Comentários da HLN TV:
Marcia Clark diz que os procuradores acertaram em cheio
Ex-procuradora diz que o caso a defesa acabou de desmoronar
Clark diz que o poder da estrela Michael Jackson com certeza vai influenciar os jurados
A ex-procuradora Marcia Clark diz que acredita que o Estado tem mostrado claramente o caso contra o Dr. Conrad Murray.
"Você pode reivindicar conspirações tudo o que quiser, mas no final do dia, a evidência é clara," Clark, que foi a promotora do caso OJ Simpson, disse.
###################################
ASSISTA SENTENÇA: THIS IS IT!
Se os jurados tiverem perguntas, ou se quiserem ler algum testemunho novamente, ou se chegarem a um veredito, farão um sinal sonoro. Se o júri tem uma pergunta, o juiz, provavelmente, contacta os advogados por telefone e resolve o problema na sala do júri, sem trazer a questão ao tribunal.
Uma vez que o júri chegue a um veredito, haverá um atraso de duas horas antes da decisão ser anunciada na sala do tribunal, dando tempo a todos para chegar lá.
Se o júri não chegar a uma decisão unânime hoje, podemos esperar que retornem segunda-feira para continuar as deliberações sobre o julgamento por homicídio culposo contra Murray.
Se Murray for considerado culpado, ele enfrenta uma pena máxima de quatro anos de prisão.
############################################
Jane Velez-Mitchell: Encerramento é ""guera de palavras"
Walgren ganhou força, acusando Murray de ter "comportamento irresponsável"
Chernoff tentou confundir os jurados com a linguagem médica
Defesa deveria ter se aperfeiçoado em uso Demerol
Foi a guerra. A guerra das palavras como argumentos finais no julgamento de morte de Michael Jackson chegou ao fim. Ambos os lados lutaram muito, mas apenas um pode vencer. Então, como eles fizeram?
Promotor David Walgren falou primeiro pela acusação. Ele começou com um semblante duro , quando explicou por que o Dr. Conrad Murray deve ser considerado culpado. Ele parecia passional quando falou sobre o sofrimento de três crianças que perderam um pai. No entanto, ele ganhou força enquanto falava do comportamento imprudente de Murray. Era perceptível que Walgren colocou todos os seus esforços em provar o quão irresponsável Murray foi com a vida de Jackson.
Enquanto a acusação estava em silêncio, Ed Chernoff estava quente em seus saltos para apresentar a defesa. Chernoff começou com linguagem médica, numa tentativa de confundir os jurados e seguiu com uma teoria da conspiração. Nessa teoria, a equipe de defesa tentou conectar o Ministério Público às testemunhas de acusação Alberto Alvarez e Elissa Fleak em um esquema de fixar tudo em Murray, provando assim sua inocência. O problema é que, isso significaria que todas essas pessoas se reuniram para inventar uma história e realmente, quais são as chances de que?
Para mim, a defesa seria melhor se tivesse enaltecido o uso do Demerol em Jackson e a sua retirada que provocou sofrimento nele, no entanto Chernoff apenas brevemente falou sobre isso, deixando para os jurados decidir o destino de Murray.
Para terminar o dia, a acusação teve mais uma tentativa de convencer os jurados com a sua refutação. Desta vez, eles se concentraram mais em mostrar Murray como um homem que se importava mais com ele mesmo do que com a estrela pop.
Dito isto você nunca pode prever como um júri vai decidir. Tem havido muitos casos em que tudo está a favor da acusação e, em seguida, o júri absolve o réu. Um exemplo perfeito é o de Casey Anthony. Claramente, os jurados e o público tinham diferentes pontos de vista. Poderíamos ver uma repetição aqui?
No entanto, o júri decide, mas uma coisa é clara: a vítima aqui é Michael Jackson, o único homem que não pode se defender.
#########################################
Anthony McCartney,
Depois de seis semanas de escuta, os jurados terão a sua primeira chance de falar sobre o caso na sexta-feira.
As discussões a portas fechadas em uma sala do tribunal de Los Angeles pode levar à condenação ou à absolvição do Dr. Conrad Murray, a quem o júri tem ouvido sua descrição as vezes como um médico incompetente e oportunista e outras como um estranho ingênuo com acesso ao reino privado de Jackson.
"Eles querem que vocês condenem Dr. Murray pelas ações de Michael Jackson", disse Chernoff.
"Pobre Conrad Murray," o promotor David Walgren respondeu em seu discurso final aos jurados. "Michael Jackson está morto. E nós temos que ouvir sobre o pobre Conrad Murray e nenhum médico sabe o que é estar na pele dele."
Walgren observou que vários médicos que testemunharam - incluindo dois que foram chamados pelos advogados de Murray - disseram que nunca dariam a anestesia ao cantor em seu quarto.
Murray é o único responsável pela morte de Jackson, Walgren argumentou, dizendo que Murray tinha comprado mais de quatro litros de propofol para administrar a Jackson e tinha lhe dado doses à noite para ajudá-lo a dormir.
A culpa do cardiologista será decidida pelo júri, que ouviu 49 testemunhas e tem mais de 300 peças de evidência para considerar. Eles receberam longas instruções sobre como deliberar e interpretar o caso.
Se Murray for condenado, ele enfrentará uma pena que pode variar de liberdade condicional a até quatro anos de prisão, e perderia sua licença médica. A pena será decidida pelo juiz do Tribunal Superior Michael Pastor e não pelo júri, o juiz receberá contribuições de advogados de ambos os lados e oficiais de liberdade condicional, se necessário. A recente mudança na lei da Califórnia significa que Murray, poderia ficar encarcerado em qualquer prisão do condado, ao invés de uma prisão estadual. Se absolvido, Murray estaria livre da acusação criminal, mas provavelmente irá ser perseguido pelas autoridades médicas de licenciamento nos Estados da Califórnia, Texas e Nevada.
Para condenar Murray, os jurados terão de determinar que o cardiologista foi substancialmente responsável pela morte de Jackson.
Walgren reconheceu que alguns aspectos sobre os eventos no quarto do Rei do Pop que levaram à sua morte nunca serão conhecidos, apesar dos testemunhos científicos sobre o que provavelmente aconteceu, tanto de especialistas de Murray como da promotoria.
"A promotoria não poderá dizer o que exatamente aconteceu por trás daquelas portas fechadas", disse ele. "Michael Jackson poderia responder, mas ele está morto."
Associated Press (AP)
################################################
Como o juiz se comunica com os jurados?
Eles utilizam um sinal sonoro que funciona da seguinte forma:
- 1 sinal: os jurados estão presentes e deliberando;
- 2 sinais: pergunta ou pausa nas deliberações,
- 3 sinais: veredicto
Se o júri tem uma pergunta, o juiz, provavelmente, entra em contato com os advogados por telefone e resolve o problema na sala do júri, sem levar a questão ao tribunal.
Uma vez que o júri chegou a um veredicto, haverá uma espera de duas horas antes da decisão ser anunciada na sala do tribunal, dando tempo a todos para chegar lá.
Se o júri não chegar a uma decisão unânime hoje, podemos esperar que os jurados voltem somente na segunda-feira para continuar as deliberações.
#############################