Nos últimos dois anos U2 arrecadou US $ 320 milhões, impulsionado por um grande giro internacional que recentemente ultrapassou a turnê dos Rolling Stones, Bigger Bang como o mais lucrativo de todos os tempos. U2 fez o trabalho musical, mais bem pago no mundo da música durante esse período, o mais bem pago para os que vivem atuando na música.
O músico top que ganhou após a morte é Michael Jackson, cujo patrimonio já arrecadou 400 milhões dólares desde da morte do King of Pop, há dois anos. De acordo com documentos judiciais apresentados no início deste ano, o espólio de Michael Jackson pegou em 310.000.000 $ de julho de 2009 até dezembro de 2010. FORBES estima que outros US $ 90 milhões de vendas mundiais de álbum póstumo de Michael , as vendas de DVD do filme This Is It , acordos de licenças e outras grandes publicações.
“O contínuo interesse extraodinario mundial em Michael confirma-se em seu status como o maior artista de todos os tempos“, diz John Branca, advogado de longa data de Jackson e co-executor, acrescentando que a propriedade tem gerado mais de US $ 1 bilhão em vendas no varejo nos últimos dois anos. Não é apenas à música de Jackson e outros produtos semelhantes que continuam a ganhar quantidades enormes de dinheiro. Na verdade, seu bem mais valioso é composto de trabalhos de outros artistas. Jackson pagou $ 47,5 milhões em 1985 para comprar um catálogo editorial, que incluiu 250 músicas dos Beatles. Dez anos depois, a Sony pagou a Jackson $ 90 milhões pela metade dos direitos, formando uma empresa conjunta chamada Sony / ATV.
Hoje, o espólio de Jackson e a participação da Sony na parte do catálogo, que agora conta com meio milhão de músicas, incluindo títulos de Bob Dylan, Elvis Presley, Eminem e outros artistas. Privilegiados valores, onde o catálogo está na casa de US $ 1,5 bilhões, com base em rendas estimadas de US $ 50 milhões a US $ 100 milhões por ano, o espólio de Jackson ainda tem a metade dos lucros. Dos 310 milhões dólares auferidos até dezembro de 2010, 159.000 mil dolares foi para pagar as dívidas de Jackson, apoiando seus filhos e que cobrindo despesas como funeral e serviço memorial, de acordo com documentos judiciais. John Branca e os outros co-executores também renegociaram e reestruturaram acordos de financiamentos existentes e procurram novos negócios para gerar mais renda.
Sem dúvida, o espólio de Jackson ainda está beneficiando-se da onda maciça de publicidade e nostalgia colocados em movimento pela morte de Michael Jackson, dois anos atrás, e mantendo correntes 200 milhões dólares por ano de renda média, parece um pouco improvável. Mas com uma série de outros negócios substanciais no conjunto de obras, incluindo a turnê do Internacional Cirque de Soleil que é muito lucrativo, que irá lançar este outono é concebível que os ganhos poderiam nivelar em US $ 75 – faixa de US $ 100 milhões anualmente. Isso é mais do que Justin Bieber, Katy Perry e Kanye West já ganhou em um único ano.
“O fluxo numa base anual é enorme”, explicou Donald David, um advogado que cuidou das finanças do rapper Tupac Shakur, em uma conversa no final do ano passado. ”Claro, isso vai diminuir no futuro, mas vai ser uma enorme quantidade no futuro próximo. As crianças Jackson vão ter netos antes que o dinheiro acabe. “
FONTE: http://blogs.forbes.com/zackomalleygreenburg/2011/06/29/michael-jacksons-400-million-afterlife/