*Mari*
Administrador
Era Preferida : Invincible Data de inscrição : 04/03/2011 Mensagens : 3430 Sexo : Idade : 52 Localização : Rio Grande do Sul Agradecido : 77
| Assunto: Análise: HISTORY Ter Fev 14, 2012 6:20 am | |
| HIStory
Análises, opiniões, críticas, avaliações. Por Ronaldo Beat It.
Como Michael disse, este álbum é sua autobiografia. Autobiografia da qual está falando horizontes de problemas: guerras e solidão. Desta vez Michael foi mais direto, falou de seus problemas pessoais, sobre o mundo, o homem e a destruição. Uma canção que desenha bem esta mensagem é "Earth Song", um pedido de ajuda. Este álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias, em um total de 40 milhões de CDs. Alcançou o topo das listas como "US Pop Albums" (por duas semanas), "US R&B/Hip Hop Albums" (por duas semanas, "UK Albums" (por uma semana). Michael fez sua maior turnê em promoção de HIStory.
HIStory: Past, Present and Future - Book I. O álbum HIStory foi lançado em 20 de Junho de 1995, contém 2 CDs num total de 30 canções. O primeiro disco "HIStory Begins" é uma coletânea com as 15 músicas de maior sucesso de sua carreira adulta solo. Todas as canções desta coletânea são as mesmas versões lançadas em seus discos originais.
O segundo disco "HIStory Continues" continha 15 novas canções, onde 12 foram compostas pelo próprio Michael. Contudo, "Come Together" havia sido gravada em 1987 e lançada posteriormente no duplo A-Side de "Remember The Time" assim como também havia estado presente na trilha do filme Moonwalker anos antes.
Neste segundo disco "HIStory" Michael trabalhou em todo o processo de composição, foi (também) responsável pelos teclados, sintetizadores, bateria, percussão e guitarras, e por isso foi creditado no encarte. Houve aparições especiais de sua irmã, Janet Jackson, Shaquille O'Neal, Notorius B.I.G, Boyz II Men e Slash.
Foi um álbum controverso, com muitas canções tristes e melancólicas - Respostas de Michael sobre às alegações de pedofilia, privacidade, mídia e vida pessoal - bem como baladas suaves, românticas e reflexivas como "You Are Not Alone", "Earth Song", "Stranger In Moscow" e "Smile". Pouco tempo depois do lançamento do álbum ele foi tirado das prateleiras devido a letra da controversa canção "They Don't Care About Us", e novas cópias foram realizadas contem uma composição mais "formal" de Michael Jackson (isso ocorreu pois houveram pessoas que sentiram-se ofendidas por sua letra, dizendo ser uma apologia).
5 singles foram lançados deste álbum: "Scream", "Earth Song", "You Are Not Alone", "Stranger In Moscow", e "They Don't Care About Us". O álbum alcançou a primeira posição em 19 países ao redor do mundo, com cerca de 15 milhões de cópias vendidas. O single "You Are Not Alone" quebrou o recorde mundial e tornou-se o primeiro single debut a entrar na primeira posição nas listas da Billboard de sempre.
Edições especiais do álbum HIStory foram lançadas no Canadá, Alemanha, Países Baixos e França da qual Michael agradeceu diretamente aos seus fãs destes países pelo suporte que os deu durante anos e prometeu fazer concertos em breve assim que iniciasse sua turnê.
Tracklist: Segue a tracklist do álbum HIStory, se você clicar nos links você poderá ver as letras e suas respectivas traduções no Number Ones.
1 Scream 2 They Don't Care About Us 3 Stranger In Moscow 4 This Time Around 5 Earth Song 6 D.S. 7 Money 8 Come Together 9 You Are Not Alone 10 Childhood 11 Tabloid Junkie 12 2 Bad 13 History 14 Little Susie 15 Smile
Singles Scream/Childhood
Capa do single "Scream/Childhood".
Scream foi o primeiro single do álbum HIStory de Michael Jackson, lançado em 31 de Maio de 1995, traz um dueto com sua irmã Janet Jackson. A canção foi direcionada principalmente à mídia, Michael mostrou sua raiva diante da posição da imprensa nas alegações de pedofilia contra ele em 1993. Também retratou os momentos difíceis de sua infância com seu pai. "Scream" foi lançado como um duplo A-Side junto com "Childhood", alcançou a quinta posição nas listas americanas e a terceira nas listas britânicas. No mundo chegou à quinta posição.
Apesar da data de lançamento ter sido em maio de 1995, já ouvia-se duas semanas antes nas rádios, no entando a Epic Records negou que tenha havido vazamento. Normalmente as composições de Michael Jackson eram gaurdadas em cofres extremamente secretos, para que posteriormente fosse lançado ao mundo. Várias estações de rádios haviam executado a música a seus ouvintes até a Epic Records assegurar que estas não iriam mais fazer o mesmo até o prazo de lançamento.
