do público na tela para uso interessante, colocando-os no palco enquanto ele suplica com eles por apenas "mais uma chance ao amor”.Como assinalou na discussão, no final do vídeo, ele deixa a sala, mas o público ainda está no palco. Esse visual sugere para o público fora da tela que não há mais nada para ele fazer agora. Seu trabalho está feito e cabe a nós agora sua continuação. Nós somos os únicos que têm que continuar na sua ausência e fazer o que podemos para preservar seu legado e ajudar a "fazer esses mistérios se desdobrarem".
Você sabe, Willa, o fato de que este acabou por ser seu último vídeo-clipe é realmente um tipo de agridoce para entendermos o propósito da audiência na tela e a cena final do curta-metragem. Torna-se muito emocional para mim, pessoalmente.

Willa: Eu sei exatamente o que você quer dizer, Joie. É emocionante para mim também, mas é também muito motivador. "Bittersweet" é uma boa descrição.
Estou realmente empenhada em mudar a conversa sobre Michael Jackson, e às vezes eu fico sobrecarregada pela enormidade da tarefa. É como tentar empurrar a água a montante com as mãos. Este rio de comentários negativos vai todo fluindo na direção oposta, e como, como podemos lutar contra tudo isso? Mas eu honestamente acredito que, com todos nós trabalhando juntos, podemos começar a canalizar a água em uma direção diferente. Eu já sinto uma grande mudança acontecendo, e eu estou tão inspirada ao ver todas essas pessoas diferentes ao redor do mundo trabalhando duro para fazer a diferença. E eu estou inspirada por você, Joie. Eu estou tão impressionada com todo o trabalho que você fez por tantos anos. Você realmente guardou a fé há muito tempo. E eu estou motivada pelo vídeo One More Chance também. Quando eu desanimo, eu o vejo e penso, ele deixou a sala, mas fez. Nós ainda estamos aqui. Cabe a nós agora.

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/03/21/i-always-feel-like-somebodys-watching-me-pt-2/

Tradução: Fernanda Capucho / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 9:49 am

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 530036_371581132886032_100001024443618_1213600_450967376_n%2520%255B1600x1200%255D

ELE É UMA MÁQUINA DE DANÇA

Por Willa e Joie

Joie: Willa, na semana passada falamos sobre Ghosts o curta-metragem e isso me fez pensar sobre a sequência de dança nesse vídeo. Você sabe, por tantos anos, o nome de Michael tem sido sinônimo de dança, e ele tem sido reconhecido como um dos maiores bailarinos do nosso tempo. Acredito que teríamos que procurar por muito tempo para encontrar alguém - qualquer um - que terá problema com essa afirmação. Mesmo pessoas que não se consideram fãs parecem não ter nenhuma dificuldade de admitir isso. Na verdade, ele foi a primeira figura do mundo do rock'n roll a ser introduzido no Hall prestigiado National Dance of Fame em 2010.

Willa: Sério? Como você sabe tudo isso, Joie? Você é simplesmente fantástica. Mas, eu não sabia sobre isso. Isso é impressionante. Joie: Sim, é realmente impressionante. Especialmente porque a honra é geralmente reservada para os bailarinos de formação clássica do mundo do balé e dança moderna. A lista de homenageados inclui nomes como George Balanchine, Martha Graham e Bronislava Nijinska, assim como Fred Astaire e Bill "Bojangles" Robinson.

Eu acho que umas das razões de tantas pessoas reconhecem seu talento de dança é porque ele sempre usou seus curtas-metragens para mostrar essa habilidade incrível, e eu realmente amo a grande seqüência de dança no filme Ghosts curta metragem. Mesmo sendo o enredo e o diálogo que realmente conduzem este vídeo, a seqüência de dança, para mim, é realmente muito importante. Desde o início, onde ele introduz os moradores invadindo a sua "família" de fantasmas, à acusação muito ameaçadora contra o Prefeito, à celebração quase angelical, onde os fantasmas flutuam no teto em reverência. Eu acho que é uma das seqüências de dança mais complexas que já vi em um vídeo de Michael Jackson e eu adoro a forma como ele usou a música de fundo para classificar a mudança do clima da dança por toda parte - do entretenimento alegre circense, para muito ameaçador, a quase etéreo. É simplesmente muito divertido se sentar e assistir, eu adoro assistir este vídeo e realmente mergulhar nele.

Willa: Oh, eu concordo! As seqüências de danças são fascinantes e você está certa - eles realmente nos impulsionam através de uma ampla gama de emoções. Eu gostaria de saber mais sobre a dança que eu pudesse ser mais consciente do que está acontecendo e ter uma melhor compreensão do que ele está fazendo e por quê. Ele tinha três coreógrafos, incluindo Travis Payne, trabalhando com ele e os demais dançarinos neste filme, mas os créditos dizem: "Todas as seqüências de dança Idealizado e encenado por Michael Jackson." E você pode definitivamente sentir a sua visão orientadora nessas seqüências de danças - eles incorporam através do movimento físico alguns dos temas centrais do filme. E essa primeira dança, com todos os fantasmas e monstros dançando atrás dele, parece tão diferente de qualquer outra seqüência de dança ele já fez.

Você sabe, ele realmente gostava de desenvolver cada dança para que se encaixem precisamente no que ele estava tentando transmitir naquele pedaço particular. Em uma entrevista a MTV de 1999, ele descreveu como ele e Michael Peters coreografaram a seqüência de dança grande com os zumbis em Thriller.



“Foi uma coisa delicada para se trabalhar”, ele diz, porque os zumbis se moviam de tal maneira dura,pouco natural - eles tinham uma braçadeira ao redor de suas pernas e os mortos vivos mal podiam andar.Como diz, “eu me lembro que minha abordagem inicial foi, como você faz zumbis e monstros dançarem sem que seja cômico?” Ele explicou que esse é um problema de imaginação colocando-se no corpo de um zumbi e trabalhando com ele dessa maneira.Como ele diz, "eu entrei no quarto com Michael Peters, e eu e ele juntos imaginamos como esses zumbis deveriam se mover."

E eles resolveram o problema de forma brilhante. Quando você assiste a seqüência de dança grande em Thriller, se sente tão bem que nem sequer pensa sobre o quão difícil deve ter sido para coreografar uma dança para as pernas dos morto-vivos. Ele e os outros zumbis realmente se movem, por isso é divertido de assistir, mas existem alguns gestos característicos que vividamente transmitem a idéia de que estes são rígidos, cadáver-como corpos.

Joie: E, você sabe, não é algo que a maioria das pessoas iria pensar. Mas a pergunta, "como você faz dançar zumbis, sem que seja cômico," é realmente o que fez dele um talento tão brilhante - essa atenção ao detalhe é incrível. Ele aproximou tudo o que fez com a mesma atenção obsessiva aos detalhes. É realmente impressionante pensar! Eu adoro quando ele diz que foi mais longe a ponto de aparecer para os ensaios com Michael Peters usando maquiagem de monstro, a fim de entrar no personagem, para torná-lo mais fácil de imaginar como estas criaturas morto-vivas se movem e dançam. Essa dedicação aos detalhes é fundamental.

Willa: Eu concordo. Eu acho que são detalhes sutis, como que, juntamente com a capacidade de imaginação colocar-se no espaço físico e emocional de seu personagem, que define os grandes bailarinos, grandes atores, grandes artistas. Lembro de ter lido um artigo uma vez sobre Baryshnikov, quando ele era muito jovem. Ele estava dançando no papel de um brinquedo, acho que era que vem à vida, mas ele estava agindo apático no palco. Seu instrutor parou a música e perguntou se havia algo de errado, e ele disse que não, ele simplesmente não tinha vindo à vida ainda. Eu amo isso! Ele foi se arrastando no palco, porque ele estava completamente imerso nesse papel e imaginando como seria para habitar um corpo de madeira mecânica e que ainda não têm um corpo vivo. Como seus braços e pernas se movem se não estavam vivos ainda? Michael Jackson teve que mesma capacidade de imaginação de realmente habitar um personagem e se mover de uma maneira que sugeria que ele realmente era um zumbi ou um gangster ou um prefeito forçado a dançar contra a sua vontade.

Michael Jackson teve mesmo a capacidade imaginativa para realmente habitar um personagem e se mover de uma maneira que sugeria que ele realmente era um zumbi ou um gangster ou um prefeito forçado a dançar contra a sua vontade. Ele descreveu a dança como o prefeito em "The Making of Ghosts", cerca de 6 minutos e meio de:

Joie: Você sabe que eu adoro esse clipe, Willa, E o fato que, mesmo ele sendo entrevistado sobre o seu novo vídeo, ele fica completamente no personagem por causa de toda a maquiagem e conduz a entrevista como o prefeito - com a voz , a atitude e tudo! Tão engraçado.

Willa: Eu amo isso! E então ele começa a se sacudir e movimentar-se, e ele realmente sente como se algo dentro dele está puxando os seus músculos e obrigando-o a dançar. E então ele realmente fica dentro dele e começa a dançar, mas ainda há resistência do prefeito com a dança. É simplesmente fantástico ouvi-lo falar do que está acontecendo e como ele faz isso, e tão divertido vê-lo retirá-la. Eu vejo algo semelhante, mas um acontecimento um pouco mais complicado na seqüência da grande dança em Ghosts. Ele está criando uma dança que seja apropriada para esses personagens - para fantasmas e carniçais - mas ele também está criando uma dança que realiza uma função importante temática evocando o grotesco. Ele sugere o grotesco de muitas maneiras diferentes ao longo de Ghosts: nas contorções do seu rosto quando ele confronta os moradores, no bobo rindo com o seu chapéu de três pontas a balançar, nos carniçais irreverentes que desafiam o prefeito, no de cabeça para baixo dançando no teto. E ele evoca também através dos passos de dança em si.Há muitas pernas abertas, e estes da aranha-como skittery saltos e movimentos de cascavel que nunca o vi fazer antes.

Joie: Você está certo, há muitos movimentos realmente diferentes, ameaçadores, até mesmo quase sinistro presente. Em Thriller, embora eles estivessem retratando zumbis morto-vivos dançantes, a sensação da dança ainda era tipo alegre, de terror suave. Mas em Ghosts, a seqüência da dança toda parece muito mais sombria e assustadora por causa da coreografia original.

Willa: Eu não tinha pensado nisso, mas é meio perturbadora, não é só porque ela é tão diferente de qualquer dança que eu possa pensar. Não me lembro de ter visto um dançarino mover seu corpo assim dessa maneira antes. E você sabe, quando você vê pessoas de todo o mundo fazendo muitos movimentos de dança distintas de Michael Jackson, você não vê-los fazendo os movimentos das pernas inclinadas de Ghosts .Eu nunca vi esses movimentos fora deste filme,talvez seja também porque eles são tão enervantemente diferentes.

Há tanta coisa acontecendo neste filme, e nas seqüências de dança, e há alguns gestos sutis que realmente transpõem em mim de maneiras interessantes. Por exemplo, ele começa a seqüência da primeira dança, chamando todos esses fantasmas para dançar com ele e depois limpa a costas da mão na boca. Ele usa esse mesmo gesto em Bad depois de chamar os membros de uma gangue imaginário / artistas para apoiá-lo na seqüência da grande dança. E o Macaulay Culkin no personagem faz a mesma coisa na introdução ao Black or White, pouco antes da detonação da guitarra elétrica tão forte que ele manda seu pai voando de volta para a África e as origens da música e da dança.

Esse pequeno gesto parece levar o mesmo significado em todos os três casos. Em todos os três, um valor bastante impotente solitário é confrontado com a ameaça de violência, e em todos os três, ele se levanta para essa ameaça e combate ele com a arte: com música e dança.É quase como se Michael Jackson está criando seu próprio vocabulário de gestos, por isso, quando vemos que ele limpa a boca com as costas da mão no Ghosts, sentimos ecos desses filmes anteriores e sabemos o que está por vir.

“Joie”. “Seu próprio vocabulário de gestos” Eu gosto disso!

Willa: Você sabe o que quero dizer, certo? É tão fascinante para mim que ele está fazendo - como ele usa gestos sutis como que para significar um conceito muito específico, mas de uma forma silenciosa. Ele faz algo semelhante para começar a dança do esqueleto. Como estávamos falando na semana passada, os moradores têm muitos conflitos de sentimentos sobre o Maestro - eles não têm certeza se pode confiar nele ou não - então ele reflete isso de volta para eles, tornando-se desconhecido, um esqueleto, mas, em seguida, dança de uma maneira muito divertida, familiar e que os atrai para ele.

Curiosamente, ele começa a dança do esqueleto erguendo a cabeça no ombro direito - e isso é exatamente como ele começou a dança dos zumbis no Thriller. E ele está lidando com uma situação semelhante em ambos os filmes. Em Thriller, ele está tratando as pessoas dos sentimentos muito conflitantes sobre ele como nosso primeiro ídolo adolescente negro. Os Estados Unidos era e é um país racista com tabus opressivos contra relações inter-raciais - especialmente no início de 1980, quando foi feito Thriller - e de repente milhões de adolescentes de todas as raças estavam desmaiando em seus concertos e afirmando que ele era sexualmente desejável. Então, ele estava realmente contra esses tabus, e um monte de gente se sentiu muito incerto sobre isso. Ele respondeu a esses conflitos de emoções, assim como ele faz em Ghosts: ele torna-se estranho - um zumbi - então ele reflete essas emoções de volta para nós, mas depois dança de uma forma que é inequivocamente de Michael Jackson e nos atrai para ele.

Joie: Ok, você tem oficialmente me fundido aqui! Eu nunca fiz essa conexão entre a dança esquelética em Ghosts e a dança de zumbis no Thriller antes. Mas você está certa, ele não começa ambas as dança da mesma maneira, a fim de nos lembrar que ele ainda é a mesma pessoa. Wow!

Willa: Não é fascinante? Ele apenas bate-me, uma e outra vez - ele é apenas incrivelmente brilhante. Toda vez que eu vivencio o seu trabalho, sinto-me maravilhada com tudo de novo.

Joie: Willa, que é uma declaração que eu acho que muitos de nós podemos concordar. Isso sempre surpreende-me, não importa quantas vezes eu ouço a sua música ou assisto a um de seus curtas-metragens ou assistir a um concerto, eu sempre descubro algo novo que eu nunca tinha ouvido ou experimentado antes. É simplesmente fantástico para mim.

Willa: Oh, eu sei! E é tão interessante para mim como ele transmitiu significado através de tantos caminhos diferentes simultaneamente. Por exemplo, ele transmite muito através desse gesto de sacudir o ombro direito ou limpando a boca com as costas da sua mão, e mais importante, esses gestos são - verbal. Eu me pergunto se essa é uma razão pela sua obra ser tão popular em todo o mundo - porque mesmo se você não fala Inglês e não conseguia entender as letras, você ainda poderia compreender as idéias centrais, porque ele foi capaz de transmitir significado de outras tantas maneiras.

E não apenas usou gesto para transmitir conceitos e emoções. Ele usou para transmitir detalhes da personalidade, bem que trouxe seus personagens vividamente para a vida. Em um comentário maravilhoso que Nina postou algumas semanas atrás, ela descreve como ele foi capaz de "desenhar um personagem" através de alguns gestos sutis:


Como alguns dos artistas mais qualificados / draftspeople
poderia esboçar um personagem em uma atitude ou pose com
apenas algumas linhas simples - para que nós nos tornamos a
par de uma essência de comportamento da figura e personalidade -
Michael poderia realizava tal personagem "esboçado" através
do movimento sozinho.É economia gestual no seu melhor ...
você pode reconhecer o "caráter" de uma só vez.

Nina continua a dizer,

Ele pode atingir a atitude de uma espécie de sujeito
fraudulento que executa um pente pelos cabelos em "Billie Jean",
um gangster na "Smooth Criminal", e um [gangster] diferente em
"You Rock My World", e assim por diante. Cada um desses
personagens é composto de alguns elementos básicos que são
familiares em todo o seu repertório.Mas esses elementos são
reorganizados e seqüenciados de uma maneira diferente para
cada "número", com variações ao longo.Não é de admirar que,
em mímica, ele estava indo para executar com Marcel Marceau.
E no estudo de filmes, que eu considero um estilo
distinto de Michael que corre todo o corpo de trabalhar a
marca de um "autor".

Descrições de Nina de sua "economia gestual" é tão interessante, e eu concordo absolutamente com a sua capacidade ao "esboçar um personagem... com apenas algumas linhas simples," de modo à "essência" do personagem que ganha vida por nós. Assim, em Ghosts, por exemplo, ele não está apenas realizando a dança de um prefeito genérico forçado a agir contra sua vontade. Ele está se apresentando como prefeito com uma personalidade distinta e desejos específicos e preconceitos e crenças, incluindo uma necessidade desesperada de estar no controle em todos os momentos. E essas características individualizantes são transmitidas a nós através de gestos simples, como esse gesto brusco com as mãos quando o seu corpo começa a se mover. Ele está perdendo o controle das pernas e seus quadris enquanto o seu corpo começa a dançar, mas ele está tentando tranquilizar os habitante que ele ainda está no controle - da situação, do Maestro, entre elas, de seu próprio corpo.

Joie: Willa, eu amo o comentário que você usou de Nina. Concordo com o que ela diz sobre os "elementos que estão sendo reorganizados e seqüenciados de uma maneira diferente para cada número." Isso é realmente verdade e podemos ver isso em vários espectáculos ao longo de sua carreira. Um dos meus favoritos absolutos é o 1995 MTV Video Music Awards desempenho. Seu número inteiro de abertura é incrível. Ele realiza um medley de “Don't Stop", "The Way You Make Me Feel", "Scream", "Beat It", "Black or White" e "Billie Jean", com uma pequena ajuda de seu amigo, slash.

