Michael Jackson poderia ter ganhado 1,1 bilhões dólares americanos ou mais, se ele tivesse realizado sua turnê mundial de shows “This Is It” caso não tivesse morrido em 25/06/2009 isto de acordo com um especialista em contabilidade potencial de ganhos sobre turnês contou para os jurados nesta segunda-feira, 15/07/2013.
Arthur Erk, um contador público e certificado que realiza auditorias sobre royalties para músicos, disse aos jurados que Michael Jackson poderia ter ganhado mais de US$ 1,5 bilhão para os shows se ele tivesse cobrado os preços dos ingressos mais elevados durante os shows de “This Is It”.
Erk disse que ele estava usando estimativas conservadoras para descobrir o potencial de ganho de Michael Jackson se ele tivesse vivido por mais alguns anos, completaria sua uma turnê mundial e criaria um show em Las Vegas com base em suas músicas. As estimativas levaram em conta avais e royalties que Michael Jackson poderia ter ganhado e dependesse fortemente da ideia de que Michael Jackson teria realizado uma turnê mundial em 37 meses.
Seu testemunho foi feito para mostrar aos jurados os ganhos do astro no caso. Ele foi trazido pela mãe de Jackson, Katherine Jackson contra a promotora de eventos AEG Live LLC.
Katherine Jackson alega que AEG Live é responsável pela morte de seu filho, porque não investigou devidamente o médico que foi condenado por dar ao cantor uma overdose do anestésico.
AEG nega que contratou o médico ou tivesse qualquer responsabilidade pela morte de Michael Jackson, aos 50 anos, em Junho de 2009.
Erk também conta que um valor estimado de $ 134,000,000 provavelmente teria sido gasto com o cantor antes de se aposentar do show business aos 65 anos, disse Erk.
AEG provavelmente vai contestar as estimativas, e a defesa contestou o contador oferecendo sua opinião em diversas áreas. Um juiz rejeitou essas acusações.
Michael Jackson tinha assinado 50 shows em Londres, embora os contratos para os shows indicasse que poderia ser mais longo.
Os jurados terão de determinar a quantidade de danos no caso se eles acham que AEG Live é responsável pela morte de Michael Jackson.
Erk disse que se Michael Jackson contemplasse os shows fazendo um show em Las Vegas com base em suas músicas e imagens de arquivo ele teria gerado novos royalties para o cantor.
O advogado Kevin Boyle disse que as estimativas antecipou o show de Vegas que só seria executado em 10 anos.
Michael Jackson também contemplou uma carreira no cinema, de acordo com o depoimento de seu sobrinho Taj Jackson.
Erk não fez quaisquer estimativas sobre o quanto Michael Jackson poderia ter ganhado se tivesse uma carreira cinematográfica de sucesso.
Erk é uma testemunha considerada como perito. O contador também realizou auditorias de royalties sobre as empresas que liberaram a música de Michael Jackson no auge de sua popularidade na década de 1980, disse ele.
Fonte: Yahoo.usa