Scream foi nomeada ao Grammy Awards e ao American Music Awards. Scream was nominated for a Grammy award and an American Music Award. Scream foi a primeira música de Michael Jackson a apresentar um palavrão, a palavra "fucking", outras faixas do álbum também contem certos palavrões. Michael tocou vários instrumentos nessa canção, incluíndo teclados, guitarras, bateria e percurssão.
O álbum HIStory contem um folheto que há a foto de um quadro de Michael que tem o manuscrito da letra de Scream. A imagem é de uma criança angustiada no canto de uma sala. Na contra-capa do álbum há um trecho de uma carta de uma criança ao entrão presidente Bill Clinton (amigo de Michael) perguntando sobre o fim da guerra, a poluição e quando a mídia iria parar de negativar a imagem de Michael. Em 1997 Scream foi remixada para o álbum "Blood On The Dance Floor: History In The Mix", intitulada "Scream Louder".
You Are Not Alone.
Capa do single "You Are Not Alone".
You Are Not Alone é uma balada romântica que fala sobre amor e isolamento, escrita por R. Kelly sobre sua vida pessoal, e as dificuldades que havia tido, então ele passou a demo para Michael e os dois produziram este single. Desta vez, a música não havia sido escrita por Michael, porém ele havia enfrentado problemas semelhantes aos de R. Kelly (amigo pessoal) com alegações, processos, mídia e uma nova paixão.
Um artista bélgico em 1997 tentou iniciar um processo contra R Kelly por suposto plágico de sua música "If We Can Start All Over" ao escrever "You Are Not Alone". Após isto a faixa foi banida neste país. Em 1994 Michael casou-se com a cantora e compositora Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley. Eles se conheceram em 1975 e começaram a se relacionar em 1993. Lisa apoiou Michael em todas as acusações contra ele, em todo momento foi leal a seu novo amor. Se casaram em segredo na República Dominicana, e manteram este segredo por cerca de dois meses. Porém, em menos de dois anos eles se divorciaram e ao que sabe-se continuaram sendo amigos.
Foi o segundo single lançado em 15 de Agosto de 1995 do álbum multi platinado HIStory, e foi introduzido ao Guinness Book como o primeiro single de Michael em 37 anos a já estrear na primeira posição em uma lista da Billboard. Bateu a primeira posição nos EUA e no Reino Unido onde permaneceu por duas semanas após sua estreia na primeira posição e na segundo após a segunda semana. Nos EUA permaneceu durante uma semana na primeira posição. Não obstante, ficou no top 10 na maioria das listas Européia.
You Are Not Alone foi comparada ao hit de Mariah Carey "Hero" e declarou que seria pressão demais. Diana Ross fez um cover desta canção em 1996 em sua coletânea "Voice of Love".
Earth Song.
Capa do single "Earth Song".
Earth Song foi o terceiro single lançado do álbum HIStory, contudo, não foi lançado como single nos Estados Unidos. Earth Song foi a primeira música de Michael que priorizava a concientização para ajudar aos animais; destacando o que o homem havia provocado na natureza e o ambiente dos animais no mundo.
Michael já havia anteriormente lançado uma série de singles que promoviam a harmonia mundial, para melhorar o mundo e solicitar mudanças. Alguns desses singles renderam milhões para instituições de caridade, mais notavelmente "We Are The World" e "Heal The World".
O single foi um enorme sucesso, mais especialmente no Reino Unido, onde estreiou em primeira posição em vários locais, por um período de seis semanas próximo ao Natal de 1995, vendendo cerca de um milhão de cópias. Durante esta época foi lançada uma coletânea em dos Beatles em comemoração aos 25 anos, e foi top nas listas, consequentemente fez com que Earth Song caísse nas vendas por passar a estar em segundo plano após um tempo. O single ficou no top 5 na maioria das listas Européias e na primeira posição em Espanha e Suíça, vendendo cerca de três milhões de cópias ao redor do mundo. Nos Estados Unidos foi realizada apenas a versão Rádio, porém não como single para comercialização. Se tivesse sido realizado como single nos EUA provavelmente seria um dos singles mais comercializados na história mundial.
Michael performou a canção ao vivo pela HIStory World Tour. Durante as performances ele fora ampliado à audiência por um grande guindaste.
They Don't Care About Us.
Capa do single "They Don't Care About Us".
They Don't Care About Us foi lançado em 1 de Abril de 1996, o quarto single do álbum bem-sucedido HIStory. Chegou ao top 10 nas listas, na maioria dos países da Europa, no top 5 como na Áustria, Suíça e França, onde permaneceu por 21 semanas, primeira posição na Alemanha onde permaneceu por 30 semanas e quarta posição no Reino Unido onde permaneceu por três meses.
Em They Don't Care About Us foi utilizado a música de Dino Merlins "Kad Sve Ovo Bude Juce".
Atenção negativa da mídia: Devido ao quanto essa música foi exageradamente negativada pela mídia, nos Estados Unidos as estações de rádio ficaram indecisas sobre tocar ou não tocar a canção.