Mas é a versão de corpo inteiro do "Dangerous", que realmente faz do desempenho algo especial. Ele nem está cantando ao vivo aqui, mas, você rapidamente perdoa e esquece sobre isso, porque a dança é tão espetacular! Mesmo agora, quase 20 anos depois, eu não posso vê-lo sem ficar arrepiada. A maneira como ele movimenta é totalmente além de qualquer outra pessoa, é como se ele fosse feito de borracha.Seu corpo dobra-se e se torce, ele se move de uma maneiras que as pessoas normais não fazem. Houve, e eu tenho certeza que continuará a ter, muitos imitadores, mas, o simples fato é que ninguém se movimenta como ele! Slash uma vez fez esta observação:

“A coisa sobre Michael é que ele é mãos para baixo um dos”.
maiores profissionais, artistas mais talentosos que eu já trabalhei.
Todo o alvoroço do lado, no que diz respeito resume a isso,
você pode ter 60 dançarinos coreografadando lá em cima e você
percebe qual deles é Michael. "

Eu adoro esta citação porque Slash está absolutamente certo, você sempre pode escolher Michael quando ele está no palco com outros cantores e bailarinos. Ele se movimenta de forma diferente de qualquer um. E eu particularmente adoro esta citação, que veio de Slash - alguém que você normalmente não acha que iria prestar atenção para a dança sabe?

Willa: E o que ele diz é absolutamente verdadeiro. Quando Michael Jackson está dançando com um grupo, você simplesmente não consegue tirar os olhos dele. Mesmo no grupo de dança na The Way You Make Me Feel quando tudo que você pode ver são silhuetas dos bailarinos, você percebe qual deles é ele e você não pode deixar de vê-lo.

E, claro, ele também recebeu elogios de profissionais atentos a dança - pessoas como Fred Astaire, Gene Kelly, Debbie Allen, Michael Flatley , como Jacksonaktak observou em um comentário há alguns meses atrás. Eu adoro esta citação, ela citou a partir de Baryshnikov, dizendo:

O que Baryshnikov lembra mais sobre Jackson, disse ele, era “...
sua caminhada simples, saltitante pelo palco, que era
mais bonito e cativante, balançando os quadris, chutando o
calcanhar para a frente.Isso para mim é o que ele era:
a confiança superior em seu corpo como um dançarino.
Você gostaria de dizer: 'Uau, esse cara, o que é um gato,.
Ele pode realmente se mover a sua própria “maneira”.

Assim que eu li isso, eu pude imaginar tão bem "a caminhada, simples saltitante”. Eu amo essa caminhada, e é tão distintamente Michael Jackson. Nós vemos trechos da mesma em todo o medley MTV que você ama tanto, Joie. Ele também executa como o esqueleto em Ghosts, e até mesmo como um esqueleto, é tão distintamente ele. É tão alegre e despreocupado, e como Baryshnikov diz, reflete "a confiança superior no seu corpo como um dançarino."

Joie: Sim, isso é uma grande citação de Baryshnikov e, você está certo. Ele recebeu uma grande quantidade de elogios de muitos na comunidade da dança. Do aclamado e considerado caminho para o principiante apenas tentando travar uma ruptura - como todos os jovens bailarinos no início do filme This Is It.Você sabe, durante uma entrevista sobre The Making of Thriller, de Michael Peters fala sobre como Michael nunca tinha tido uma aula de dança formal em sua vida e ainda assim, lá estava ele nos ensaios de dança com todos esses bailarinos de formação clássica que vinham estudando dança durante anos, e ele não estava simplesmente segurando seu próprio com eles, mas ele estava realmente no limite dançando eles."É algo com que nascemos", disse Peters."Esta apenas nele."

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/04/18/hes-a-dancing-machine/

Tradução: AnaMJ / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
......................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 8:18 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 360

MICHAEL JACKSON ERA NEGRO O SUFICIENTE?

Por Joie e Willa

Willa: Esta semana Joie e eu queríamos dançar com um daqueles elefantes na sala e abordar a crítica recorrente de que Michael Jackson não era negro o suficiente. Nós não estamos falando sobre a cor da pele "negro o suficiente".. Estamos falando sobre as críticas que começaram lá atrás nos anos 1970 e 80, quando os críticos olhavam para seus mocassins e sua personalidade pública e diziam que ele não estava fazendo o suficiente para abraçar sua herança negra.

Joie: OK, isto é difícil para mim. Não porque eu não saiba onde está essa questão, mas, porque esta questão faz-me um pouco irritada por um par de razões. Uma delas é que é uma questão que tem sido feita para mim em mais de uma ocasião. Eu tive uma educação muito de classe média e as escolas que eu fui na década de 1970 e 80 eram uma mistura muito boa de negros e brancos. Mas porque eu não quis estritamente sair apenas com as outras crianças negras e em vez disso tinha muitos amigos que eram brancos, de repente eu estava tentando ser uma garota branca. E essa crítica não veio apenas a partir de outras crianças negras, mas de um de meus próprios irmãos também. Não importa o fato de que eu tinha mais em comum com as crianças que eu escolhi para sair do que eu fiz com as crianças que se parecia comigo. Isso, aparentemente, não era o ponto. Mas aqui está a coisa ... Eu ainda não estou realmente certa do que é o ponto, e eu acredito que ninguém mais sabe também.
Meu sobrinho, que eu adoro, recém-formado pela Faculdade Morehouse. É um negro de tudo, todo o campus do sexo masculino (sua contraparte feminina, Spelman, fica do outro lado da rua). Perguntei-lhe o que pensava deste "negro o suficiente" pergunta e eu tenho que admitir que fiquei um pouco triste com a sua resposta. Entristecido, porque ele disse que mesmo em um campus de tudo negro, havia rapazes que tiveram de suportar esta mesma crítica - seja devido à forma como se vestiam (como roupas embutidos em vez de cabelo folgado ou relaxado ao invés de natural) ou com quem eles namoravam (namoradas brancas em vez de negras). Bem, por esse padrão, não há qualquer número de pessoas negras lá fora - tanto masculino quanto feminino (eu estou incluída) que não são apenas negro o suficiente! Porque, oh porque não alguém saberá dizer-me que por relaxar meu cabelo e entrando num casamento entre pessoas inter-racial que eu estava vendendo a minha raça! Oh vergonha!! Acho que uma coisa boa é que eu sou uma firme crente que todos nós derivamos de mesma raça - a humana!

Willa: Joie, essa frase, "Eu ainda não estou realmente certa do que é o ponto e eu acredito que ninguém mais sabe também", realmente me chamou a atenção. Porque o que é exatamente a questão subjacente aqui? Eu entendo o medo do patrimônio cultural de um grupo ser perdido. Eu realmente entendo. A avó de meu avô era Potawatomi, mas com exceção de alguns poucos quadrados quilos que fizeram juntos, quando ele era uma criança e uma fotografia em sépia de idade, eu não tenho acesso à minha tataravó ou a essa cultura. Isso é tudo completamente perdido para mim. Se eu estou preenchendo um formulário, tenho que verificar uma caixa para me identificar, eu verifico Branco. Mesmo se eu tenho permissão para verificar mais de uma caixa, eu ainda só verifico Branco. Sou geneticamente Potawatomi pouco, mas culturalmente não sou, e ele iria se sentir presunçoso com relação a mim para reivindicar uma conexão a uma herança, não sei nada sobre. Eu realmente lamento que esse patrimônio foi perdido para mim, mas neste momento ele tem.
Ao mesmo tempo, acho que é muito preocupante, quando os comentadores, comentaristas especialmente brancos, criticam Michael Jackson ou o presidente Barack Obama ou qualquer figura pública negra por supostamente não abraçar uma identidade mais tradicional negra. Por um lado, ele assume que há apenas uma definição de negro e que todo aquele que é negro deve se conformar em ser. Eu sei que se eu fosse fazer compras no supermercado com jeans e uma t-shirt e um homem viesse até mim e me dissesse que eu precisava abraçar a minha feminilidade, eu ficaria bastante surpresa por ele - e um pouco ofendida, francamente . Que direito ele tem de impor as suas ideias sobre o que é feminino em mim? Eu tenho que decidir por mim mesmo o que é feminino e o que não é, e se houver ou não eu ainda quero ser feminina, o que isso significa, e eu acho que a maioria das pessoas concorda comigo.
Mas de alguma forma é OK para comentaristas brancos para impor a sua definição do que é negro para Michael Jackson. E geralmente quando dizem isso, não sinto que eles estão expressando preocupação com a cultura negra. Parece um colocar para baixo, de um tipo muito manipulador e traiçoeiro.

Joie: Isso é porque é um colocar para baixo. Mas aqui está o que realmente me incomoda sobre este problema, Willa, e é algo que você acabou de tocar por diante. E eu gostaria que todos aqueles que fazem a crítica, que realmente prestasse atenção para entender isso: o que é uma "identidade tradicional negra?" Porque a verdade é que qualquer que seja a sua resposta é que a questão será sem dúvida um estereótipo. Não existe tal coisa como uma "identidade tradicional negra." Há tantos tipos diferentes", de pessoas negras como existem tons de negro diferentes. Nós viemos de todas as esferas da vida, de todas as origens sociais e econômicas, ao contrário do que a mídia quer fazer crer! E por que é que se eu estou ouvindo música Rap e falando na gíria, que é OK, mas se estou ouvindo heavy metal e fala articulada, então eu perdi contato com minha herança? Nas palavras de meu sobrinho ....porque nós estamos permitindo que a cultura pop vá para a vara de medição pelo qual nós decidimos quem é "negro o suficiente?"Para ser realmente negra, você tem que usar certas roupas e ouvir música / canto certo e as pessoas sejam de uma determinada data e falam de uma determinada maneira? Isso é simplesmente ridículo. E essa linha de pensamento que insiste em todos os negros devem estar em conformidade com um certo estereótipo que é, de certa forma, sua própria estranha forma interna, auto-impostas pelo racismo. Eu não entendo esse pensamento. Quero dizer, se todas as pessoas negras passaram pela vida tendo essa visão no coração, quanta beleza e a maravilha seria o mundo privado por causa disso? Haveria mesmo um Michael Jackson para se discutir, então?
Então, eu acho que eu estou tentando dizer é, SIM! Michael Jackson era muito negro o suficiente. E assim são Darius Rucker e Charlie Pride, para essa matéria! Quem disse que música tem que ser codificada por cores? Quem disse que as nossas figuras públicas negras devem se encaixar em algum buraco pombo imaginário estereotipado, a fim de ser visto como válido? Por que não podemos simplesmente ter orgulho do fato de que Michael Jackson - um homem orgulhoso negro - se tornou o maior entertainer, mais célebre de todos os tempos, amado por milhões em todo o mundo? Por que não podemos ter orgulho em saber que Michael Jackson - um homem orgulhoso negro- tornou-se o inovador musical mais influente no mundo, ele nunca seguiu as tendências, ele as definia! Por que não podemos apenas comemorar o fato de que Michael Jackson - um homem orgulhoso negro - é responsável pelo álbum mais vendido na história? Ele será para sempre conhecido somente como o Rei pop. Um homem negro fez isso! Um orgulho, bonito, forte, homem trabalhador negro fez tudo isso e muito mais! Por que não podemos simplesmente celebrá-lo em vez de acusá-lo de não ser "suficientemente negro"?
Acho que o verdadeiro motivo desta pergunta me aflige porque acho extremamente insultuoso que nunca é convidado de ninguém.
Ninguém pergunta se Jackie Chan chinês ou Robin Thicke são Brancos o suficiente? Quero dizer, realmente, vamos olhar para isso por um minuto. Robin Thicke é um cantor muito talentoso, com uma voz realmente maravilhosa. Mas ele canta R&B e ele meio que fala como negro e ele é casado com uma linda mulher negra assim, eu não sei... Eu acho que talvez ele vendeu a sua herança Branca. Alguém está preocupado com isso?

Willa: Esse é um ponto muito interessante, e que eu nunca tinha pensado assim antes. Eu nunca na minha vida uma vez questionei se eu era branca o suficiente, e eu nunca senti que tinha que me controlar ou me adivinhar ou limitar-me de qualquer maneira para se conformar com a minha identificação racial. Eu posso usar o meu cabelo liso ou com permanente ou mesmo em rasta, eu posso ter pão francês no café da manhã e almoço sushi de peixe e tacos para jantar, eu posso cair sob o feitiço de um livro de Toni Morrison ou Marmon Silko Leslie ou Maxine Hong Kingston , e não é simplesmente um problema. Porque eu sou branca e pertenço à cultura "dominante", que eu posso explorar outras culturas, tanto quanto eu quero e não ameaçar a minha identidade de qualquer maneira. E ninguém questiona isso nunca. Eu poderia ser acusada de me apropriar de outra cultura, que é toda uma outra questão. Mas eu nunca tive de lidar com os tipos de críticas externas ou internas de autodúvidas que você está falando.
Talvez seja isso que Michael Jackson estava se referindo na seção de rap de "Black or White", quando escreveu: "Eu não vou gastar minha vida sendo uma cor." Eu acredito que Michael Jackson resistiu qualquer coisa que nos levou a limitar-nos, incluindo a nossa idade, sexo, nacionalidade, sexualidade, ou a identificação racial. Como você disse, ele "era muito negro o suficiente" - ele era um herdeiro direto de James Brown e Jackie Wilson e Sammy Davis, Jr., e tinha muito orgulho disso - mas reservou o direito de definir para si mesmo o que significa ser negro.
Idealmente, todos deveriam ter esse direito de auto-definição, de definir para nós mesmos o que somos e o que queremos ser. Artistas tendem a experimentar com esse direito de auto-definição mais do que a maioria das pessoas - e ninguém empurrou o direito de auto-definição mais longe do que Michael Jackson fez. Ele absolutamente se recusou a ser encaixotado por expectativas de outras pessoas sobre ele. Se ele queria usar batom vermelho, ele fazia. No entanto, que a resistência à expectativas culturais tem uma longa história também. Josephine Baker e James Baldwin foram severamente desafiados nos papéis culturais estabelecidos por eles, mas de forma nenhuma sobre não respeitar a sua herança negra. Em vez disso, eles foram alargando-o, e criando um novo capítulo na história da cultura negra. E como você descreveu tão bem, Michael Jackson corajosamente criou um novo capítulo todo seu.
Eu acho que Michael Jackson era uma figura transformadora cultural que influenciou profundamente a forma como nós, como povos perceberam e experimentaram as diferenças que nos dividem e segmento - as diferenças de raça, sexo, idade, religião, nacionalidade, sexualidade - e acredito que ele foi o mais importante artista do nosso tempo. Não é o mais importante artista negro. O artista mais importante, ponto final. Nenhum artista desde Warhol desafiou e mudou-nos o caminho como Michael Jackson o fez. E, ironicamente, ele conseguiu, em parte, desafiando as restrições próprias, ele é acusado de transgredir.

Joie: Uau. Eu amo o jeito que você colocou: "... desafiando as limitações próprias Ele é acusado de transgredir." Você está tão certa. E eu realmente acredito que era seu objetivo de unir o mundo - todas as raças, todas as cores, todas as nacionalidades - através de seus dons da música. Ele disse uma vez a repórter Sylvia Chase:

"Quando estão todos de mãos dadas, todos agitando e pessoas de todas as cores estão lá, todas as raças... é a coisa mais maravilhosa. Os políticos não podem mesmo fazer isso!"
Michael Jackson

O respeito em sua voz quando ele disse essas palavras, para ele é tão real e tão reverente, você só sabe que ele realmente é movido pela visão dele. Você pode sentir isso em sua voz e eu acredito que ele realmente sentia o que ele cantou em "Black or White": ". Se você está pensando em ser meu irmão / não importa se você é negro ou branco" Acredito que essas letras realmente falou o que era importante para ele. Eu acho que na superfície, ele foi visto pela maioria das pessoas como um doce, "não-posso-nós-todos-apenas-chegaremos- juntos", tipo de unidade de música, mas sim, realmente era uma mensagem muito séria que ele estava tentando passar para todos nós. Realmente não importa se você é negro ou branco, todo o julgamento, ou rotulagem só serve para nos manter para baixo. E alguém é negro o suficiente?Branco suficiente? Chinês suficiente? Porto- riquenho o suficiente? Isso não é mesmo uma pergunta válida. Certamente não é aquele que ninguém - de qualquer raça - nunca deve estar se perguntando de ninguém, porque só o indivíduo pode responder a essa pergunta. Só eu tenho o direito de perguntar se eu sou negro o suficiente como só você, Willa, têm o direito de perguntar se você é branca o suficiente. E só Michael Jackson tinha o direito de questionar se ele era ou não negro o suficiente. E eu acho que ele respondeu a essa questão para nós uma e outra vez, tanto em sua arte como nas causas que ele escolheu para apoiar, como o United Negro College Fund e a conferência Igualdade para os negros no mundo da música.




Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/09/01/was-michael-jackson-black-enough/

Tradução: Fernanda Capucho / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

.............................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeTer maio 01, 2012 8:35 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 362

ELES PENSARAM QUE REALMENTE TINHAM O CONTROLE SOBRE MIM.

Parte I

Por: Willa e Joie

Joie: Há duas semanas, começamos o ano novo examinando a incrível atração sexual de Michael Jackson e a discussão ficou às vezes, um pouco aquecida. Ou talvez eu deva dizer Willa, que tive um pequeno superaquecimento, por vezes, mas na verdade, quem poderia culpar-nos? Quero dizer, vamos lá. Estávamos falando sobre alguns bonitos... artísticos...curtas metragens e como verdadeiramente... artístico... Michael olhou naqueles filmes. Na verdade, foi uma conversa muito educativa sobre as calças de Michael. Quero dizer ARTE! Arte... apreciação, certo Willa?

Willa: Céus, Joie, você e aquelas calças de ouro! É uma coisa boa que não tinham aquelas calças na Fan Fest ou você ainda estaria lá.

Joie: Na verdade, as calças de ouro estavam na Fan Fest, mas você entende o quê? Elas simplesmente não parecem tão mágicas quando ele não está nelas.

Willa: eu posso acreditar que...

