A EMI Group Ltda, casa dos Beatles e Coldplay, foi vendida em duas partes por 4,1 bilhões de dólares.
Vivendi SA’s e Universal Music Group , disseram na sexta-feira que concordaram em comprar a divisão de gravação da EMI por 1,2 bilhões de libras ( 1,9 bilhões de dólares).
A segunda parte, a divisão editorial encarregada de direitos autorais de composição, foi vendida para a Sony / ATV, por 2,2 bilhões de dólares, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
Sony/ATV, uma joint venture entre a Sony e o Michael Jackson Estate, disse que é um parceiro de 38% no consórcio. Outras partes incluem Mubadala Development Co., Jynwel Capital Ltd., Blackstone Group e David Geffen.
A Sony/ATV planeja novas receitas a partir do catálogo da EMI, que inclui cerca de 100 hits n° 1 de artistas da Motown como Smokey Robinson, Marvin Gaye, Stevie Wonder e The Supremes.
“Achamos que existem biografias e histórias de vida ainda a ser ditas sobre eles”, disse o Chefe Executivo da Sony/ATV em entrevista. “Há uma profundidade e qualidade para este ativo que não pode ser comparado a nada.”
O acordo deixa o Citigroup, ex-proprietário da EMI, com a responsabilidade por um plano de pensão no valor de cerca de 600 milhões de dólares, uma segunda pessoa disse.
Ambas as pessoas não estavam autorizadas a falar publicamente e falaram sob condição de anonimato.
Citigroup colocou a empresa de música britânica à venda após encerramento de parceria com a Terra Firma em fevereiro
Terra Firma comprou a EMI em 2007, por 4,2 bilhões de libras (6,8 bilhões dólares) a aquisição financiada com dívida do banco Citigroup EUA, mas não poderia fazer o dinheiro suficiente para manter-se com os termos de sua dívida.
MJJ UNDERGROUND