Thriller, o álbum mais vendido da história Michael Jackson se tornou uma das maiores estrelas da música pop, ao lado dos Beatles e de Elvis Presley, graças a
Thriller, o álbum mais vendido de todos os tempos.
No momento do lançamento de
Thriller, em
30 de novembro de 1982, Jackson, com 24 anos, já era uma estrela, mas este álbum o levou a uma outra dimensão.
Thriller é um álbum de superlativos. Seus números são polêmicos, já que não há um limite mundial oficial. O selo Epic (Sony Music) cita 104 milhões de cópias, mas alguns especialistas estimam que as vendas foram de entre 50 e 60 milhões de unidades.
O disco ficou por 80 semanas no top 10 dos Estados Unidos, incluindo 37 semanas em primeiro lugar. Recebeu 27 discos de platina (27 milhões de cópias) nos EUA e foi o único álbum que liderou as vendas durante dois anos consecutivos (1983 e 1984). "
Thriller foi disco de platina ou de diamante em 16 países, entre eles Grã-Bretanha, França e Japão, e das nove músicas que tráz, sete saíram em singles.
Com
Thriller, Jackson colocou a música negra em primeiro plano, no segundo álbum que gravou com o produtor Quincy Jones, após
Off The Wall (1979), outro sucesso de sua carreira.
Mistura de soul, funk e disco-pop,
Thriller aproveitou a presença de grandes nomes, como Paul McCartney ("The girl is mine") ou o guitarrista Eddie Van Halen (
Beat it).
O lançamento de
Thriller ocorreu no ápice do disco de vinil, que seria, pouco depois, substituído pelo CD; e coincidiu com o surgimento do canal musical MTV, o que contribuiu para fazer de Jackson o "Rei do pop".
O clip dirigido por John Landis para
Thriller revolucionou a história da música e impressionou milhões de fãs com os dançarinos zumbis.
Os números são impressionantes: 104 milhões de cópias comercializadas, 80 semanas no Top 10 nos Estados Unidos, 37 delas na primeira posição, sete Grammys. Hits como 'Thriller', 'Billie Jean', 'Beat It', 'The Girl Is Mine' eram tocados em rádios, festas infantis, formaturas e casamentos ao redor do globo. Os videoclipes de 'Thriller', 'Billie Jean' e 'Beat It' fizeram história e mudaram a música pop, com seu formato de curta-metragem. E a dança moonwalk era imitada no mundo inteiro.
Por todos esses motivos, é impossível não celebrar os 29 anos do disco.
Thriller é o sexto álbum de estúdio do cantor e compositor norte-americano Michael Jackson. Foi lançado em
30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência a Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público. Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o pop, soul, R&B, rock e o pós-disco.
As sessões de gravação ocorreram entre abril e novembro de 1982, nos Estúdios Westlake, em Los Angeles, Califórnia, com um orçamento de 750.000 dólares, e o auxílio do produtor Quincy Jones. Jackson compôs quatro das nove faixas de Thriller. Em pouco mais de um ano, o álbum se tornou - e continua a ser, até 2010 - o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas por diversas fontes entre 150 - 200 milhões de cópias ao redor do mundo, e está empatado com o álbum Their Greatest Hits (1971–1975), da banda Eagles, como o álbum mais vendido nos Estados Unidos.[5]
Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100, parada de sucessos da revista americana Billboard. O álbum conquistou um recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984. O livro Guinness dos Recordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 140 milhões de pessoas até 2006.
Thriller solidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim do século XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas aparições na MTV e encontros com o presidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum foi o primeiro a usar com sucesso o videoclipe como ferramenta promocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e "Beat It" eram exibidos constantemente na MTV, e foram considerados "inovadores" para a época.
Em 2001 uma edição especial do álbum foi lançada, que contém entrevistas adicionais (em áudio), uma gravação demo de "Billie Jean", e as canções "Someone in the Dark" e "Carousel". Em 2008 o álbum foi relançado como Thriller 25, com remixagens nas quais participaram artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD.
Thriller ficou na vigésima posição da lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone em 2003, e foi classificada pela National Association of Recording Merchandisers na terceira posição de sua lista de 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos. O videoclipe de "Thriller" foi preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no seu Registro Nacional de Gravações, por ser considerado "culturalmente significativo". O álbum também foi incluído na lista dos 200 álbuns definitivos feita pelo Rock and Roll Hall of Fame.
Fontes AFP / Wikipedia
As diversas capas de Thriller!