Joie: Bem de qualquer maneira, seguimos essa conversa com uma discussão particular e todas as maneiras diferentes que a música e o curta-metragem podem ser interpretados. Pareceu-me apropriada de alguma forma, desde que ficamos tão distraídas por ela no posto de símbolo sexual. Mas esta semana, queremos voltar à trilha com essa conversa inicial sobre raça e sexo e nosso objetivo é colocar Michael Jackson dentro de um contexto histórico e falar sobre o porquê foi um fenômeno cultural tão importante, e por que houve uma forte reação contra ele por causa disso. Mas a fim de entender por que a ideia de um símbolo sexual negro era tão radical, precisamos dar um passo atrás no tempo e olhar para a história horripilante da nossa nação, vergonhosa história da escravidão e da sexualidade.

Willa e eu sabemos que isto é muito doloroso, um território muito feio. E enquanto não é fácil de ler - ou escrever sobre esse assunto - sentimos fortemente que esta discussão seria inútil e incompleta sem esta pequena aula de história. É necessário, para compreender a tremenda importância de Michael Jackson, não apenas como artista, mas, como uma figura cultural.

Willa: Isso é realmente verdade, Joie, e como você disse há duas semanas, a história se repete. Muito do que aconteceu em 1993, quando ele foi falsamente acusado de um crime sexual era simplesmente uma continuação dos padrões raciais / sexuais que foram estabelecidos no início da história da nossa nação, retornando a maneira quando a escravidão foi introduzida na América do Norte em 1600. Assim, podemos obter uma melhor compreensão do que aconteceu em 1993, e por que a polícia agiu da forma como fez, e por Michael Jackson respondeu a maneira como ele fez, olhando para trás e vendo como que todo o episódio se encaixa dentro desses amplos padrões.
Nossas atitudes sobre gênero, raça e sexualidade são tão interconectadas nos Estados Unidos que é quase impossível para desemaranhar deles. Acho que há uma razão, Michael Jackson atravessou os limites de gênero e sexualidade, bem como a raça: é porque eles estão tão interligados que você não pode realmente mudar as atitudes sobre qualquer um deles nos níveis psicológicos profundos que ele estava operando, sem abordar todos os três.
Racismo nos Estados Unidos foi uma luta contínua entre a opressão branca e resistência negra durante séculos, e essas batalhas focaram-se em corpos humanos reais e quem os controlava - particularmente os corpos das mulheres. Num sentido muito real, os corpos das mulheres foram os campos de batalha em que esta luta de poder em curso entre as raças foi travada.
Tradicionalmente, os homens brancos tiveram acesso aos corpos das mulheres negras. Antes da Guerra Civil, brancos escravistas literalmente possuíam corpos de mulheres negras, e muitos desses homens reivindicaram o direito de fazer o que eles queriam, por força ou coerção, se necessário. Há uma razão para a maioria dos americanos negros serem mestiços e não "puro" negro - é porque a maioria dos americanos negros tem pelo menos um estuprador branco em sua árvore genealógica, como Malcolm X expressou. Até mesmo Thomas Jefferson provavelmente teve filhos por uma de suas esposas escravas, Sally Hemings.

Joie: Eu acho que você pode tirar o "provavelmente" dessa frase, Willa.

Willa: Eu acho que você está "provavelmente” certa, Joie. Provas de DNA mostraram que era muito provável ele ser o pai de pelo menos um de seus filhos e, possivelmente, de todos os seis. Assim, mesmo o autor da Declaração da Independência - o homem que escreveu as palavras "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais" – aparentemente, ele mesmo sentia que tinha o direito do corpo de uma mulher negra, e enquanto essa crença era geralmente implícita, ela também era implicitamente aceita.
E, tradicionalmente, os homens negros foram proibidos de corpos de mulheres brancas por ambas as leis e os costumes sociais como discutimos um pouco, há duas semanas. As mulheres brancas que se relacionavam com os homens negros eram vistas como traidoras de sua raça, e eram desprezadas. Homens negros que relacionavam com mulheres brancas, ou em alguns casos, até mesmo olhavam para uma mulher branca, eram vistos como infratores de um território e não tinham o direito de reclamar, e muitos desses homens eram torturados e mortos. A clara mensagem era de que o corpo de uma mulher branca era fora do limite para um homem negro - mesmo se ele tivesse o seu consentimento e mesmo que fosse a sua ideia.
Assim, os corpos das mulheres tornaram-se a paisagem simbólica em que a opressão racial foi escrita, com os homens brancos afirmando domínio sobre os corpos das mulheres negras, e impondo violentamente proibições contra homens negros de transgredirem em corpos de mulheres brancas.

Esta dinâmica racial / sexual existiu há mais de 300 anos, e até certo ponto essas atitudes persistem até hoje. Mas de repente na década de 1980, algo radical aconteceu: Michael Jackson se tornou um ídolo adolescente - o nosso primeiro ídolo adolescente negro - e um fenômeno inteiramente novo na história da nossa nação. Meninas brancas desmaiavam em seus shows, penduravam seus pôsteres em seus quartos, e expressavam abertamente como ele era sensual, e aquilo era verdadeiramente revolucionário.

Joie: Willa... Concordo com tudo o que você está dizendo. Mas, vou brincar de advogado do diabo por um minuto e salientar que a posição de Michael como o primeiro ídolo teen negro pode não ter sido tão revolucionário quanto você pensa. Ou talvez seja melhor dizer que, o que eu vou dizer vai explicar como sua ascensão a essa posição foi mesmo possível. E isso pode trazer alguma luz sobre onde nossa cultura estava naquele tempo também. Eu apenas sinto que é importante ressaltar que Michael não foi o primeiro. Houve alguém quem flamejou a trilha à sua frente e, possivelmente, pavimentou o caminho para ele. Como você diz, na década de 1980, algo radical aconteceu. Mas apenas poucos anos antes, em 1977, algo ainda mais radical aconteceu: seu nome era Teddy Pendergrass.
Teddy Pendergrass foi um africano artista americano de R & B soul que havia subido para o sucesso como vocalista do grupo Harold Melvin e as Bluenotes no início de 1970. Mas em 77 ele seguiu carreira solo e sua carreira disparou. Tornou-se o primeiro cantor masculino negro para gravar cinco consecutivos álbuns multiplatina e seu sucesso era devido, em grande medida para seus hits sensuais como "Feche a Porta", "Apague as luzes" e "Venha comigo". Todos que ele fez com uma dose muito saudável de atração sexual. Suas letras não eram grosseiras, como em um monte de R & B de hoje, mas quando combinada com sua voz de barítono sensual eram vistos como sensual e romântico e até mesmo limitado ao erótico. Combine isso com o fato de que ele era muito fácil sobre os olhos - alto, moreno e bonito - e você tinha "um fenômeno inteiramente novo na história da nossa nação", como você disse antes. As mulheres o amavam. Todas as mulheres. Negras, brancas - não importa. Mulheres embalavam suas performances com lotações esgotadas e desmaiavam enquanto ele estava no palco cantando para elas.
E ele definitivamente enfatizou isso. Na verdade, seus shows eram famosos por sua sensualidade evidente e ele usava esses trajes apertadinhos no palco (precursores das calças de ouro) e ele mesmo anunciava para os homens na plateia que estava "tornando suas mulheres prontas para mais tarde a noite." As coisas ficaram tão quentes que ele começou a faturar seus shows como “somente para senhoras", algo que algumas estrelas da música de hoje do sexo masculino estão tentando copiar, e no final de cada show, o palco ficava completamente cheio de calcinhas das mulheres - muitas delas com números de telefone escritos nelas. E estamos falando de apenas um mar de mulheres - Brancas, Negras e entre todas as cores.

Até o final de 1978, Teddy Pendergrass era o principal símbolo sexual, muitos na mídia tinham até começado a chamá-lo de "o Elvis Negro", e ao início de 1982 - mesmo ano Michael Jackson explodiu – Teddy Bear, como as mulheres gostavam de chamá-lo, já tinha definido as imaginações sexuais de muitas mulheres brancas em chamas. Talvez as mesmas mulheres brancas que tinham filhas adolescentes que mais tarde iriam desmaiar e desmaiar em frenética adulação sobre Michael Jackson. Então, assim como jovens meninas Brancas estavam enlouquecendo sobre Michael Jackson no início dos anos 1980, muitas de suas mães tinham enlouquecido sobre Teddy Pendergrass no final dos anos 1970. Na verdade, se não fosse por um trágico acidente de carro que alterou sua vida em 1982 e que o deixou paralisado da cintura para baixo aos 31 anos, Teddy Pendergrass poderia ter se tornado um aquecido rival musical de Michael em termos de capturar os corações e imaginações sexuais das jovens mulheres em toda parte. Assim, no início dos anos 1970, aqueles profundos tabus e a estrutura do poder racial / sexual já estavam sendo desafiados por TP antes de Michael assumir essa função.


Willa: Joie, isso é tão interessante. Eu sei que Teddy Pendergrass foi um grande nome e um cantor maravilhoso. (Se você é um fã de basquete universitário, ele canta a versão clássica de "One Moment Brilhante", a canção tema do campeonato NCAA) E sei que havia belos artistas negros com atrativos cruzando antes de Michael Jackson - artistas como Sidney Poitier, Harry Belafonte, e Al Green - mas eles foram bastante sutis. Eles definitivamente tinham atração sexual, mas, era suavizado, não evidente. Eu simplesmente não consigo imaginar Sidney Poitier rasgando sua camisa aberta. Eu não soube que o fenômeno Teddy Pendergrass, teve esse outro total elemento a ele. Isso é surpreendente.


Joie: Sabe, eu não percebi isso na época também. Eu era uma adolescente e estava muito consciente dele, porque a minha mãe e minhas tias estavam enlouquecendo por ele, porém, não foi após Teddy Pendergrass falecer e eu estava assistindo a um daqueles "por trás da música" tipo de mostra sobre sua carreira que vim a entender completamente o seu impacto. E, claro, como sempre faço quando penso em qualquer artista ou grupo musical, não pude deixar de pensar de modo relacionado com Michael e sua carreira. Então, esses limites estabelecidos pelos tabus raciais / culturais foram sendo corajosamente atravessados direita e à esquerda por Teddy Pendergrass. Mas então, ele bateu em uma barreira - literalmente - e sua carreira tomou um caminho diferente. Porém no mesmo ano ele foi forçado a parar de empurrar os limites, Michael Jackson, de repente sobe à superfície e assume, embora tenha continuado com isso de uma maneira completamente diferente. Mas, eu apenas penso que é realmente significativo e não coincidente, de modo algum.

Willa: Isso é tão interessante, Joie, e você está absolutamente certa - Ele mostra que as atitudes culturais foram mudando e era o momento certo para alguém como Michael Jackson. E uau, ele aproveitou o momento. Ele foi o maior astro de todos eles - a maior estrela de sempre, de qualquer raça - e ele foi reconhecido em todo o planeta como um dos homens vivos mais sensuais.
Mas então ele fez algo que acredito que foi ainda mais revolucionário. Depois de provar que ele era extremamente atraente para milhões de mulheres de todas as raças - e ele definitivamente provou - ele se recusou a explorar esse direito. Ele manteve sua sexualidade muito particular, e ele se recusou a usar o sexo como uma exibição de poder masculino e coragem.
Como mencionado anteriormente, o poder racial (e poder masculino em geral) tem sido tradicionalmente escrito sobre os corpos das mulheres. Na história de nossa nação, em particular, os homens brancos tiveram acesso aos corpos das mulheres negras e homens negros não tiveram acesso aos corpos de mulheres brancas. Se Michael Jackson tivesse desenvolvido uma reputação de dormir com supermodelos ou fanáticas brancas e cantado canções que sustentassem esse tipo de personalidade - em outras palavras, se ele tivesse se comportado como uma estrela branca do rock - ele teria desafiado seriamente a estrutura do poder tradicional e mudado a forma como as peças foram posicionadas no tabuleiro.
Porém, ele fez mais do que isso. Ele não somente moveu as peças ao redor, ele rejeitou o tabuleiro completamente. Ele atravessou as fronteiras do gênero, bem como os limites raciais e se recusou a escrever o poder masculino sobre o corpo das mulheres.
Michael Jackson era muito atraente para as mulheres, mas ele também se identificava com as mulheres e tinha fortes amizades com mulheres, e algumas de suas obras mais populares têm a sensibilidade masculina e feminina. Ele era obviamente um homem, mas ele não rejeitou as partes femininas de sua personalidade, e vemos isso em seu trabalho. "Dirty Diana" é uma canção sobre uma groupie e uma estrela do rock, poderia ter sido muito explorador, mas não foi. Na verdade, está escrito muito de sua própria perspectiva, com o ponto de vista deslocando para frente e para trás entre os dois. E The Way You Make Me Feel é um dos vídeos mais feministas. Eu, pessoalmente, já vi: ele critica diretamente a forma como os homens usam as mulheres para se provarem a outros homens.

Joie: Aquele é realmente um ponto muito bom, Willa, e concordo com você. Mesmo In The Closet, de que falamos na semana passada, é escrita sobre ambas as perspectivas, dele e dela. Ele está indo sobre como ele é atraído por ela e perguntando o que sobre ela que o atrai tanto, mas ela é a única jorrando toda a sabedoria sobre sexo e relacionamentos.

Willa: Eu não tinha pensado sobre isso, Joie, mas você está certa - é estruturado como uma conversa entre os dois, e começa com a voz dela, não dele.

Assim, Michael Jackson não somente atravessou as fronteiras raciais e desafiou a autoridade Branca. Ele também cruzou fronteiras de gênero e desafiou a autoridade patriarcal. É difícil para me expressar o quão radical e importante é isso. Isso foi verdadeiramente transgressor e perigoso também. Ele estava violando alguns dos nossos mais profundos tabus e contrariando séculos de opressão racial / patriarcal / sexual. Foi muito perigoso - ele recebeu ameaças de morte - e ele negociou esse campo minado por mais de uma década.

Joie: É verdade, Willa, era uma posição perigosa para ele estar dentro. E na próxima semana, na segunda metade desta série de duas partes, vamos nos aventurar em algumas águas realmente turvas, a fim de dar uma olhada em por que aquilo era tão perigoso e vamos examinar os eventos de 93 e colocar isso em um contexto histórico para entender por que foi tão significativo.

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/01/18/they-thought-they-really-had-control-of-me-pt-1/

Tradução: Maíra / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

.....................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeQua maio 02, 2012 9:18 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 363

ELES PENSARAM QUE REALMENTE TINHAM O CONTROLE SOBRE MIM - II
Por: Willa e Joie

Parte II

Willa: Então, apenas estou sendo sincera ao dizer que trabalhar no post desta semana, colocou Joie e eu em um medo terrível - a Grande Depressão, como Joie chamou. Trata-se muito explicitamente com algumas cenas muito dolorosas da história da nossa nação, incluindo cenas de opressão racial e inocente. Mas, sentimos que era necessário fornecer esse contexto para entender o que aconteceu em 1993, e tudo o que se seguiu a partir daí.

Joie: E Willa não está brincando quando disse que nos enviou a uma Grande Depressão. Esta tem sido a mais difícil conversa que já tivemos e que suscitou algumas emoções muito negativas em ambas. Por um tempo, não sabíamos se enfrentaríamos isso, estávamos igualmente preocupadas em ferir os sentimentos uma da outra.

Willa: Também não queremos ferir ou aborrecer qualquer um que ler isto, e estivemos especialmente preocupadas com os novos leitores que podem não nos conhecer muito bem. Ganhamos muitos leitores e novos assinantes com a postagem sex appeal algumas semanas atrás, que foi tão divertido, sentimos bem ao escrever. Joie e eu tivemos uma explosão com ela, e estamos planejando voltar com alguns temas divertidos em breve. Na verdade, estamos tratando-nos com um olhar para trás em Off the Wall na próxima semana.

Porém, ambas acreditamos fortemente que às vezes você apenas tem que se levantar e falar a verdade, mesmo que seja desagradável e perturbador. Acreditamos que a recusa do público em olhar para as coisas que são desagradáveis é o que permitiu o promotor Tom Sneddon a abusar do poder de seu cargo por tanto tempo. Então, enquanto isto foi muito doloroso para escrever, enquanto tentamos ser o mais sensível possível, nos sentimos obrigadas a falar honestamente sobre aspectos específicos da terrível história da nossa nação de racismo e abuso.

Joie: Então, esta semana, continuamos com a nossa conversa sobre Michael como um símbolo sexual e porque aquele era um ponto tão significativo como perigoso para ele estar dentro. E terminamos a semana passada com uma discussão sobre o período de tempo – desde o final da década de 1970 a 1982, quando a carreira de Michael realmente explodiu com o lançamento de Thriller - e como as atitudes culturais estavam em um estado de fluxo. As coisas estavam mudando um pouco e era o momento certo para alguém como Michael, de longo alcance, atravessar o recurso e ele não hesitou por um segundo. Ele se intensificou e aproveitou o momento e se tornou a maior estrela que o mundo jamais tinha visto.

Willa: Então, em 1993, um homem branco, Evan Chandler, falsamente o acusou de um crime sexual. Importante, em uma conversa telefônica gravada secretamente, Chandler admite que pagou pessoas para realizar "um plano que não é só meu", dizendo:

"Há outras pessoas envolvidas que estão esperando pelo meu telefonema e que estão em determinadas posições. Eu paguei-os para fazê-lo. Tudo vai de acordo com um plano que não é só meu. "
Ele também diz: "Eu tenho ensaiado sobre o que dizer e o que não dizer," e diz que vai "ser um massacre, se eu não conseguir o que quero", que é de US $ 20 milhões de dólares. Isto é claramente uma tentativa de extorsão.

Para entender o que aconteceu a seguir, temos que voltar na história de nossa nação e olhar para algumas cenas verdadeiramente horríveis. E sabemos que isso é difícil de ler. Foi incrivelmente difícil para escrever. Mas, ambas sentimos que não podemos realmente compreender o que aconteceu em 1993, sem esse pano de fundo.

