Por Scott Barry Kaufman, Ph.D
Cientista, psicólogo e professor da Universadade de Nova York
Os pesquisadores definem a criatividade como algo eficiente e inovador. Por esta definição, Michael Jackson é o epítome da criatividade.
As obras de Jackson foram certamente fora do comum. Ele criou uma experiência musical totalmente nova. Suas luvas, jaqueta, dança e perfomances tiveram um carimbo original que pertencia a Michael. E as suas obras eram, sem dúvida inovadoras.
Ele inspirou outros artistas e se conectou com muitas pessoas (inclusive eu, em grande parte da minha infância) através de seu coração, e das músicas dinâmicas e emocionantes. No que diz respeito a criatividade , Michael Jackson fica no topo, o que faz dele um gênio musical. Mas eu me pergunto, até onde vai a sua genialidade? Se ele tivesse dedicado seu tempo para o basquete quando jovem, ele poderia ter se destacado? Se ele tivesse escolhido a física, ele poderia ter produzido uma teoria revolucionária como a de Einstein?
Com seus poderes inovadores, ele poderia ter criado o Twitter? Esta não é uma pergunta fácil de se responder. Se olharmos para o topo do espectro de se tercapacidade no mundo de Michael Jackson, existem apenas alguns. E desse número já pequeno, poucos chegaram a 1 décimo do que ele fez.
Outra complicação é que se exige uma quantidade enorme de conhecimento e prática para alcançar os mais elevados níveis de criatividade (não há um consenso geral de que o mínimo é 10 anos, em média). No mundo de hoje de especialização, a quantidade de conhecimento necessário para ganhar experiência em um domínio é muito maior do que antes. Esses anos são gastos obsessivamente aperfeiçoando-se um ofício. Sacrifícios são feitos frequentemente.
Segundo o pesquisador James C. Kaufman , os escritores criativos, em média, exigem 10 anos de experiência, mas outros 10 anos para alcançar a fama.Assim, talvez se Michael Jackson tivesse dedicado seu tempo e energia para chegar com uma nova tecnologia, ele poderia ter criado o Twitter. Ou se ele tivesse se formado em física e passado 10 anos estudando o cosmos, ele poderia ter surgido com uma teoria melhor do que a Teoria da Relatividade. Ou se ele tivesse passado tanto tempo com o jogador de basquete Michael Jordan, ele poderia ter feito a-team All Star da NBA.
Tudo é possível, mas altamente improvável. O que fez Michael Jackson obter tal sucesso foi o talento particular que possuía em abundância, particularmente adequado para o sucesso na indústria do entretenimento. Assim, outros seguem as características que ele tinha, e justamente a combinação que ele tinha.
Os pesquisadores Rena Subotnik e Linda Jarvin entrevistaram mais de 80 melhores alunos em diferentes fases de sua carreira musical e descobriram que para começar é necessário se ter um aprendizado com proficiência técnica.
Mas, para obter a experiência com "talento " exige-se uma série de diferentes componentes, incluindo a criatividade, carisma e inteligência prática (como a capacidade de navegar na política do negócio da música). Criatividade e talento é uma combinação de características múltiplas: Jackson tinha todos estes componentes sobrando.
Seja qual for o QI de Michael Jackson, foi o suficiente para fazer o que ele fez. Não era seu QI, que o fez grande mas suas outras qualidades, incluindo sua personalidade e pensamento divergente . Ele também teve a motivação para a música, crecendo em uma família musical, praticando com os seus irmãos a partir de uma idade muito precoce.
Michael Jackson tinha uma mistura única de talentos criativos, incluindo elevadas inteligências corporal cinestésica, musical, artístico-verbal, artístico-visual, como também espírito empreendedor e habilidades de desempenho.
É muito raro para qualquer pessoa ser tão talentosa precocimente como Michael em qualquer uma destas modalidades. Michael tinha o raríssimo fator X.
Sua confluência de habilidades, mostraram-se cedo, tocando na frente de colegas e outras pessoas durante um recital de Natal aos 5 anos de idade. Rolling Stone descreveu o jovem Michael como um "prodígio", com "enorme talento musical." O vídeo de Michael cantando "'Rockin Robin" aos 14 anos é extraordinário . Ele tinha carisma, ritmo, movimento de dança, voz e atitude. Ele foi um verdadeiro showman, um performer consumado. Estava tudo ali, aos 14 anos.
Michael se destacou em pop. Ele era o Rei do Pop. Ele poderia sido um bom rapper, um artista de música country, ou compor música clássica? Provavelmente não tão bem. Sua constelação particular de habilidades únicas parecia perfeitamente adaptada ao seu domínio específico de música. Mesmo dentro do pop / gênero R & B, há estilos diferentes - a maioria criados por Michael . O Moonwalk é uma forma de dança, e um microdomínio seu de direito. Jackson poderia ter sido um bailarino brilhante? Eu acho que é altamente improvável que ele poderia ter feito tal um respingo no mundo do balé. Suas habilidades específicas da dança são tão bem adaptadas ao maior domínio do pop / R & B que é impressionante.
Então, poderia Michael Jackson criar o Twitter? Eu penso que não. Ele era tão inovador dentro da sua área temática geral (música), domínio (pop / R & B), e microdomínio (o "Michael Jackson" marca de pop / R & B), por causa de sua constelação única de talentos e traços. De muitas maneiras, ele foi colocado nesta terra para fazer o que ele fez. E o fez isso muito bem.
Fonte: The Huffington Post