Essa negatividade foi causada devido à sua letra, Michael foi acusado de preconceituoso em relação aos Judeus. Michael em inúmeras ocasições tentou explicar que sua letra foi mal compreendida no contexto da mídia, e que não era racista, especialmente por sua mãe que era devota dos Testemunhas de Jeová.
Michael emitiu um pedido de desculpas em 17 de Junho de 1996, e prometeu futuramente nas próximas edições do single adicionar um pedido de desculpas no encarte, mas nesta época o single já havia vendido cerca de 2 milhões de cópias. As desculpas não podem serem vistas em seu trabalho, então Michael acabou mudando a letra em qualquer álbum posterios que fosse lançado (como coletâneas).
Stranger In Moscow.
Capa do single "Stranger In Moscow".
Stranger In Moscou foi escrita por Michael em 1993, durante as alegações que estavam sendo feitas contra ele, isso foi o que influenciou sua composição para esta canção. Durante essas alegações Michael foi forçado a cancelar a turnê Dangerous (que terminou "repentinamente") pois devido ao "mais e mais" das críticas acabou ficando debilitado.
Escreveu esta canção, que é uma balada R&B em sua turnê Dangerous, em Moscow, trata-se do sentimento de solidão, e isolação que acaba sendo insano. A canção é descrevida como uma queda repentina de graça. Foi o último single do álbum HIStory, sendo o quinto. Foi lançado ao redor do mundo em Novembro de 1996 e tornou-se um hit de sucesso na Europa.
Não foi lançado nos EUA até de Agosto de 1997 nos EUA e não foi um grande hit por lá, indo apenas para o top 91, tornando-se o hit mais fracassado de Michael em 20 anos nos EUA. Alcançou a quarta posição no Reino Unido, e permaneceu na lista top 40 por 5 semanas durante o período do Natal, entretanto, este foi o menor single de sucesso do álbum HIStory.
Stranger In Moscow foi performada durante a HIStory World Tour, substituindo Human Nature. Durante a performance dessa canção Michael introduziu o Moonwalk. Stranger In Moscow foi uma das melhores peças musicais de Michael Jackson, tanto que após um ano e meio depois do lançamento de HIStory, A-Side, B-Side e versão rádio apenas havia sido lançados no single de Stranger In Moscow.
Promoção Quatro videoclipes foram lançados, estes são Scream, They Don't care About Us, Stranger In Moscow, Earth Song, You Are Not Alone e Childhood. Você pode conferir todos com legendas em nosso Canal no Youtube ou então fazer download em nosso Gerenciador de Downloads.
Michael embarcou em sua última turnê, na HIStory Tour, que foi realizada entre Setembro de 1996 e Outubro de 1997. Performou para um grande público, totalizando 4.5 milhões de fãs.
Os vídeoclipes de They Don't Care About Us e Scream foram os maiores sucessos a serem exibidos nas MTVs ao redor do mundo, incluíndo a Brasileira. Michael fez duas versões do clipe de They Don't Care About Us por problemas de censura, uma foi a do Brasil (denominada "Brazilian Version"), onde Michael subiu ao morro Dona Marta no Rio de Janeiro e Pelourinho na Bahia para realizar as gravações; esta é a versão mais famosa. Michael tocou com músicos do Oludum. A outra versão é denominada "Prision Version" e vezes por "MTV Version" exibida nos EUA.
O videoclipe de Scream venceu o prêmio "Best Music Video" do ano, pela luxuosa produção. Custou cerca de 7 milhões de dólares, sendo um dos mais caros do mundo, e também contou com a presença de sua irmã Janet Jackson. O videoclipe de You Are Not Alone contou com a presença de sua - até então - esposa, Lisa Marie Presley, e conteve cenas onde ela e Michael ficaram semi-nús. Foi também um videoclipe polêmico.
O álbum vendeu cerca de 20 milhões de cópias (40 milhões em termos de unidades), é o disco-duplo mais vendido do mundo. Michael em HIStory já assumia a maior parte das produções, o que caracterizou sua sonoridade mais progressiva.
Trívias - 16 de Agosto de 1995 o álbum foi certificado com disco de Ouro e cinco vezes com Platina. - 12 de Setembro de 1995, "Video Greatest Hits - History" foi certificado duas vezes com "Platina". - 11 de Janeiro de 1996 foi certificado seis vezes com "Platina". - 07 de Setembro de 1996, começou oficialmente a turnê "HIStory" em Praga, na República Checa. - 12 de Outubro de 1999 foi certificado sete vezes com "Platina". - 16 de Setembro de 2001 "HIStory On Film: Volume II" foi voltou a ser certificado com "Platina" e alcançou a 7° posição nas listas após 105 semanas. - 12 de Novembro de 2001, "History - Video Greatest Hits Special DVD Edition" foi lançado em DVD. - 13 de Novembo de 2001, "Greatest Hits: HIStory Vol. 1" foi lançado em DVD.
Fonte: NO
|
|