Como já mencionado anteriormente, existia uma narrativa cultural que homens negros eram uma ameaça sexual para as mulheres brancas, e esta narrativa foi usada como uma desculpa para oprimir, humilhar e abusar de homens negros e forçá-los a ser submissos. Homens negros que não fossem devidamente respeitosos poderiam ser torturados e mortos. É importante ressaltar que a tortura que aqueles homens suportaram tendia a se concentrar nas partes do corpo que designamos como sexual, e seus corpos mutilados foram muitas vezes exibida mais tarde como um aviso para outros homens negros.

Então, os homens negros não foram somente abusados fisicamente, eles foram abusados sexualmente e colocados em exposição de maneira muito pública. E este tipo de intimidação sexual não se restringia em apenas alguns casos isolados. Foi sistêmica, e uma parte integrante da opressão racial nos Estados Unidos.


Nas áreas urbanas, como Nova Orleans, havia casas públicas para açoitamento, e se você fosse um escravo, poderia ser enviado para lá por capricho de seu proprietário para algo tão trivial como ter um olhar desafiador em seus olhos. A finalidade desses lugares era quebrar o seu espírito e forçá-lo a aceitar a ideia de que você era um escravo. Tanto os homens como as mulheres que foram enviados para esses lugares, não eram chicoteados através de suas roupas. Se você fosse uma mulher e fosse enviada para aquele lugar, você teria que ficar com peito nu diante de um homem brutal que ganhava a vida ferindo pessoas. Ele amarraria suas mãos sobre sua cabeça para mantê-la ereta enquanto você estivesse sendo chicoteada, mas ele também poderia puni-la de maneira menos dolorosa fisicamente, mas possivelmente mais prejudicial psicologicamente. Ele poderia molestá-la. Ele poderia tomar sua roupa. Ele poderia força-la a ficar exposta por horas. Ele poderia rebaixar e humilhá-la tanto quanto quisesse. E este era um lugar público, com galerias para os espectadores, portanto, havia provavelmente uma abrasiva multidão e zombarias de homens que se reuniam em tais locais apenas para assistir a outros seres humanos serem feridos e humilhados.

Na Cabana do Pai Tomás, Harriet Beecher Stowe sugestiona que a intensa humilhação que mulheres (e homens) experimentaram naqueles lugares foi tão cruel castigo em seus caminhos como a dor física que sofreram do chicote. Uma bonita adolescente, Rosa, é pega experimentando um vestido que pertence à sua senhora, Maria. Como castigo, Maria escreve uma ordem para Rosa ser levada para a casa das chicotadas e receber 15 chicotadas, "levianamente" aplicado. Uma mulher idosa tenta intervir em nome de Rosa, dizendo: "Mas você não poderia puni-la de outra maneira - de alguma forma, que fosse menos vergonhoso?" Maria responde:

"Pretendo envergonhá-la; isso é exatamente o que eu quero. Ela tem toda a sua vida presumida em sua delicadeza e sua boa aparência, e em sua refinada pose, até se esquece de quem ela é, - vou lhe dar uma lição que vai derrubá-la, eu imagino! "
A vergonha intensa que Rosa vai experimentar naquele lugar não é acidental: como Maria diz: "Pretendo envergonhá-la, isso é exatamente o que eu quero." Essa humilhação pública extrema é intencional, e seu propósito é "derrubá-la" - para queimar sua mente, bem como o seu corpo e fazê-la submissa - forçando-a a aceitar e internalizar a ideia de que ela é impotente, e uma escrava.

Joie: Sabe, Willa, eu não tenho lido Cabana do Pai Tomás desde que estive no colégio, mas tenho que dizer, apenas o pequeno trecho que você mencionou aqui faz lembrar-me de maneira desconfortável - e irritada, indignada, horrorizada, ultrajada e machucada, me senti lendo-o novamente. Não é um livro agradável ou fácil para uma pessoa negra ler.

Willa: Oh Deus, Joie. Algumas dessas cenas são simplesmente terríveis para ler. Eu estava em meus 40 anos, e era ainda muito difícil aguentar. E acredito que essa leitura como uma adolescente negra seria uma experiência muito diferente do que lê-la como uma mulher de meia-idade e branca. A maior parte das piores coisas acontece por trás das cenas - por exemplo, o pranto de Rosa é enviado para a casa das chicotadas e não a vemos outra vez - mas ainda, é muito doloroso e desconfortável. Uma quantidade de pessoas brancas não gosta de ler esse livro exatamente porque é tão doloroso ou porque pode provocar uma série de sentimentos de culpa coletiva.

Eu sei como é o aprendizado de uma menina branca do Sul sobre a escravidão, senti como se tivesse descoberto que minha mãe era uma assassina. Eu simplesmente quase não conseguia vir aos abraços com ela. E realmente não foi há muito tempo. Minha avó amava o seu avô, e costumava contar-me histórias sobre ele e o quão bondoso ele era. Olhando muito para trás, percebi que ele tinha 12 anos quando começou a Guerra Civil. Ele tinha 16 anos quando a Décima Terceira Emenda aboliu a escravidão. Tendemos a pensar que é história antiga, mas realmente não foi há muito tempo. Avô de minha avó estava vivo durante esse tempo, e ainda estamos lidando com uma quantidade dessas atitudes hoje.

Joie: Não, não foi há muito tempo. Bisavô de minha mãe se perdeu na escravidão. Vendido para outro proprietário de escravos e nunca ouviu falar novamente dele. São apenas quatro gerações atrás.

Willa: Oh Deus, Joie. Isso é terrível.

Joie: E mesmo que este livro seja ficção, é baseado na experiência real de escravidão em nosso país. E é em grande parte responsável pela criação e enraizamento da maioria dos estereótipos raciais sobre os negros que hoje conhecemos na psique coletiva americana.

Willa: Você está certa, é ficção, mas baseia-se nas experiências de pessoas reais. O marido de Stowe visitou uma casa de chicotadas em Nova Orleans e escreveu sobre o que viu lá, incluindo uma adolescente nua – como a garota Rosa - e as cenas de crueldade apenas indescritíveis. Então, muitas ideias para o romance de Stowe, vieram das experiências da vida real.

Mas, muitos dos estereótipos raciais que você mencionou - especialmente o estereótipo do Pai Tomás - não vieram do romance de Stowe, pelo menos não diretamente. Seu romance era incrivelmente popular - o romance mais popular do século 19 - e as peças teatrais Vaudeville com base em seu romance se tornaram muito populares também. As peças muitas vezes com atores brancos caracterizados (pintados de negros) desempenhando o papel de escravos felizes, incluindo um feliz Pai Tomás, e foi daí que os estereótipos vieram, mas isso não é nada de como é o romance. Tomás de Stowe, não é nenhum Pai Tomás. Na verdade, ele é torturado e morto por seu proprietário, porque ele se recusa a chicotear outros escravos, ou dizer-lhe onde dois escravos que escaparam foram se esconder. Julgar Cabana do Pai Tomás por causa daqueles estereótipos de Vaudeville é como julgar Michael Jackson com base em Wierd Al Yankovic.

Joie: Eu discordo completamente com você. Embora seja verdade que Stowe provavelmente destinou ao personagem de Tomás para ser uma espécie de "herói nobre", e o estereótipo dele como um tolo idoso subserviente, que se curva como um bom e pouco escravo e faz tudo que pode para manter seu mestre Branco feliz, foi perpetuado por muitas produções teatrais que Stowe não teve controle sobre, seu romance é completamente responsável por muitos outros estereótipos raciais. O preguiçoso, despreocupado "Negro feliz". A figura trágica da atraente mulher mulata de pele clara, que é usada como um objeto sexual por todos os homens brancos. A gorducha, maternal, de pele escura "Mamãe" com o lenço que lhe envolvia a cabeça, como Tia Jemima. Mesmo o estereótipo "criança" das crianças negras - "cabeças felpudas e olhos brilhantes" É incrivelmente ofensivo e veio diretamente a partir das descrições e ilustrações desse livro. E como você apontou, em seu dia, foi o romance mais popular do século 19.

Eu não estou descontando o seu significado como um comentário inestimável contra a escravidão. Estou apenas apontando a sua cumplicidade em criar e perpetuar todos esses estereótipos raciais que ainda lutam hoje em dia.

Willa: Sabe, eu não quero fazer a Cabana do Pai Tomás soar melhor do que é. Ele foi escrito em um lugar muito diferente e tempo com uma mentalidade muito diferente, e eu admito que estremeci um pouco ao ler isso. Mas eu acho que Stowe explode muitos desses estereótipos, levando-nos dentro das mentes dos personagens e tornando-os reais, humanos, pessoas complicadas, especialmente as personagens mulheres. A figura Mammy, Chloe, é uma mulher não absurdamente inteligente que diz algumas coisas muito subversivas, e se Cassie teve seu caminho, ela cravou uma estaca no coração do homem que a obrigou ser sua amante. Ela continua a ser sua própria pessoa e nunca se torna o que ele quer que ela seja. Ela não é gatinha sensual. E Cassie é uma figura crucial. Uma das coisas que acho importante sobre Stowe e a razão de eu manter referindo-me a ela é que, através de personagens como Rosa e Cassie, ela mostra as interconexões entre escravidão e sexualidade - mais especificamente, como abuso de poder em termos de gênero, raça, e sexualidade são intrinsecamente relacionados e interligados.

Joie: Ok. Primeiramente, eu nunca disse que os personagens femininos mulatas eram gatinhas sensuais, eu disse que elas eram objetos sexuais (há uma grande diferença) e um estereótipo racial. Segundo, e mais importante, nunca estaremos concordando, obviamente, ou mesmo nos encontrando no meio de nossas opiniões deste livro, então, provavelmente, que devemos apenas seguir em frente.

Willa: Ok. Eu não deveria ter empurrado tão duramente. Peço desculpas.

A ideia que estou tentando chegar é que o racismo e a escravidão são falsas ideologias - artificiais construções humanas - que são profundamente repugnantes para a mente humana. Tudo dentro de nós rebeldes no pensamento de ser um escravo, e é preciso medidas brutais para quebrar-nos ao ponto onde vamos aceitá-la. E na América do Sul, brutais medidas foram utilizadas.
E aqui está o ponto crucial, a razão pela qual é importante olhar para trás de toda essa história terrível: as falsas ideologias foram "feitas reais" por serem "escritas" em corpos humanos reais. Essas ideologias foram literalmente escritas nas cicatrizes de chicotes ou correntes ou em um ferro de marcar, mas elas também foram escritas de maneiras menos óbvias através de inocente ou até mesmo o olhar do público de homens brancos que pensaram que tinha o direito de dominar os corpos de homens negros e mulheres, e se recusaram a reconhecer sua humanidade. E esse outro tipo de "escrever" sobre o corpo é talvez mais danosa para a psique do que o sofrimento físico porque incide sobre as áreas do corpo que tendem a designar como sexual. Estas áreas são mais íntimas e, portanto, mais alinhado com o nosso ser interior e do sentido próprio, por isso é mais doloroso psicologicamente, quando essas áreas são abusadas.

Isto é parte do legado horrível de nossa nação de racial / inocente, e esta é a experiência que Michael Jackson enfrentou em 1993. Nessa conversa telefônica gravada secretamente, Evan Chandler diz:

"Este advogado eu encontrei - Eu escolhi o mais sórdido filho da puta que eu poderia encontrar. Tudo o que ele quer fazer é levar isso a público o mais rápido que puder e tão grande quanto ele puder, e humilhar tantas pessoas quanto puder. Ele é perverso ele é ruim, ele é esperto, e ele está com fome por publicidade.”
Em outras palavras, Chandler quer controlar Michael Jackson - ele quer torná-lo submisso e forçá-lo a se curvar aos seus desejos -, ameaçando publicamente "humilhar" a ele de uma forma sexual, acusando-o de um crime sexual. Isto é simplesmente uma extensão do que Maria quer fazer a Rosa na Cabana do Pai Tomás. Como Maria diz: "Pretendo envergonhá-la, isso é exatamente o que eu quero." E na reunião final de Michael Jackson com Chandler, quando ele se recusa a pagar-lhe o dinheiro que ele quer, Chandler aponta um dedo para ele e diz: "Você está indo para baixo, Michael. Você está indo para baixo “Novamente, isto é simplesmente uma variação moderna do que Maria disse à Rosa a mais de um século: "Vou dar-lhe uma lição que vai derrubá-la, imagino!"
Quando Michael Jackson se recusa a ceder às exigências de Chandler, a polícia é trazida, liderada por um promotor Branco chamado Tom Sneddon. Sneddon cegamente aceita as acusações de Chandler, apesar de todas as evidências que é uma tentativa de extorsão, e ele ao lado de Chandler contra Michael Jackson. Sneddon, em seguida, usa a sua posição como promotor para ordenar uma revista corporal. Poucos dias antes do Natal de 1993, Michael Jackson é obrigado a ficar nu em uma plataforma enquanto as partes mais íntimas do seu corpo - as áreas designadas como sexuais - são fotografadas e filmadas. Se o processo civil vai a julgamento, as fotografias e fitas de vídeo poderão ser inscritas como prova e são tornadas públicas em um tribunal.
A intensa humilhação que Michael Jackson foi forçado a suportar durante a revista corporal, e que ele teria enfrentado durante um julgamento civil, está totalmente em acordo com a história horrível de nossa nação por inocente/racial. Novamente, é apenas uma extensão das humilhações que os escravos foram forçados a suportar nas casas públicas das chicotadas, quando as áreas mais íntimas de seus corpos - áreas designadas como sexuais - foram colocadas em exposição pública.


Joie: Você está absolutamente certa, Willa. E você sabe, sempre tive dificuldade em ler relatos dessa revista corporal, e por longo tempo, eu pensei que era justamente porque me sentia como estar lendo o relato de um estupro. E isso faz. Quer dizer, colocando-se no lugar de Michael, enquanto você lê o que aconteceu durante essa revista corporal, sente-se exatamente como se ele estivesse sendo estuprado por todos naquela sala - os fotógrafos, o cinegrafista, o médico do DA, os policiais que estavam na sala - todos. É tão desconfortável para ler, sente como tal violação.

Porém, até que começamos a trabalhar neste post, eu nunca percebi que talvez outra razão de eu ter tanta dificuldade para ler sobre esse incidente é porque também dá uma sensação muito evocativa de um escravo sendo examinado publicamente e violado e humilhado antes de ser vendido ou chicoteado. Acredito. Aldebaran e eu conversamos sobre isso brevemente na seção de comentários de algumas semanas atrás.

Você sabe que para muitos negros americanos, ler, assistir na TV, ou mesmo apenas falar sobre a escravidão, de qualquer maneira profunda e significativa é muito difícil e desconfortável. E, como você sabe, Willa, eu tive muitos momentos difíceis contribuindo para essa conversa particular. Eu me senti paralisada por ele. Quando você mencionou pela primeira vez que falaríamos sobre isso, evitei isso por semanas. E fiquei muito confusa com isso por um longo tempo até que eu realmente sentei e pensei sobre o porquê das razões. Por que eu estava tendo um momento tão difícil com este? E, finalmente, percebi que este tema é justamente tão desagradável para mim por muitos motivos. A escravidão é feia e eu não gosto de falar sobre isso. E estupro é horrível e eu não gosto falar sobre isso. E tentar ter uma conversa significativa sobre como alguém que você ama e adora foi humilhada e violada e se sentiu como um escravo comum é... desagradável. Para dizer o mínimo. É horrível, e eu não quero falar sobre isso.

Willa: Você sabe, eu me senti assim por muito tempo. Senti uma conexão profunda com Michael Jackson desde que eu tinha nove anos, e sempre acreditei que ele era inocente, porém, não queria saber qualquer um dos detalhes. Era muito feio, mais eu sempre sentia que sua vida privada deveria ser privada. Nunca li nenhuma biografia dele enquanto ele estava vivo - na verdade, não li nada parecido com isso até que eu estivesse bem para escrever M Poética, e notei posteriormente, que seu trabalho manteve apontando para 1993. Então senti que tinha de aprender algo sobre o que aconteceu, apenas para que eu pudesse entender o que ele estava respondendo e tentando transmitir.

E foi chocante. Eu não sabia sobre a revista corporal. Quando li a descrição do que aconteceu naquele dia, me senti fisicamente doente por horas, simplesmente me senti vazia por dentro - Não posso sequer descrevê-la. E, definitivamente não sabia sobre as fotografias e fitas de vídeo. Assim que descobri sobre eles, pensei, claro que ele pagou. Claro. Eu faria também.
Porém, eu não sabia sobre eles, ou sobre a gravação onde Evan Chandler diz: "Tudo vai de acordo com um plano que não é só meu", e diz que ele paga as pessoas para ajudar a realizar esse plano. Eu não sabia que o filho de Chandler concordou com as alegações depois de ser sedado, e eu não sabia os detalhes de como Chandler interrogou, seu filho - como ele mentiu, ameaçou e manipulou seu filho até que ele finalmente concordasse com as alegações. Eu tinha a esperança que alguma evidência apareceria e que provaria sua inocência. Eu não tinha ideia de que as provas já estavam disponíveis, mas a polícia e a imprensa ignoravam-na.

Olhando para trás, eu acho que Tom Sneddon foi capaz de abusar do poder de seu cargo - e abusou e assediou Michael Jackson - porque muitas pessoas como eu, se recusaram a olhar para as evidências e olhar o que estava acontecendo. Você era muito melhor sobre isso do que eu era, Joie - você estava trabalhando através do fã-clube para ajudar a tornar as pessoas conscientes, mas olhando para trás me sinto como se eu fosse deliberadamente, lamentavelmente ignorante.

Joie: Bem, eu não estava trabalhando com MJFC então. Não havia como voltar MJFC em 1993.

Willa: Eu não estou falando apenas de 1993. Estou falando sobre todo o período a partir de 1993. Tom Sneddon o perseguiu durante anos.

