Kenny Ortega se engasgou de emoção enquanto lia em voz alta um e-mail que ele escreveu dias antes da morte de Michael Jackson.
“Ele era como um menino perdido. Ainda pode haver uma chance de que ele pode subir para a ocasião, se levarmos a ajuda que precisa.” leu Ortega.
O diretor de “This Is It” testemunhou pelo terceiro dia, na quarta-feira 10/07/13, no julgamento de homicídio culposo da AEG Live, promotora da turnê This Is It.
“Eu não estou bem agora”, disse Ortega a juíza. “Posso ter um minuto?”
A juíza Yvette Palazuelos permitiu que Ortega fosse sozinho para a sala do júri por alguns minutos antes dele retornar para o depoimento.
Esta foi mais uma das várias vezes que Ortega derramou lágrimas durante seu depoimento ao descrever um fraco e paranoico Michael Jackson, seis dias antes de sua morte, mas ele reviveu Michael Jackson em seus últimos dois dias. A mãe de Jackson, Katherine Jackson, que está processando a AEG Live, também chorou enquanto ouvia Ortega.
De acordo com os depoimentos e os e-mails, os executivos da AEG Live colocaram Dr. Conrad Murray com responsável pela agenda de ensaios de Michael Jackson depois de Ortega se queixou de que Michael Jackson estava desaparecido de tantos ensaios e que a turnê estava em perigo.
Os advogados da família Jackson argumentam que Murray foi influenciado por um conflito de interesses – criado por seu arranjo com AEG Live – para continuar com as infusões de propofol para ajudar Michael Jackson nos ensaios de forma perigosa demais.
O médico tinha US $ 1 milhão em dívidas e abandonou sua prática médica, dois meses antes de servir como médico pessoal de Michael Jackson para a turnê. Se ele não conseguisse deixar Michael Jackson pronto para os ensaios, os shows poderiam ser adiados ou cancelados e ele perderia seu emprego, argumentaram os advogados.
Ortega: “Eu senti que nós devemos parar”.
Ortega declarou que em 19 de junho, ele “sentiu que devemos parar” a produção, mas ele ficou “rasgado, porque eu não queria quebrar o coração de Michael.”
Ortega enviou uma série de e-mails na noite e na manhã seguinte para os executivos da AEG avisando que eles precisavam ajudar Michael Jackson com um profissional.
“Há fortes sinais de paranoia, ansiedade e comportamento obsessivo”, escreveu Ortega. “Eu acho que a melhor coisa que podemos fazer é obter um psiquiatra para avaliá-lo o mais rápido possível. É como se houvesse duas pessoas lá. One (profundos) tentando manter o que ele foi e ainda pode ser e não nos espera para sair dele, o outro neste estado enfraquecido e perturbado. “
Ortega declarou que ele foi chamado para uma reunião com o CEO da AEG Live Randy Phillips, Michael Jackson e Conrad Murray na casa de Michael Jackson no dia 20 de junho, horas depois de ter enviado os e-mails.
Murray raivosamente confrontou Ortega e declarou. “Ele disse que eu não tinha o direito de não deixar Michael ensaiar, que Michael estava física e emocionalmente capaz de lidar com toda a sua responsabilidade como artista e que eu deveria ser um diretor e não um médico ou psicólogo amador. Que eu deveria ficar com o meu trabalho e deixar o resto para ele. “
Michael Jackson morreu sob os cuidados de Murray, cinco dias depois, em um quarto no andar de cima da mansão onde ocorreu a reunião.
“A metamorfose”
Michael Jackson esta muito diferente quando apareceu no ensaio agendado para o 23 de junho. “Foi um milagre”, declarou Ortega.
“Fiquei muito feliz com a sua energia, o seu estado de espírito e o seu entusiasmo”, disse ele. “Ele teve uma metamorfose. Foi muito extraordinário.”
Murray disse aos investigadores que parou de usar propofol para induzir o sono de Michael Jackson para as duas noites anteriores – depois de injetar durante 60 noites. Os advogados de Michael Jackson afirmam que foi por isso que Michael Jackson estava revitalizado.
Ortega disse que Michael Jackson parecia ter conseguido um ”sono de verdade, um sono orgânico.”
Um especialista em sono testemunhou no mês passado que alguém pode se recuperar rapidamente do uso pesado de propofol, que interrompe os ciclos normais de sono. Todos os sintomas que Ortega viu em Michael Jackson em 19 de junho sugeriu que Michael Jackson tinha sido privado de sono real, disse o especialista.
Michael Jackson passou 60 dias sem dormir de verdade
Os jurados assistiram a um vídeo de “Earth Song”, a canção final de Michael Jackson, gravado no ensaio de em 24 de junho de 2009 – a última. “Eu amo esta parte”, disse Ortega, enquanto observava.
Ortega estava no palco Staples Center, em Los Angeles, no dia seguinte, quando ele recebeu um telefonema do Co-CEO da AEG Paul Gongaware dizendo que Michael Jackson estava morto.
“Nosso menino se foi” disse Gongaware para Ortega.
“Eu acho que eu estava em estado de choque”, disse Ortega. “Eu queria acreditar que era um maluco no telefone.”
O julgamento, que está na sua 11 ª semana, está previsto para terminar em algum momento de agosto. Os advogados de Jackson disseram que eles devem chamar sua última testemunha na próxima semana, que seria seguida para apresentação da defesa da AEG Live.
Fonte: CNN