Joie: Bem, isso é muito verdadeiro, ele foi atrás dele com uma vingança e eu realmente acredito que ele estava obcecado com Michael. Porém, eu estava muitíssimo ligada ao que estava acontecendo, antes mesmo de eu começar a trabalhar com MJFC. Fiz questão de acompanhar o que estava acontecendo. E como você, eu também não queria saber alguns detalhes. Não acho que alguém realmente queria olhar muito de perto os detalhes, porque tal acusação era horrível. E eu sinto ter que continuar a usar essa palavra – horrível - e peço desculpa por isso, mas eu simplesmente não consigo ficar longe dela nesta conversa.

Mas, para provar o que sabíamos ser verdade - que Michael era inocente - e, a fim de educar os outros sobre a verdade (desde que a notícia sensacionalista certamente não estava fazendo isso) tivemos que olhar para os fatos e não tivemos escolha. E os fatos apontam claramente para uma extorsão. E como Sneddon e seus subordinados podiam ignorar isso e irem para uma caça às bruxas, ainda me pavimentava. E não há dúvida em minha mente que, se tivesse ido a julgamento, Michael teria sido vitorioso. Mas eu entendo completamente por que ele de repente parou de empurrar para o seu dia no tribunal após a revista corporal e eu não posso culpá-lo. Eu provavelmente teria feito exatamente a mesma coisa. Apesar da solução fazer-lhe um olhar culpado. E isso me faz pensar que uma parte no livro de Frank Cascio, o Meu Amigo Michael, onde ele fala sobre como Michael ocasionalmente levantou isso, dizendo:

"Eu tenho o mundo inteiro pensamento que sou um molestador de crianças. Você não sabe o que se sente ao ser falsamente acusado.”
Willa: Concordo, Joie. Eu também teria resolvido. Se esse processo civil tivesse ido a julgamento, pense no que teria sido. Não só teria sido insuportavelmente humilhante, e ele também teria servido como um aviso para outros homens negros do que poderia acontecer se eles não tivessem cuidado. Em outras palavras, teria sido uma extensão da mensagem transmitida pelos corpos de homens negros linchados no passado como um aviso para serem submissos. Como em todos os abusos de poder anteriores que falamos, o objetivo desta intensa humilhação sexual era quebrar o seu espírito - para controlá-lo e dominá-lo e forçá-lo a aceitar a posição cultural estabelecida por eles - por "escrito" em seu corpo essa ideologia, por escrito, nas áreas mais íntimas de seu corpo, como ele era impotente.

Porém, não funcionou. Ele não se quebrou, não se deixou controlar e nem se tornou submisso. Em vez disso, ele se tornou desafiador - mais abertamente desafiador do que já tinha sido antes. A imprensa chamou-o de incontrolável, ultrajante. É impressionante para mim como muitos artigos foram escritos dizendo que alguém precisaria assumir o controle dele - sua família, seus gerentes, alguém. E esta não é uma pessoa que está agitando armas ou ameaçando pessoas ou causando danos materiais em massa. Ele está simplesmente fazendo as pessoas muito desconfortáveis através do que eles chamam de "esquisitices excêntricas".

Mas suas "esquisitices excêntricas" não eram aleatórias – elas tomaram uma forma muito específica. Ele respondeu completamente às tentativas de escreverem as ideologias de racismo e de subserviência em seu corpo, confundindo a maneira que lemos e interpretamos o seu rosto e corpo. Ele manipulou as percepções do público de seu rosto até que elas simplesmente não podiam ser lidas de maneiras convencionais. Ele era negro, ou ele era branco? Ele era masculino ou ele era feminino? Ele era bonito e desejável, um símbolo sexual, ou ele estava devastado por cirurgia plástica? Ele era heterossexual? Homossexual? Bissexual? Assexuado? Ele era um inocente ou uma vítima? Inocente ou culpado? Todos os que olharam para ele viram algo diferente. Nós, como uma cultura perdemos completamente a capacidade de ler e interpretar o seu rosto e corpo, porque ele misturou os significantes que estamos acostumados a ler.

E isso não foi acidental. Como ele próprio nos diz, meio explicitamente através de seu trabalho, isso foi uma decisão artística. Especificamente, a ilusão de cirurgia plástica foi uma resposta artística para as restrições culturais que estavam sendo forçadas a ele, e é brilhante. Na verdade, tanto quanto eu amo sua música e sua dança e seus filmes (e eu os amo) Eu acredito que seu rosto e corpo - e as ilusões que ele criou com elas - são as suas maiores obras de arte. Acredito que as gerações futuras olharão para trás em Michael Jackson e o enxergarão como uma figura transformadora, e o mais importante artista do nosso tempo - não o maior cantor ou dançarino ou cineasta, mas o mais importante artista, da época, incluindo poetas e pintores e dramaturgos. E eu acredito que eles vão ver o seu rosto como sua obra-prima.

No entanto, seu rosto não é apenas o seu trabalho mais ambicioso e mais importante da arte. É também um tipo inteiramente novo de arte - um gênero totalmente novo de arte. Ele nos incomoda porque é um novo tipo de arte e ainda não sabemos como interpretá-lo. Porém, ele tem o potencial para "reescrever" as ideologias que foram escritas em nossos corpos, e alterar a nossa forma de dar sentido a nós mesmos e ao nosso mundo. E isso é verdadeiramente revolucionário.

Joie: Willa, eu concordo com você que todos os que olharam para ele viram algo diferente. Mas eu tendo a pensar que foi culpa nossa, não dele. Todo mundo viu algo diferente simplesmente porque as pessoas veem o que elas querem ver. Você mesma disse-nos durante a nossa discussão de “Is It Scary" que se você olhar para alguém com compaixão, você simplesmente o verá de forma diferente do que se você não o fizer. E, essas pessoas que olhavam para ele e acreditam que ele era devastado pela cirurgia plástica ou culpado como pecado, ou louco como o que quer que seja simplesmente queriam vê-lo dessa maneira.

Porém, concordo com você que, em um tempo, o mundo perceberá que Michael Jackson foi de fato o mais importante artista do nosso tempo. E essa afirmação não tem nada a ver com a sua música ou suas habilidades de dança ou de seus curtas-metragens. Ao invés disso, ele tem tudo a ver com o fato de que a ele - o homem mais famoso do planeta, o artista mais bem sucedido do mundo - foi dada a grande responsabilidade de provar ao mundo que as pessoas negras e brancas são todas iguais. E que essa responsabilidade veio com uma doença em que ele foi ridicularizado, caçoado e atormentado pelo resto de sua vida. Mas ele lidou com isso com muita graça e dignidade, humildade e coragem. E ele usou o seu melhor para nos ensinar algumas lições muito profundas ao longo do caminho. E você está certa. Isso é muito revolucionário.

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/01/
Tradução: Maíra / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

..........................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeQui maio 03, 2012 5:36 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Meubebe1p

PENSANDO EM MEU BEBÊ

Por Willa e Joie


Willa: Como Joie mencionou na semana passada, a idéia para este blog surgiu de uma longa série de e-mails que foram trocados de um lado para outro. Nós estávamos tendo algumas idéias maravilhosas de compartilhamento de tempo e comparando
notas sobre o trabalho de Michael Jackson, e todos nós realmente gostamos de conversar com alguém que conhecia o seu trabalho e se preocupava com ele tanto quanto nós. Uma coisa que ela e eu descobrimos ao longo de nossos e-mails é que estamos ambas fascinados por meu bebê, e têm sido durante muito tempo.

Joie: Vocês todos sabem quem ela é, vocês ouviram Michael cantar sobre ela durante anos. ela é presumivelmente, a garota de seus sonhos, a mulher que o conhece e o ama e realmente se preocupa com ele.
Ela também é a mulher que é constantemente ferida e repetidas vezes, por outras desonestas, "meninas más" que se lançam em Órbita de Michael como em "Billie Jean", "Dirty Diana" e "Dangerous".

Willa: Ela é uma figura muito importante no trabalho de Michael Jackson, que aparece nos álbuns após álbuns, desde Triunfo e Suspense no início de 1980 para Invincible, em 2001. E, como Joie diz, ele é quase sempre ferido ou ameaçado de alguma forma. Na verdade, muitas vezes vemos indo embora em lágrimas.

Joie: O que me chama a atenção para ela, eu acho, é o fato de que Michael
cantando sobre como se ela é uma pessoa que está em sua vida durante muito tempo.
Apesar de seu aparecimento nas músicas que acabei de mencionar - e outras - é geralmente breve, ficamos com a sensação de que ela é incrivelmente importante para ele. Ele a ama e quer claramente protegê-la das 'mulheres' más, ele cantando sobre "Heartbreak Hotel", (a.k.a. This Hotel Place).
Nós o vemos constantemente se preocupar com o fato de que ela será magoada
de alguma forma pelas "meninas más" e que irão afastá-la dele.

(Alguém está sempre tentando
Fazer meu bebê chorar. "
Falando, gritando, mentindo,
dizendo que você só quer iniciar alguma coisa.)

É quase como se estivesse descrevendo uma relação que tem visto a sua quota de altos e baixos. Que já passou por esse tipo de coisa antes e meu bebê sempre acaba mal.
Pelo menos, nos primeiros anos de seu relacionamento - na década de 1980 e 90.
Mas em 2001 em "O Céu Pode Esperar", é claramente uma relação muito diferente.
Aqui vemos que meu bebê não só o ama e se preocupa com ele, mas agora ela confia nele também, ela tem fé nele.
Sua relação é sólida e ninguém pode vir entre eles, não mais.
Juntos, eles são uma força a ser reconhecida e é o maior caso de amor que nenhum dos dois jamais experimentou.
Ele a ama tão profundamente que não quer deixá-la por nenhum instante - nem mesmo pelo céu!

Ah, não, não posso ficar sem meu bebê.
Não vá, sem ela eu vou ficar louco.
Ah, não, acho que o Céu estará esperando.

É realmente interessante para mim que sua união muda ao longo do tempo.
A maneira como ele escreve sobre ela cresce e amadurece ao longo dos anos como se fosse uma relação real. Vemos o entusiasmo inicial em canções como "The Way You Make Me Feel" e "Streetwalker" e nós vemos crescer e florescer em músicas como "Black or White" e "Fly Away". E então vemos o ponto culminante de seu amor sobre a bela canção “Heaven Can Wait.”

Willa: Como Joie diz, em seus primeiros álbuns, ela está ameaçada por outra mulher.
meu bebê parece ser uma pessoa privada que conhece e se preocupa com oprotagonista, que ela evita o centro das atenções e parece um pouco desconfortável com a fama. Ele a ama e tenta protegê-la, mas ela é repetidamente machucada por uma outra mulher que quer empurrá-la para fora e tomar seu lugar.
Esta segunda mulher realmente não conhece ou se preocupa com ele, mas ela é muito mais ousada do que meu bebê e é realmente atraída para a fama, a fama do protagonista - na verdade, ela é uma espécie de aventureira.
O protagonista reconhece tudo isso e desconfia dela.
No entanto, ao mesmo tempo, ele se vê estranhamente atraído por esta mulher mais ousada.

Joie: E sua relação com essa outra mulher é tão interessante quanto sua relação com o meu bebê. É quase como se não fosse possível ter um sem o outro. Como se eles são duas metades de uma mesma moeda, por assim dizer.

Willa: Eu concordo. O conflito recorrente entre as mulheres é muito interessante.
Há obviamente algo muito importante acontecendo aqui - algo que Michael Jackson explorou e lutou por anos. Acho que essa é uma razão que eu comecei a ver meu bebê como representando mais que um relacionamento romântico. Para mim, meu bebê e a outra mulher parecem representar seu lado tímido contra seu lado público, ou a sua vida privada contra a sua vida pública, com as invasões da mídia e do interesse público intenso nele ameaçando destruir sua vida privada, assim como aquela mulher ousada outra ameaça para afastar meu bebê.
Ou essas duas mulheres pode representar sua musa - a mulher do mito que, discretamente, inspirou criatividade do artista durante séculos - e do público e da crítica que manteve exigindo que ele criasse outro Thriller e só queria que ele cantasse
"Billie Jean" repetidas vezes para o resto de sua vida. Mas não é um ou / ou a situação.
Enquanto eu vejo essas outras interpretações, ainda vejo meu bebê como uma mulher que conhece e cuida dele, e prevê ele emocionalmente bem.

Joie: Meu bebê é fascinante em muitos níveis e quando Willa e eu descobrimos que estávamos muito interessadas nela - e em sua rival - nós ficamos realmente surpresas.
Acho que foi então que realmente comecei a falar a sério sobre fazer um blog juntas porque estávamos curiosas quanto à possibilidade ou não éramos as únicas duas pessoas por aí que já havia se questionado sobre este tema específico.
Assim, pretendemos olhar para meu bebê mais de perto nas próximas semanas.
Nosso plano é olhar em profundidade em diferentes canções em que ela é apresentada e falar sobre o que / ou quem ela é e o que Michael estava tentando nos dizer através dela.

Willa: E mais uma vez, nosso objetivo com este blog é criar um lugar onde uma comunidade de pessoas possam se unir e partilhar as suas interpretações da obra de Michael Jackson e o que significou para ele em momentos diferentes - porque as interpretações evoluem ao longo do tempo.
E é ok se discordarmos - mesmo discordando apaixonadamente - enquanto estamos respeitosa sobre ele. Para ser honesta, eu discordo de mim mesma às vezes! Às vezes eu vejo meu bebê como uma pessoa, às vezes eu a vejo como um símbolo, e muitas vezes eu a vejo como ambos. E eu amo essa ambigüidade. Para mim, essa é uma das coisas que torna o trabalho de Michael Jacksoné tão rico - que pode significar muitas coisas diferentes em momentos diferentes para pessoas diferentes. Então deixe-nos saber o que você pensa, e o que meu bebê significa para você.

Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/08/14/thinking-about-my-baby/

Tradução: Ana s mj / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
.................................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeTer maio 15, 2012 9:08 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 369

BEM-VINDO AO HOTEL HEARTBREAK

Por Willa e Joie

Willa: Nosso primeiro encontro com Meu Bebê foi em "Heartbreak Hotel" (ou "This Place Hotel"), o qual Michael Jackson escreveu e gravou para The Jacksons 'álbum Triumph 1980. “E parece ter sido uma canção importante para ele: ele se apresentou com seus irmãos nas excursões Triumph e Victory, e foi a única canção de Jacksons”, que ele cantou ao longo de sua turnê Bad.

"Heartbreak Hotel" começa com uma referência a uma perda traumática que aconteceu "Há dez anos, neste dia":

Viver em pecado
Dez anos atrás nesse dia meu coração ansiava
Eu prometi que jamais retornaria
Onde meu bebê partiu meu coração e me deixou saudade

É importante ressaltar que "aos dez anos" foi quando Michael Jackson se tornou uma figura pública no cenário nacional: "I Want You Back" se tornou o sucesso numero um dos Jackson 5 em 1970.

O protagonista e Meu Bebê entram no Hotel Heartbreak juntos. “É um lugar público onde se deparam com uma multidão de “rostos encarando.” E embora o olhar das pessoas seja estranho, elas parecem conhecê-lo: “elas sorriram com os olhos”. “Como se me conhecessem.” Mas elas não o conhecem realmente, e ele não as conhece. É uma descrição bastante precisa da vida de uma celebridade. Esta estrofe termina com Michael cantando, “Isto está me assustando”.

Ele e Meu Babê sobem as escadas juntos e entram em seu quarto de hotel, mas duas mulheres já estão lá. Uma delas se aproxima dele e diz: “Este é o lugar / Você disse para encontrá-lo aqui ao meio dia.” Isto não é verdade, mas meu bebê acredita nela - Acredita que essa estranha é a sua amante - e Jackson canta: "A esperança é morta."
Ele passa a descrever como My Baby está magoada porque ela não compreende a situação, mas termina com " Alguém do mal esta ferindo a minha alma." Então, essa mentira não apenas machuca Meu Bebê, isso também fere " minha alma ". Os dois estão tão estreitamente ligados, é como se Meu Bebê fosse a sua alma. A estrofe termina com estas linhas:

Isto está me assustando
Então o homem ao lado havia dito
Ele esteve aqui em lágrimas por quinze anos
Isto está me assustando

Quem é este homem? Seria possível ser Elvis? Afinal, Elvis começa sua canção "Heartbreak Hotel" (que foi o seu primeiro número um hit) com as linhas:

Desde que minha garota me deixou
Encontrei um novo lugar para morar
É no final da Lonely Street
No Hotel Heartbreak

Então, aparentemente Elvis viveu lá. Agora Michael Jackson se encontra no quarto ao lado, e ele está na mesma situação que Elvis estava durante anos.

Este "homem da porta ao lado" diz: "Ele esteve aqui em lágrimas por quinze anos", isso desde 1965 - quando a carreira de Elvis começou o seu declínio, e sua fama começou a tomar um rumo feio. Elvis era o rei no final dos anos 1950 e começo dos anos 60, mas, em seguida, a Invasão Britânica decorreu entre1964 a 1966. De repente, os Beatles e os Rolling Stones foram subindo nas paradas pop, e Elvis estava cada vez mais visto como ultrapassado e irrelevante, até mesmo um objeto de zombaria.

Portanto, essas duas músicas muito diferentes com o mesmo nome, Elvis e Michael Jackson descrevem uma situação que é emocionalmente devastadora para eles. No entanto, enquanto Elvis está claramente cantando sobre uma perda romântica, a canção de Michael Jackson é muito mais complicada, e muito mais ambígua. É apenas um romance despedaçado, ou mais do que isso? "Heartbreak Hotel" de Michael Jackson termina com estas linhas:


Alguém está apunhalando meu coração
Este é Heartbreak Hotel
Há dez anos hoje
Machucando minha mente
Você está quebrando coração do meu bebê
Este é Heartbreak Hotel
Apenas, bem vindo à cena

"Bem-vindo à cena" é um final muito estranho para uma canção sobre o amor perdido.
Então, novamente, parece haver mais coisas do que apenas um romance malfadado.
E mais uma vez, ele e Meu Bebê são associados: o coração dele está ferido, o coração dela está ferido, sua mente está machucada. Eles compartilham a mesma dor. Ele está sentindo o que ela está sentindo, como se ela fosse uma parte dele.

Joie: Uau! Não tenho certeza se eu teria feito essa óbvia ligação de Elvis aqui, mas tenho que dizer, faz uma espécie de louco sentido.

Willa: Eu sei. Soa como louco, não é? Eu não esperava sair em uma tangente de Elvis, e,
obviamente, "o homem ao lado" pode significar muitas coisas diferentes, mas de repente essa ideia surgiu na minha cabeça e fui com ela, só para ver onde me levaria. Acho que qualquer interpretação - até mesmo uma interpretação soando maluca - é válida, contanto que possa ser adequadamente apoiada pela evidência do texto, e há um pouco de evidência para apoiar isso. E isso faz muito sentido se você ver essa música como falando de celebridades, que foi um tema muito importante para Michael Jackson.

Joie: Bem, eu vou com isso por um minuto e dizer que, se isso foi intencional por parte de Michael,
ele é realmente brilhante. No entanto, quando The Jacksons tomou a decisão de alterar o nome da canção para "This Place Hotel", Michael disse que ele não estava familiarizando com música de Elvis. Assim, embora concorde que as imagens de ambas as músicas trabalham muito bem juntas, sou cética que haja qualquer conexão real entre as duas. Mas eu amo o que você disse sobre Meu Bebê possivelmente representando sua própria alma. “E essa linha no final onde ele diz”. “Machucando minha mente” É como se Meu Bebê o representasse: sua psique.
Sua mente, seu coração, sua alma - o ser interior que ele mantém protegido da vista do público.
Como eu disse na semana passada, Michael canta sobre My Baby como se ela fosse alguém muito importante para ele e foi em sua vida por um tempo muito longo, e eu acho que essa noção de que ela é um símbolo do seu próprio ser interior carrega muito peso. Em “Wanna Be Startin’ Somethin’” Michael diz,


Alguém está sempre tentando
Fazer meu bebê chorar
Falando, gritando, mentindo
Dizendo que quero apenas estar começando algo


Se olharmos para esse verso nestes termos, é muito fácil ver como Meu Bebê poderia ser um eufemismo para o seu interior. Alguém está sempre tentando machucá-lo. Ele continua a cantar,


Billie Jean está sempre falando
Quando ninguém mais está falando
Contando mentiras e encolhendo os ombros
Então, eles chamaram a sua boca de um motor.


Cumprindo com essa teoria pode-se argumentar que Billie Jean - e todas as outras "meninas más" que entram em seu caminho-representam a sua vida pública e toda a bagagem que vem com ele (as mentiras, a mídia, os paparazzi, etc).

Willa: Concordo, e eu realmente gostei dessa comparação que você fez. "Billie Jean está sempre falando" - assim como a mídia está sempre falando. Desde uma idade muito jovem, Michael Jackson enfrentou constantes comentários e especulações sobre sua vida privada. E a boca da mídia não é apenas "um motor." É uma indústria.

Joie: Uma indústria que ele iria acabar lutando para o resto de sua carreira. Mas vamos falar mais sobre isso na próxima vez que tomarmos uma análise mais atenta das “meninas más" neste trio.

Willa: Certo. E desses três conflitos entre Meu Bebê, as mulheres intrusas que o machucaram, e o protagonista, que se encontra preso entre os dois e continua a evoluir - assim como a relação de Michael Jackson com os meios de comunicação evoluíram. Vemos este cenário de Meu Bebê ser ferido por uma mulher, agressiva e desonesta recorrendo várias vezes: por exemplo, em "Billie Jean" e "Wanna Be Startin Somethin" em Thriller, em "Dirty Diana" de Bad, e na faixa-título de Dangerous. E então ela desaparece. My Baby não é mencionado uma vez em seu álbum HIStory, que foi o seu primeiro álbum de 1993 depois das alegações de inocente. É como se sua vida pública se tornasse tão tóxica que ela está agora completamente escondida da vista.

Ou talvez não. Talvez ela apareça, mas de uma forma inesperada, e em um lugar inesperado - no vídeo de uma música que ele não escreveu "You Are Not Alone". A canção abre com uma história de amor perdido:


Outro dia se passou
Eu ainda estou sozinho
Como pode ser isso
Você não está aqui comigo
Você nunca disse adeus
Alguém me diga por que
Você tem que ir
E deixar meu mundo tão frio

No entanto, o vídeo abre com uma multidão de repórteres e fotógrafos pressionando sobre ele enquanto ele caminha com a cabeça abaixada. A situação é exatamente a mesma que ele cantou repetidamente em álbuns anteriores: estas pessoas intrusas estão reivindicando a conhecê-lo e dizendo mentiras sobre ele, e meu bebê o deixou. Só que desta vez ele está dizendo essa história através de sinais visuais.


Ele está devastado, desolado, tão triste e sozinho. Em seguida, ele ouve uma voz.
Nós não sabemos cuja voz é, mas ela sussurra “para ele, e isso é o que diz a ele”:

Você não está sozinho
Eu estou aqui com você
Embora você esteja distante
Eu estou aqui para ficar

Você não está sozinho
Eu estou aqui com você
Embora estejamos distantes
Você está sempre em meu coração
Você não está sozinho

Que voz é essa? As letras não dizem, mas mais uma vez há pistas visuais. A cena de andar diante de um mar de reporteres agressivos com uma outra cena, longe da mídia: é a definição da Alvorada de Maxfield Parrish, uma bela pintura de serenidade e de renascimento. Ele está feliz, e compartilhando um momento íntimo com uma mulher.

E não é apenas uma mulher qualquer. É sua esposa, Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley.
Quando a vida pública de Elvis estava desmoronando e ele era um alvo de críticas e até mesmo ridicularizado pela imprensa, ele teve uma menina que estava com ele e trouxe alguma alegria em sua vida. Agora Michael Jackson está na mesma posição que Elvis se encontrava antes. E aquela garotinha cresceu e se casou com ele, e ela está com ele através de um dos piores períodos de sua vida e trazendo alguma alegria em sua vida. Estou bastante desconfortável falando tudo isso porque estas são pessoas reais, e eu tento muito ficar de fora da vida privada de um artista, tanto quanto possível. Mas essas pessoas reais também simbolizam certas coisas, e o simbolismo daquela imagem com Lisa Marie Presley é tão forte para mim.

Joie: Bem, eu concordo absolutamente com você que a voz mansa e delicada em "You Are Not Alone" é, definitivamente, do meu bebê. Mas não posso concordar que ela tem alguma coisa a ver com Lisa Marie Presley, no sentido literal. Em abstrato como uma sugestão visual, sim, definitivamente. A recriação da Alvorada para este vídeo foi uma escolha inspirada em minha opinião uma vez que habilmente capta o lugar íntimo e privado que Michael está tentando levar-nos até aqui, e o uso de sua esposa como a representação visual de Meu Bebê faz todo o sentido.
Afinal, se Meu Bebê fosse uma pessoa real, ela seria, certamente, a pessoa que esteve mais próxima a ele e o conhecia intimamente como uma mulher. No entanto, ele diz repetidamente que sussurra algo em seu ouvido. “Não que alguém, ou alguma coisa”. Aquela voz mansa e delicada.
Sua alma. Seu eu interior. A parte dele que ele tem alimentado e tentou tão difícil de proteger ao longo dos anos e manter pura. Fora de todas as "meninas más" e os meios maus que ameaçaram meu bebê por tanto tempo. E o que a voz lhe diz? "Você não está sozinho." Mesmo que ele possa se sentir como a pessoa mais solitária sobre a face da terra - que é o sentimento de todas aquelas
imagens dele em pé sozinho na frente das cenas bonitas da natureza e no palco no teatro deserto
são destinadas a evocar - ele não está sozinho. Ele ainda tem a sua alma que é intacta e forte. Pode estar um pouco machucada e ferida, mas ela ainda está lá. E ele ainda pode senti-la, chamando a si, dizendo-lhe que o que ele acaba de passar através de um pesadelo, mas, ele passou por ele e saiu do outro lado e ainda há esperança para um futuro brilhante.

Mesmo que Michael não escreveu esta canção em particular, acredito que as letras devem ter falado por ele em algum nível, e talvez elas expressassem alguma coisa - alguma emoção ou idéia - que ele pudesse se relacionar e se identificar. E eu acho que havia algo de meu bebê.

Willa: Joie, isso é lindo. Eu tateava para frente, tentando alcançar o que aquela cena recorrente simbolizada e por isso era tão comovente para mim, e não apenas chegava lá. E você lindamente capturou em palavras esse sentimento que tenho quando vejo este vídeo. Eu acho que é importante que a mulher nesta cena seja Lisa Marie Presley. Não teria a mesma profundidade de significado se fosse apenas qualquer atriz de uma chamada de elenco que não tem sua história.
Mas eu amo o jeito que você trouxe de volta à nossa discussão a idéia de Meu Bebê como representante de uma parte de si mesmo - como algo que estará sempre lá para ele, se é sua alma ou seu coração ou sua musa. Como você descreve tão bem, este vídeo é uma afirmação de que há alguma coisa dentro que vai sustentá-lo, independentemente do que o ameaça no mundo exterior.

Vamos concluir esta série sobre meu bebê na próxima semana, quando olharmos mais de perto o que algumas dessas ameaças significam.

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/08/

Tradução: Ana s mj. / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
.......................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeSex maio 18, 2012 7:46 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 111002060956-michael-jackson-cirque-du-soleil-story-topa

REVERÊNCIA E ADMIRAÇÃO: MICHAEL E CIRCO

Por Willa e Joie

Willa: Joie, estou tão curiosa para saber sobre a sua viagem para Montreal para ver os ensaios do Cirque du Soleil! Assim, as primeiras impressões - o que você achou?

Joie: Bem, eu estava voltando para o meu quarto de hotel depois do show quando o meu amigo e companheiro de equipe, Jonathan MJFC mandou-me uma mensagem, perguntando essa mesma questão e creio que a minha única resposta foi OMG!!! Honestamente, a única coisa que poderia fazer este show melhor é se Michael estivesse no palco.

Willa: Você sabe, isso é exatamente o que eu estive pensando sobre a maior parte. Pelo que tenho lido sobre o Immortal World Tour,soa como um concerto de Michael Jackson sem Michael Jackson.
Será que você sente assim?

Joie: Bem, isso é um tipo de questão delicada e aqui está o porquê. Esta é a primeira vez que o Cirque du Soleil fez um show usando uma banda ao vivo. Seu show Elvis não tinha uma banda ao vivo, o show Beatles não tinha uma banda ao vivo. Isso nunca foi feito antes. E a maneira que tem trabalhado é realmente legal. Kevin Antunes, diretor musical do show, teve acesso exclusivo a todas as gravações originais de mestre de Michael, e ele tomou as faixas e, basicamente, removeu a música e elevou vocais de Michael para que eles fiquem mais nítidos do que você já ouviu antes. Assim, durante o show, você tem vocais de Michael no topo de uma banda ao vivo e o resultado é surpreendente. E, é claro, a banda inclui Greg Phillinganes e Jonathan "Sugarfoot" Moffett, que fez tantas turnês com Michael por muitos e muitos anos, assim, a banda em si é fenomenal. Então, eu acho que, dessa forma, é como uma espécie de experiência de um concerto, mas, há simplesmente, tanta coisa acontecendo aqui, visualmente, que é definitivamente muito mais do que um concerto. É mais como uma viagem através da vida e carreira de Michael.

Willa: Por isso, não sente que há um grande buraco vazio no palco onde ele deveria estar?É uma experiência gratificante em si mesmo?

Joie: Sim, definitivamente. E é um espetáculo, você sabe? Eu estava lá com outros 14 representantes da comunidade de fãs de MJ e, depois que acabou, tivemos meia dúzia ou mais pessoas - até mesmo John Branca e Greg Phillinganes -Todos vindo até nós, pois ainda estávamos ali sentados nas arquibancadas e estavam todos reclamando, muito ansiosos para saber dos nossos pensamentos. E todos nós tivemos a mesma reação. Tivemos que ficar sentados por alguns segundos tentando absorver tudo isso antes, poderíamos até mesmo responder, e imagino que era a reação da maioria de todos que os vê, fãs e não fãs. Eles deixam as arenas com uma sensação de espanto e admiração. Você sabe o Cirque du Soleil é conhecido por ser especializado em espanto e deslumbramento, e trabalharam a mesma magia com este show.

Willa: Então, dê-nos alguns detalhes! De tudo o que você viu?

Joie: Ai meu Deus! , por onde começar? Bem, eu não quero ser nenhuma desmancha prazeres. E quero que fique muito claro que alguns dos números que assisti não estavam nem sequer na produção final, quando o show abre em Outubro, porque é ainda um trabalho em progresso. Mas, o ensaio que eu vi, desde o número de abertura, que foi "Infância", você vai se surpreender. É como se eles estivessem levando você para dentro dos portões de Neverland e, como você sabe, Michael teve as estátuas mais bonitas de bronze de crianças brincando e eles pontilhavam a paisagem de Neverland. Bem, essas estátuas desempenhavam um papel realmente mágico em que o número era incrível. E então houve esse momento muito doce, um pouco mais tarde, durante o "Ben", onde os elefantes de Michael saíram e dançaram, e foi simplesmente divertido de assistir. Realmente bonito. E eu pensei em você, Willa, porque eu sei o quanto você ama essa música!

Então houve este tipo de segmento todo gangster que eles fizeram em "Heartbreak Hotel", "Smooth Criminal" e "Dangerous". O segmento começou com esta mulher violoncelista, seminua, que tocava com seu coração o violoncelo elétrico e ela era fantástica! Então, de repente, seu solo enlouquecedor virou as cepas de abertura de “Heartbreak Hotel” e do pontapé da banda à música começou a sacudir. O segmento terminou com todos esses cinco ou seis caras que dançam em torno de uma dançarina de "Dangerous" - que, aliás, tivemos de imaginar porque a dançarina se machucou nos ensaios anteriores. Mas mesmo sem ela, o número foi incrível, eu adoraria vê-lo novamente com todos os elementos no lugar. Houve também um segmento que destacou algumas das músicas assustadoras de Michael com "Is It Scary", "Monster" e "Thriller "e a coisa toda foi apenas um lote inteiro de diversão visualmente com um monstro dançando arranhando seu caminho para fora das páginas de um livro de histórias e morcegos gigantes com olhos brilhantes que dançam ao redor do palco, e culminou com um palco cheio de múmias fazendo a dança de Thriller em um cemitério. Apenas ideias realmente criativas que você sabe que Michael teria realmente, amei! Em outro segmento - na verdade a minha parte favorita de todo o show - a banda estava fazendo "Another Part of Me " e o dançarino estava lá fazendo seu trabalho e a música era realmente animada e estavam todos sentados lá tocando, e de repente a música mudou para "Speechless". E quando você começa a entrar na mudança de direção, algo surpreendente acontece! E a música muda novamente para "Human Nature" e a arena é transformada em um céu noturno. Eu realmente quero lhe dar mais detalhes sobre esta parte, mas, eu não posso porque eu não quero estragá-lo para ninguém, mas, por favor acredite em mim quando digo que era absolutamente arrebatadora e linda, e eu não era a única em lágrimas. E mais tarde, ao falar com o pessoal do circo e da propriedade que quiseram saber qual tinha sido nossa parte favorita do show, nós todos concordamos que foi "Human Nature". Você sabe, uma das coisas que eu amo tanto sobre o Cirque du Soleil são os trapezistas, é realmente bonito de ver. No ensaio eu vi, eles foram exibidos em "I Just Cant Stop Loving You", que Kevin Antunes misturou belamente, usando as versões em Inglês e em espanhol da canção. E os trapezistas realizaram uma performance muito romântica e muito sensual de balé no alto,acima de nossas cabeças. Foi tão bonito.

Willa: Isso soa bonito. Então, onde estão eles no processo de produção? Você viu um show bastante elegante, com trajes completos e música e tudo, ou é mais uma obra em andamento - tipo como o que vimos em This Is It? Parece que eles ainda estão elaborando algumas decisões.

Joie: Bem, ainda é um trabalho em andamento, eles definitivamente salientaram isto para nós ao entrarmos, o que vimos foi um show de cerca de 75-80% completo, com figurinos e música, desde o início direto, assim como um ensaio geral. E houve um contratempo poucos técnicos e falhas, como seria de se esperar com um trabalho em andamento. Eles ainda estavam aperfeiçoando o segmento final de modo que não consegui ver os últimos 30 minutos, mais ou menos do show e fomos informados de que iria incluir as músicas "Billie Jean", "Man in the Mirror", "Dirty Diana" e "Can You Feel It". Mas, como um todo, foi um show muito elegante.

Willa: Você sabe, eu não estou completamente certa como perguntar isto, mas o que faz Michael Jackson tão especial para mim e que o distingue de tantos outros artistas são as suas ideias e como ele as expressava, e seu compromisso com essa mensagem. Ele tinha uma voz bonita, e parece que o show do Cirque du Soliel captou através das gravações, e ele era um dançarino incrível, e parece que o show evoca através dos acrobatas e trapezistas os números de dança. Mas e a respeito de suas ideias? Sabe o que quero dizer? Será que ele sente como Michael Jackson?

Joie: Oh, essa é uma pergunta muito boa, eu estou tão feliz que você perguntou isso! Willa, eles realmente trabalharam muito para capturar o espírito de Michael e seu coração e eles mostram isto. Eu postei uma notícia sobre a minha experiência no site MJFC, onde eu chamei esse show de “O último tributo a Michael”, e eu realmente me sinto assim e vou dizer o por que. Você tem que lembrar que este show está sendo orientado por pessoas que conheciam Michael. Pessoas que trabalharam com ele e o amavam. Durante os meus dois dias em Montreal eu vi Greg Phillinganes, Jonathan Moffett, Zaldy, e três executivos da propriedade que ficaram muito emotivos quando falaram comigo sobre o seu tempo com Michael e como esse show é importante para eles. Eles são todos tão apaixonados por fazer algo que ele adoraria e conseguiram isto corretamente. Para ele. E a partir do segmento de abrir todo o caminho até o final, você pode sentir a presença de Michael, você pode sentir o seu espírito. E sua mensagem de amor é o centro das atenções. Na verdade, em outro segmento do show, eu acho que foi "Will You Be There", de repente, grandes corações vermelhos, brilhantes aparecem em todo o cenário e fez o seu caminho para o palco. Foi realmente se movendo e você só lembra que a mensagem de Michael era o amor. É tudo o que ele falou e foi o que ele pregava. E eles não se esqueceram disso e é claro que eles não querem que os outros se esqueçam também.

Willa: Eu estou tão contente de ouvir isso - que as pessoas que trabalham neste show se importam tão profundamente, e são tão apaixonados por sua música e seus ideais. Você igualmente escreveu no artigo de notícia de MJFC, que eles pediram as respostas e incorporaram realmente algumas sugestões. Aqui o que você escreveu: "Eles ouviram o que tínhamos a dizer e levaram os nossos sentimentos e sugestões em consideração. E não era só da boca para fora. As alterações foram feitas para o show imediatamente, com base em nossas respostas". Você pode nos contar mais sobre isso?

Joie: Bem, foi realmente uma espécie de surpresa na verdade. No final do show, quando eles estavam todos clamando em torno de nós querendo saber o que pensamos, eu estava conversando com Navi, o representante do Reino Unido MJFC sobre um determinado número e como acreditava que poderia ter sido feito melhor. Então, quando eles perguntaram, ele lhes disse o que pensava e sugeriu maneiras de tornar o número mais forte. E eles ouviram e ele começou a fazer as mudanças imediatamente. Então no dia seguinte, fomos a uma excursão do Cirque du Soleil campus e se reuniu com o diretor criativo do show, entre outros. E, novamente, na reunião eles queriam saber o que pensávamos – quais as nossas partes preferidas e também que partes não gostamos. E assim, nós dissemos a eles. Nós (os representantes da comunidade de fãs) fomos honestos com eles sobre nossos sentimentos e todo tipo de acordo político sobre certo ponto no show que nós entendíamos que era um pouco discutível e talvez pudesse ser feito um pouco diferente. E, novamente, eles ouviram nossas preocupações e tomaram notas sobre o que tínhamos a dizer e começaram a pensar em maneiras de mudar as coisas um pouco. Mas, eu só acho que é tão emblemático as pessoas colocando este espetáculo em conjunto,tão dispostos a falarem com os fãs e acredito realmente que eles estão tentando muito acertar. Não apenas para Michael, mas para os fãs. Eu acho que eles estão realmente tentando agradar os fãs de Michael com um presente. Eu acho que é importante para eles. E foi-me dito por uma das pessoas da propriedade durante a reunião que esta era a primeira vez. O Circo não fez isso para o show Elvis ou o show Beatles. Eles não convidaram os fãs para um ensaio para obter a sua entrada antes dos shows abertos. E eu acho que isso diz algo sobre o quão importante é realmente o legado de Michael. Sobre o quão importante ele foi e ainda é tanto como artista e como uma figura cultural.

Willa: Bem, de tudo o que você disse, parece que há um grupo muito dedicado de pessoas que trabalham nos bastidores e no show em si, e isso soa incrível. Eu amo suas descrições, Joie. Obrigada por compartilhá-los conosco. E então na próxima semana temos Joe Vogel se juntando a nós para falar sobre seu livro Earth Song, que está prestes a ser lançado em versão impressa. Então bastante coisas interessantes estão acontecendo agora!
Fonte:http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2011/09/22/aweandwonder/

Tradução: Fernanda Capucho / http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/
................
Ir para o topo Ir para baixo
Maíra

Maíra
Super fã

Super fã
Data de inscrição : 08/03/2011
Mensagens : 451
<b>Agradecido</b> Agradecido : 21


Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitimeQui Out 18, 2012 9:45 pm

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) A4mj

Dentro dos arquivos Jackson no FBI com Charles Thomson

Charles Thomson é um premiado escritor especialista em música negra e jornalista de
Celebridades. Charles também é reconhecido como uma das maiores autoridades do mundo
sobre a vida e os tempos de Michael Jackson, tendo quebrado inúmeras exclusividades
Globais sobre a estrela e contribuiu para duas biografias

Com apenas 21 anos de idade, Charles foi convidado a integrar no site Huffington Post como um blogueiro, um dos escritores mais jovens a receber a honra. Seus artigos em Huffington Post destacam a distorção e a propaganda nos meios de comunicação e têm sido elogiados pelas emissoras como Aphrodite Jones e J Randy Taraborrelli.

Admiro e respeito muito o trabalho de Charles Thomson, ele é um dos poucos profissionais na mídia que faz um trabalho sério e honrado, seu artigo "Um dos episódios mais vergonhosos da história jornalística" foi considerado o melhor artigo sobre a cobertura do julgamento de 2005.

Charles Thomson deu uma entrevista nesse mês de outubro para Willa e Joie para o blog Dancing With The elephant (Dançando com o elefante). Esse blog também faz um trabalho muito bonito sobre Michael, nessa entrevista ele fala como teve acesso aos arquivos do FBI sobre o caso de Michael e como a mídia agiu distorcendo tudo.

Segue a entrevista:

Willa: Joie e eu estamos emocionadas por estarmos juntas esta semana com jornalista Charles Thomson, que tem escrito numerosos artigos e posts sobre as acusações formuladas a Michael Jackson, e a maneira como essas acusações foram manipuladas na mídia. Na verdade, ele é o autor de "Um dos episódios mais vergonhosos da história jornalística", o melhor artigo que eu li sobre a cobertura do julgamento de 2005. Ele também contribuiu para duas biografias best-seller sobre Michael Jackson e apareceu na TV e no rádio para mostrar e discutir como ele foi retratado.

Assim Charles, como um repórter investigativo, você é treinado para ser cético no que você ouve e ser cauteloso sobre tirar conclusões. Por essa razão, a posição oficial da maior parte de agências de informação críveis, ao contrário dos tabloides – é “nunca saberemos com certeza” se as acusações foram verdadeiras ou não, embora as suas reportagens muitas vezes revelem um preconceito que eles acreditam que Michael Jackson foi culpado de algo, e não somente dos crimes exatos de que ele foi acusado. Contudo, você parece convencido que Michael Jackson foi inocente, e estou curiosa: o que exatamente o convenceu?

Charles: Eu acredito sinceramente no princípio de que um homem é inocente até que seja provado culpado. Com muita frequência você vê especialistas de direito que fazem comentários como: "Não culpado não é o mesmo que inocente". Bem, eu discordo. Esse é o ponto de todo o nosso sistema jurídico, um homem é inocente até que seja declarado culpado por um júri de seus pares. Michael Jackson foi considerado inocente à carta da lei, portanto ele era inocente, para começar a fazer comentários como: "Só porque ele não foi considerado culpado, isso não significa que ele era inocente", isso ridiculariza todo o sistema jurídico.

Pareceu-me que os meios de comunicação detestaram aceitar a possibilidade que Jackson podia ser inocente. A maior parte de repórteres parecia estar convencida da culpa de Jackson porque eles achavam que ele era uma pessoa esquisita. Afrodite Jones escreveu sobre isto em seu livro. Não fui jornalista no momento do julgamento de Michael Jackson, eu estava ainda em treinamento, mas eu sempre tinha a mesma mentalidade: eu gosto de ver evidência antes que eu acredite em algo.

O que ficou evidente durante o julgamento de Jackson foi que a prova não era o ponto forte da acusação. Para toda arrogância deles, eles não conseguiram produzir uma única peça de evidência tangível que ligasse Jackson para qualquer crime, tudo o que houve realmente foi um desfile de testemunhas, metade dos quais em colapso sob interrogatório e a outra metade acabou ajudando a defesa, em vez de os promotores.

O caso de Jackson foi um em que a acusação teve todas as vantagens, eles saquearam a casa de Jackson sem aviso prévio, enquanto ele estava a quilômetros de distância, em Las Vegas, eles tiveram o benefício de cobertura da mídia mundial e deram argumentos para outras vítimas, eles foram a áreas não abrangidas por seu mandato de busca, roubaram documentos de defesa da casa de Jackson PA e ilegalmente invadiram o escritório do PI que trabalhava para a defesa, o que lhes deu uma vantagem injusta.

Apesar de tudo isso, eles foram ainda incapazes de inventar qualquer argumento decisivo. Segui o julgamento no momento e lembro-me de estar chocado com o desvio entre as transcrições e a cobertura da mídia.

J. Randy Taraborrelli contou uma história antes sobre o julgamento. Ele e o resto do bloco de imprensa faziam fila para seus passes. Uma repórter bem conhecida de uma grande revista feminina tornou-se cada vez mais agitada na indignidade de ter que esperar na fila (o horror!) e de repente explodiu: “Alguém aqui acredita que Michael Jackson é inocente além de J. Randy Taraborrelli?”

Aquela história resumiu a maior parte da atitude dos meios de comunicação em direção ao julgamento: “Sabemos que ele é culpado. Isto é um desperdício de tempo. Eles devem encarcerá-lo agora.” Ela manchou a sua reportagem, conscientemente ou não.

Joie: Eles absolutamente contaminaram suas reportagens, é tão difícil de acreditar que eles unilateralmente disseram apenas à história que eles queriam, através das questões. Você sabe, eu recentemente emprestei a minha mãe minha cópia de Michael Jackson Conspiracy por Aphrodite Jones, e depois que ela o tinha lido, ela ficou completamente chocada porque tudo o que ela realmente sabia do julgamento era que Michael Jackson tinha comparecido ao Tribunal de pijama. E quando ela disse: em primeiro lugar eu fiquei com uma espécie de raiva, mas, quando eu refleti sobre isso foi que eu percebi, claro isso é tudo que ela sabia, isso é tudo que o mundo sabe porque isso é tudo que a mídia lhes disse, ninguém sabe realmente que todas as testemunhas da acusação foram aniquiladas sob interrogatório porque a mídia não relatou nada que a defesa tinha a dizer, eles relataram apenas coisas do lado da acusação.

Charles: Tenho sido um jornalista trabalhando há cinco anos e já passei muito tempo na corte, abrangendo casos de jornais locais e nacionais, gastar todo esse tempo em processos judiciais, inclusive em casos de abuso infantil, só consolidou minha convicção de que as acusações contra Michael Jackson foi uma farsa.

Willa: Isso é uma condenação muito forte, Charles, então o que exatamente é diferente sobre este caso do que outros casos que você relatou?

Charles: Sobre o julgamento de Michael Jackson, foi muito diferente dos outros julgamento de abuso de criança que eu participei, primeiramente, eu participei de alguns processos incompetentes no passado, nunca vi nada que se aproximasse a estupidez da acusação de Michael Jackson, era como se o caso tivesse sido elaborado por Mr. Bean, cada testemunha acabou por ser inútil, não havia nenhuma evidência para apoiar qualquer das acusações, os promotores se comportaram como palhaços, às vezes tentando reescrever seu caso todo imediatamente no local porque as testemunhas não tinham arrasado como eles esperavam, era impossível. O Escritório do DA Santa Barbara deve agradecer sua estrela da sorte toda noite por Michael Jackson não mover uma ação judicial por acusação maliciosa.

Na medida em que as diferenças entre o caso de Michael Jackson e outros casos de abuso de criança que eu já participei nada realmente casavam. Michael Jackson não se encaixava no perfil de um inocente predador em nenhum sentido. As vítimas em tais casos são geralmente devastadas, quebrando-se em lágrimas no instante quando eles contam sobre o abuso que foram submetidas, ao passo que Arvizzo contava piadas. Eles geralmente são traumatizados por seu abuso ao ponto que é como uma memória flashbulb, suas lembranças são vívidas e consistentes, enquanto as lembranças no caso Jackson eram totalmente incompatíveis.

Para entrar em todos os detalhes de como o caso de Michael Jackson diferia dos outros que cobri, eu poderia escrever um ensaio de 5.000 palavra sobre isso, mas vou colocá-lo resumidamente: Eu participei de vários testes em que as vítimas de abuso genuínos testemunharam contra seus agressores. Não vi semelhanças no comportamento das vítimas ou dos acusados, não há semelhanças no testemunho, não há semelhanças em processos, e eu nunca vi um verdadeiro molestador abranger 1 milhão de milhas e colocar a defesa incrivelmente forte que Jackson foi capaz também. As transcrições do caso Arvizzo foram tidas como uma paródia extremamente imprudente de um verdadeiro julgamento de abuso infantil.

Willa: Vou voltar para a pergunta que eu lhe fiz no início, houve uma determinada parte de evidência que foi especialmente interessante para você, ou foi apenas um acúmulo de evidências de modo que depois de um tempo você chegou a um ponto de inflexão e se convenceu da inocência de Michael Jackson?

Charles: Para responder a isso, vou voltar para a primeira linha da minha resposta: Eu acredito sinceramente no princípio de que um homem é inocente até que seja provado culpado. Os promotores do julgamento de Michael Jackson não chegaram nem perto de fazer isso. Michael Jackson foi absolvido por uma combinação de completa incapacidade da acusação de produzir qualquer prova convincente da culpa de Jackson e capacidade de defesa de apresentar uma evidência convincente de abundância da inocência de Jackson, absolvendo Michael Jackson em lei, que o declarou inocente.

Aqui é apenas um pequeno exemplo que demonstra claramente porque a defesa ganhou neste caso, o Ministério público chamou vários ex-funcionários de Jackson que alegadamente testemunharam o inocente de três meninos: Brett Barnes, Wade Robson e Macaulay Culkin. Além do testemunho extremamente instável destes ex-funcionários, todos completamente destruídos sob interrogatório, o Ministério público não tinha nenhuma evidência em todos os abusos.

A defesa chamou Barnes, Robson e Culkin diretamente no início do seu caso, todos os três disseram claramente aos jurados que eles nunca foram molestados e eles ressentiram-se da implicação.

Enquanto interrogava Robson, o Procurador Ron Zonen fez uma tentativa desesperada de agarrar de volta alguma aparência de credibilidade para a noção de que esses meninos poderiam ter sido molestados. Assim, ele realmente inventou um cenário do nada, em que ele parecia aceitar que as testemunhas da acusação tinham mentido, porém tentou insinuar que Robson poderia ter sido molestado enfim. As evidências dos ex-funcionários ao júri foi que Robson tinha sido acordado quando ele foi molestado, mas Zonen acabou praticamente suplicando ao júri para considerar que talvez Robson tivesse sido molestado em outras ocasiões, enquanto ele estava dormindo, então ele não sabia sobre isto!

Willa: Isso é realmente muito chocante, conduzir uma testemunha, e realmente mostra como a Promotoria abordou este caso desde o início, penso. Eles não conduziram uma investigação para descobrir o que aconteceu, em vez disso, eles se apressaram em julgar sobre o que aconteceu, e logo tentaram reunir provas para comprovar isso. Seu julgamento de que ele era culpado veio antes da investigação, não depois.

Charles: Isso é uma espécie de microcosmo de todo o processo. A versão do prosseguimento de eventos pareceu-se como uma casa construída em bases débeis, eles começaram com uma premissa extremamente débil, um testemunho muito tênue ou uma peça sem sentido de "evidência", então construíram enormes torres de conspiração em cima. A defesa continuou chegando e chutando as bases de baixo para fora.

Em suma, está além da minha compreensão que alguém, depois de ter estudado o caso em profundidade, poderia se questionar- “O Ministério Público fez provar seu caso além de uma dúvida razoável?” – e responder honestamente que eles fizeram.

Joie: Ah, eu não sei como alguém poderia fazer um argumento nesta acusação.

Então Charles, você estava envolvido no pedido dos arquivos do FBI sobre Michael Jackson sob a lei de liberdade de Informação Act (FOIA), Estou curiosa, o que o levou a solicitá-los e o que exatamente você estava esperando encontrar nesses arquivos?

Charles: Eu não tinha certeza do que iria encontrar nesses arquivos, ou mesmo se ele teria um arquivo, fiz a solicitação de Liberdade de Informação por acaso.

Liberdade de informação é uma brilhante parte de legislação que permite aos cidadãos exigir informações ocultas possuídas por agências governamentais. Você pode exigir, a saber, quanto o seu governo local gasta anualmente em biscoitos para a sala de professores, ou obter informações sobre como muitas acusações de brutalidade policial foram feitas em sua estação de polícia local no ano passado, ou procurar correspondência entre departamentos governamentais sobre questões controversas..

Eu tinha usado isso com o FBI algumas vezes antes, eu tinha adquirido o arquivo de James Brown, por exemplo, e lá, encontrei uma ficha reveladora da suposta perseguição da polícia pela qual ele foi detido e preso nos anos 1980, que relacionou acontecimento de um modo muito diferente à história da polícia na época. Em arquivos de outras celebridades, há memorandos no FBI controlando-os durante os anos 60 porque eles pensavam que eram comunistas.

Michael Jackson tinha sido monitorado pelo FBI por causa do poder percebido que poderia estar tendo sobre seu público? Eles tinham investigado a chamada 'conspiração' financeira contra ele, com a prova que Raymone Bain disse ter enviado para a Procuradoria Geral por volta de 2006/7? Eles estavam envolvidos nas investigações de inocente infantil? Estas eram o tipo de perguntas que eu estava me fazendo.

Eu não estava muito feliz com a forma que o FBI lidou com a liberação, como deixei claro em meus blogs sobre o assunto e a passagem que escrevi sobre os arquivos para o livro do J. Randy Taraborrelli. Em vez de liberar os arquivos diretamente àqueles que os tinha solicitado, eu não sei quantos outros o tinham solicitado, o FBI anunciou que transferiria os arquivos para o seu site web por um tempo especifico para que todos pudessem ler.

Joie: Sim, isso é surpreendente. Você não esperaria que o FBI operasse dessa forma.

Charles: O que isso provocou essencialmente foi uma competição livre, com organizações de notícias ao redor do mundo, todos lutando para baixar, leitura e relatório sobre os arquivos mais rápido do que qualquer outra pessoa. Isto conduziu alguns relatórios extremamente de má qualidade no conteúdo dos arquivos. Eu escrevi sobre a cobertura da mídia caótica dos documentos no meu blog.

Eu também escrevi um blog sobre como os arquivos revelaram como o Promotor Tom Sneddon perseguiu Jackson, ele tentou fazer o FBI processar Jackson sob a Lei de Mann. A Lei de Mann é uma lei inerentemente racista que foi amplamente utilizada após a sua introdução para punir os homens negros que se associassem com mulheres brancas. A noção de relações inter-raciais era na época considerada 'imoral'. Como tal, qualquer homem negro pego viajando com mulheres brancas poderia encontrar-se processado sob a Lei de Mann 'transporte uma mulher branca ao longo da linha de estado para fins imorais'.

Livro fenomenal, Negritude Imperdoável: A Ascensão e a Queda de Jack Johnson, conta como o primeiro negro campeão de boxe peso pesado do mundo foi uma das motivações por trás da introdução da lei. O governo não gostou da maneira que Johnson 'ostentava sua riqueza' (lido: comprei carros) e compromissado com mulheres brancas. Ele foi preso sob a lei por viajar com uma amante branca. A lei também foi usada para processar o Chuck Berry por supostamente estar convivendo com uma menina de 14 anos, no mesmo ano em que Elvis Presley começou a namorar Priscilla Beaulieu, sua futura esposa, ela tinha 14 anos na época, Elvis não foi processado.

Joie: Wow. Eu sabia claro, que Priscilla tinha apenas 14 anos quando ela começou a namorar Elvis, mas eu não tinha idéia que Chuck Berry foi processado por fazer exatamente a mesma coisa que Elvis estava fazendo, no mesmo ano. Falar sobre “Negritude Imperdoável”, isso é inacreditável.

Charles: Chuck Berry,no depoimento, negou a acusação de que ele tinha dormido com a garota. Ele disse que foi uma carona que ele teria dado, um trabalho no seu clube , em seguida, disparou que ela tinha inventado as alegações por maldade. Durante seu julgamento, o juiz fez repetidas observações sobre a sua raça, ele foi condenado.

Willa: Oh, há um padrão de casal. Jerry Lee Lewis casou-se com uma de 13 anos, e em seguida, defendeu-se dizendo que ele pensava que ela tinha 15 anos, como se fizesse toda a diferença, e isso foi apenas um ano ou dois antes de Chuck Berry ser preso, portanto no mesmo tempo que Chuck Berry estava sendo processado por supostamente estar convivendo com uma 14 anos de idade, Elvis estava namorando uma de 14 anos de idade e Jerry Lee Lewis era casado com uma de 14 anos.


Charles: Você pode ler meu blog completo sobre o Lei de Mann. Aqui:
http://charlesthomsonjournalist.blogspot.co.uk/2010/01/fbi-file-reveals-attempt-to-convict.html


Um fator interessante é que o FBI liberou apenas 333 páginas de página 673 do arquivo de Jackson, menos da metade dele. Eles nunca deram uma explicação de por que o resto tinha sido retido, embora eles sejam legalmente obrigados pela Liberdade da Lei de Informação a fazê-lo.

Durante o escândalo de 1993, Johnnie Cochran anunciou que tinha enviado os arquivos para o FBI e pediu-lhes para iniciar uma investigação de extorsão sobre Chandler. Nenhum documento referente a este foi liberado no arquivo de Jackson. Eu pedi o arquivo de Cochran e eles não estavam lá também. Desafiei isto e o FBI afirmou que não foi possível localizar qualquer desses documentos, se isso é verdade ou não é verdade, quem sabe? Eles também afirmam não manter um arquivo sobre Hunter Thompson S., mesmo que ele detalhou pelo menos dois encontros com o FBI em seus escritos ao longo dos anos.

Joie: Isso é interessante, não é? E de 673 páginas somente 333 liberadas, que razão poderiam ter para manter mais da metade do arquivo em segredo?.

Charles: Talvez o FBI não quis liberar esses documentos de extorsão, porque sua investigação foi sem convicção, ou até mesmo inexistente. Outras razões poderiam ser que as páginas incluem referências a outras pessoas que ainda estão vivas ou referências aos agentes que ainda estão ativos, embora nem seja uma desculpa especialmente legítima, dado que esses detalhes poderiam simplesmente ser redigidos.

Willa: Embora legalmente não estejam autorizados a reter documentos apenas para cobrir a sua má gestão de um caso, certo? De acordo com a lei, eles só podem reter informações por motivos legítimos, porque liberá-lo seria uma ameaça de segurança, ou colocar agentes ativos de risco ou violar a privacidade dos cidadãos particulares que ainda estão vivos, como você diz.

Charles: Isso é absolutamente correto, mas quem está policiando o FBI? Enquanto a Liberdade de Informação é uma parte brilhante da legislação, ela tem suas falhas. As agências podem rejeitar os pedidos por razões frágeis, sabendo que o processo de apelação são extremamente cansativos e muitas pessoas não têm tempo ou recursos para persegui-lo.

Recentemente, tive um pedido de Liberdade de Informação rejeitado pela polícia sobre a solidez dos fundamentos. Tenho participado de uma série de audiências sobre uma operação policial a paisana, todos os registro público, porque está sendo discutido em audiência pública, mas quando eu mandei um pedido de Liberdade de Informação à polícia para obter mais informações sobre essa operação, se recusaram a cumprir alegando que, mesmo reconhecendo a existência da operação colocaria em risco a segurança nacional, ou algum jargão.

Portanto, pode ser discutido em audiência pública, onde qualquer membro público pode entrar e ouvir, mas reconhecendo a sua existência sob Liberdade de Informação é uma ameaça para a segurança nacional? É absurdo claro.

Portanto, as organizações estão constantemente desrespeitando a lei de Liberdade de Informação no conhecimento de que o processo de apelação é lento, trabalhoso e muitas vezes ineficaz. O serviço Prisional uma vez disse a um colega meu que a liberação do custo para o contribuinte do café da manhã de um prisioneiro era uma ameaça à segurança nacional. Ele a levou ao recurso e ganhou, mas levou quase um ano.

Oh, bem. Talvez daqui a alguns anos possamos ver um pouco mais do que eles detinham sobre Michael Jackson.

Joie: Então Charles, vamos falar sobre o que estava naquelas 333 páginas. Basicamente, os arquivos revelaram que o FBI mantinha controle sobre Michael Jackson por cerca de 10 anos e nunca haviam encontrado qualquer evidência de inocente infantil, isso está correto?

Charles: Sim, isso é correto, eles receberam denúncias, mas nunca encontraram qualquer evidência para apoiá-las. Os meios de comunicação, intencionalmente ou em consequência de não lerem os arquivos corretamente, declararam de forma deturpada seus conteúdos de uma forma gigantesca.

Por exemplo, muitos meios de comunicação afirmaram erroneamente que o FBI tinha investigado Jackson por molestar dois meninos mexicanos na década de 1980. O que o arquivo realmente diz é que um escritor contatou o FBI para dizer que tinha ouvido um boato que o FBI tinha investigado o assunto, o FBI procurou seus registros, não foi encontrada nenhuma evidência para sugerir que já tinham realizado qualquer inquérito, mas registrou o telefonema, essa nota foi erroneamente citada por jornalistas, ociosamente ou maliciosamente, como prova de que o FBI tinha investigado o assunto, quando na verdade ele disse exatamente o oposto.

Willa: Isso é loucura! É como a mídia e o FBI estão presos em um ciclo de realimentação. Um escritor ouve um boato de que o FBI está investigando Michael Jackson e contatá-los para ver se é verdade, o FBI realiza uma investigação interna e acha que isso não é verdade, e em seguida, os meios de comunicação relatam que o FBI está realizando uma investigação, assim, neste caso, a mídia não relataram as noticias, eles as criaram.

Joie: Sim, parece que a criação das "notícias" é algo que os meios de comunicação fazem bastante hoje dia.

Charles: Incluído no arquivo do FBI está uma análise de todos os computadores apreendidos em Neverland, durante a invasão de 2003. Os arquivos afirmavam claramente que nada incriminador foi encontrado em nenhum dos computadores, mas numerosos meios de comunicações afirmaram que os arquivos não incluem os resultados do FBI!

O FBI analisou as fitas de vídeos para ver se continham pornografia infantil. Não há nenhuma insinuação nos arquivos dos pertences de Michael Jackson. Estava simplesmente seu nome em uma etiqueta presa às fitas de vídeos. Também não existe qualquer insinuação de que a fita continha qualquer pornografia infantil. Mas vários meios de comunicação informaram que Jackson havia sido investigado por posse de pornografia infantil.

A única coisa no arquivo que poderia ser considerado remotamente incriminatória, se alguém estivesse particularmente desesperado para encontrar algo, foi o incidente da Lei Mann, e até que é uma extensão real. Alguém contatou o FBI e relatou ter visto Michael Jackson, em plena vista de outros passageiros em um trem público, entrar em uma cabine com um jovem companheiro, mas eles não tinham provas se qualquer coisa ocorreu na sala. O FBI determinou que não houve nenhuma base para uma investigação.

Willa: E você sabe, eu acho que chega a uma das questões no centro da cobertura da mídia, de Michael Jackson, como a mídia relata sobre a "ausência" de provas incriminatórias? Isso viola sua definição de notícias, um boato é notícia, porque é "algo" relatório sobre, mas página após página do arquivo do FBI com a palavra “Nada” escrita através delas, porque o FBI investigou e não encontrou nada, não é novidade, porque é "nada", como um relatório sobre "nada"?

Você abordou isso em seu blog sobre os arquivos do FBI quando você escreveu:


Em um nível mais geral, os arquivos revelam que não era só a força da polícia de Los Angeles que perseguiu Jackson por mais de uma década e não conseguiu produzir um pouquinho de informações para se conectar a estrela a qualquer crime, foi o FBI também, que a vida de Jackson foi dissecada e seu comportamento foi investigado por mais de 10 anos por duas grandes agências policiais e nenhuma evidência foi encontrada para indicar sua culpa .

Em geral, a mídia, entretanto não contou dessa forma.

Sabe, parece-me que, se há uma estrela do rock, que podemos dizer com segurança que não era um inocente, é Michael Jackson, quem mais foi analisado tão completamente quanto ele foi? No entanto, essa não é a percepção do público, pois a "ausência" esmagadora de qualquer evidência contra ele não foi relatada.

Charles: Enquanto os arquivos do FBI afirmaram que nada foi encontrado no computador de Jackson, como muitos jornalistas e leitores/telespectadores estavam preocupados, não era tão interessantes como se haviam encontrado algo, eu acredito que ainda é uma história. É apenas uma história positiva, e histórias positivas sobre Michael Jackson não são algo que a mídia geralmente está interessada em reportarem, então não acredito que a mídia achou difícil relatar, por exemplo, no segmento dos arquivos eu penso que os meios de comunicação não selecionaram porque não se ajustava a sua agenda.

Há um elemento de (asno) de cobertura envolvida também, é claro. Quando você passou anos relatando muito injustamente Michael Jackson, fazendo tudo ao seu alcance para convencer o público de que ele deveria ser culpado, informar com precisão sobre o conteúdo desses arquivos vai parecer um enorme recuar.

Joie: E, para mim, isso só parece como uma farsa de justiça, por anos a mídia teve em mãos destruir a carreira deste homem e seu caráter, e fizeram isso com grande prazer, relatando rumores e insinuações vis como se fossem fatos. Mas comunicar algo que poderia realmente provar que o homem era inocente... Que, por alguma razão, está fora de questão! É completamente criminal. E isso me faz pensar se realmente sabemos a verdade sobre qualquer coisa, ou estamos apenas (consumindo qualquer bocado que a mídia oferece para nós) independentemente de se há alguma verdade no que eles relatam ou não.

Willa: Isso é uma grande questão, e realmente muito importante, afinal, há um monte de pessoas nos EUA que ainda acreditam que o Iraque estava envolvido de alguma forma no ataque ao World Trade Center,isso é chocante, e reflete uma quase criminosa falta de cobertura da mídia sobre as questões essenciais no ponto crucial da guerra do Iraque, e isso volta mais uma vez a esta pergunta de como os meios de comunicações relatam sobre uma "ausência"? Como eles relatam sobre a falta de qualquer prova credível contra Michael Jackson? Como eles relatam sobre a falta de qualquer prova credível, ligando o Iraque com o 11 de setembro? A resposta parece ser que eles não fazem, eles sabem como relatar sobre os rumores, mas não sabem como voltar e relatar que os rumores não são verdadeiros... Ou não querem.

Charles: Como alguém que trabalha nos meios de comunicação, na minha experiência acho que esses jornalistas desonestos são muitos em minoria. Para todo o meu trabalho sobre o escândalo de Michael Jackson, eu não sinto que é um indicativo da forma como a mídia opera de modo geral. Se fosse, eu estaria escrevendo constantemente sobre outros casos em que a mídia tem operado de forma semelhante. Há muitos, muitos mais, é claro, mas eles ainda são a minoria.

A maioria dos jornalistas que conheci ou trabalhei é diligente, trabalhador, apaixonado e ético, mesmo em jornais que são impopulares com os fãs de Michael Jackson pelas formas de como cobriam.

No entanto, existem estes enormes disfarces do jornalismo que passam o tempo todo muito disso, eu acho, é atribuível para embalar a mentalidade, os meios de comunicação sentem como se todo mundo está cobrindo uma grande história, que devem ser demasiada, ou estão perdendo. Nick Davies escreveu sobre esta forma muito eloqüente em seu livro notícias de terra plana. Na verdade, se eu poderia recomendar um livro para as pessoas que estão interessadas em funcionamento dos meios de comunicação e as razões por trás de suas falhas, seria noticias de terra plana, nele Davies examina as falhas sistêmicas que levam a imprecisão generalizada e distorção,gostaria de dizer que é uma leitura essencial para qualquer um interessado neste tópico.

Joie: Obrigado pela recomendação, Charles, parece ser um livro muito interessante. E muito obrigado por se juntar a nós, esta é uma discussão que Willa e eu queríamos ter há muito tempo e agradecemos a você por conversar conosco!.

Em outra nota, Willa e eu queremos tomar um minuto e compartilhar duas informações importantes com todos vocês. Willa, você quer ser a primeira?

Willa: Nós adicionamos algumas páginas em branco para os Bad 25 faixas bônus para a Biblioteca de Letras, elas estão em branco agora, porque as letras não foram incluídas no encarte. Há espaço para comentários para cada música, então se você gostaria de postar suas idéias do que as letras são, podemos começar a compilar. Ah, e muito obrigado Caro por sugerir isso algumas semanas atrás!

Joie: Também, depois de muita discussão e busca espiritual, Willa e eu decidimos que é preciso mudar o blog para um formato quinzenal, a fim de continuar trazendo provocantes discussões bem pesquisadas para vocês, e ainda cuidar de nós mesmas e de nossa família em processo, é necessário para reestruturar algumas coisas, agora vamos postar na primeira e na terceira quintas-feiras de cada mês. Esperamos que todos compreendam e esperamos que isso não cause qualquer inconveniente para qualquer um.

Créditos do post e tradução: Ana s mj

Fonte: http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/



Valeu Ana pela postagem!! Wink
Muito importante.
Michael foi vítima do preconceito, do racismo, da maldade humana, da leviandade e ambição da mídia, do poder, de uma sociedade manipulável... Todas as verdades sobre Michael precisam ser muito divulgadas, nas mesmas ou em maiores proporções que se divulgam os lixos. Porque a mídia só mostra as notícias que se criam sobre Michael, mas as verdadeiras não.

......................
Minhas observações:

Michael amou demais as crianças do mundo todo, se importou com elas e fez tudo o que pôde para suprir suas necessidades.
Michael aliviou suas dores, suas carências.
Nutriu suas almas e suas vidas com sentimentos nobres, dando-lhes amor, apoio, alegrias, respeito, brinquedos e alimentos...
Se amar as crianças e ajudá-las como Michael fez em sua vida toda for crime, então a inversão de valores realmente está em alta, é preciso uma revisão de conceitos.
Michael foi vítima do preconceito racial, da calúnia, difamação, da conspiração, foi vítima de todo o sistema. Michael foi vítima da ignorância, maldade e covardia do poder e da sociedade.

"As pessoas julgam as outras por si mesmas."
As pessoas que julgaram e precipitadamente condenaram Michael e que ainda continuam agindo dessa forma, evidenciam seu próprio caráter, suas próprias sensações indecentes, evidenciam que suas condutas numa aproximação com crianças seriam de abuso, seriam criminosas. Provam que não conseguiriam agir com dignidade com crianças em um contato mais próximo com elas e que molestariam-nas caso estivem tão próximos delas como Michael esteve.
Michael teve sua vida rastreada a "pente fino" por décadas e nenhuma atitude criminosa foi encontrada, porque nunca existiu, caso contrário, com certeza teriam encontrado, porque as buscas foram intensas e até desumana.
A atitude criminosa nunca esteve em Michael e sim no interior das pessoas que o julgaram por não conseguirem se imaginar numa aproximação com crianças sem que seja com intenções sexuais.
Onde esteve a pedofilia esse tempo todo, nas atitudes elevadas de Michael ou enrustida em cada um daqueles que o julgaram???

O único crime que Michael cometeu foi de amar demais, em um mundo que desconhece a essência do verdadeiro amor. This is it.


http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

.................
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado






Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty
MensagemAssunto: Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

Tópicos semelhantes

-
» CD - Adam Rafferty / I Remember Michael (A Michael Jackson Solo Guitar Tribute)
» Novo Lançamento Michael Jackson - Dear Michael Motown Collection 12-SHM-CD Box Set (12CDS)
» [IMPORTANTE] "Michael Jackson’s Childrens Hospital"-Podemos fazer isso por Michael?
» Michael Forever Tribute - Filhos de Michael Jackson e Artistas homenageiam Astro do Pop
» Espólio de Michael Jackson nega a realização de um "holograma" para Michael
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Michael Jackson Forever :: Michael & Eu :: Amor de fã-